Tempo de leitura: 8 minutos
Startups, incubadoras, empreendedorismo e inovação: essa é a mistura perfeita para a sua IES se destacar. Startups são negócios recém-estabelecidos, geralmente envolvendo inovação, que correm riscos e têm um potencial de crescimento rápido, e fundadas para trazer um novo produto ou serviço para o mercado.
As startups estão se tornando cada vez mais comuns nas Instituições de Ensino em todo o mundo, e geralmente são fundadas por estudantes, egressos e professores. O crescimento das startups nas Instituições de Ensino é impulsionado, em grande parte, pelo aumento do acesso a recursos e tecnologias para empreendedores iniciantes.
Existem várias razões para as Instituições se tornarem um local de crescimento para as startups. São ambientes ricos em recursos, como laboratórios de pesquisa e professores experientes, possuem departamento de pesquisa, e maior chance de obter recursos financeiros, seja de editais do governo ou de empresas privadas.
Em uma via de mão dupla, startups geram empregos, que naturalmente são ocupados pelos estudantes dos vários cursos existentes na Instituição de Ensino.
Nesse artigo, vamos te mostrar como funciona a interface entre startups e incubadoras de empresas, e como essa relação pode ser vantajosa para as empresas e para as instituições de ensino.
Startups na educação
A palavra edtech é usada para designar startups que criam soluções para o mercado, com o objetivo de ajudar alunos e professores no aprendizado. A palavra edtech surgiu da combinação dos termos “education” e “technology” (educação e tecnologia).
As edtechs trazem novas metodologias de ensino e aprendizado, plataformas online, recursos de inteligência artificial e outras tecnologias para aprimorar a experiência educacional. Além disso, são um importante apoio para a educação a distância. Abaixo temos alguns exemplos:
- App Prova: através de uma plataforma criada pela empresa, os alunos conseguem se preparar para avaliações, identificando os pontos fortes e o que deve ser reforçado para um bom resultado.
- Árvore de Livros: cria uma rede de leitores e incentiva a leitura, funcionando como uma espécie de serviço de streaming de livros.
- Br.ino: procura democratizar o ensino de robótica, tornando acessível esse conhecimento para os jovens do país.
- ClassApp: com esse aplicativo, é possível enviar mensagens individuais ou em grupos, marcar reuniões, enviar boletins e informativos com desempenho dos alunos, e ainda realizar o registro das atividades escolares em tempo real.
- Descomplica: prepara estudantes para o Enem, oferecendo cursos e ferramentas para apoio escolar em todos os níveis de atuação, além de hoje ser uma faculdade com cursos de bacharelado e pós-graduação.
- Eruga: atua na criação de treinamentos imersivos, que utilizam a realidade virtual e aumentada.
- Happy Code: oferece cursos com várias temáticas, envolvendo programação de computadores, robótica, desenvolvimento de jogos e produção e edição de vídeos.
- MasterTech: é focada na capacitação de tecnologia e outros temas relacionados à inovação.
- Quero Bolsa: oferece bolsas de estudo para o ensino superior.
- Redação Online: oferece a correção de redações dos estudantes.
Incubadora: menos risco para a startup
É muito importante aproximar as empresas das incubadoras, para que em conjunto criem produtos e serviços inovadores, incentivando a geração de emprego para os alunos da IES.
Além de um coworking e de uma estrutura física, muitas Instituições de Ensino começaram a oferecer cursos e programas de graduação em empreendedorismo e inovação, para incentivar os estudantes a criar produtos e serviços. Em alguns cursos de graduação, já foram criadas disciplinas de inovação, para incentivar os alunos durante o curso.
No entanto, existem muitos desafios no caminho. Para isso, as Instituições de Ensino oferecem programas de aceleração e incubação para startups.
Incubadoras e Startups: mais alunos para a sua IES
A Station F, que é um campus de startups localizado em Paris, na França, é considerada a maior incubadora de startups do mundo, fornecendo uma plataforma para empreendedores, startups e investidores realizarem networking, colaborarem e desenvolverem suas ideias.
A Station F oferece recursos como espaço de escritório, oportunidades de financiamento, mentoria e eventos de networking. Além disso, possui vários programas voltados à diversidade e inclusão, com iniciativas dedicadas a apoiar startups lideradas por minorias étnicas.
Ter um programa sólido de incubação e aceleração na sua IES atrai as melhores startups e, por consequência, alunos que já estão interessados em entrar para o mercado de trabalho – sendo por consequência mais aplicados.
Abaixo, estão algumas das vantagens que um bom programa de incubadora e aceleradora pode trazer para atrair alunos;
- Programas de estágio: as startups podem estabelecer parcerias com instituições de ensino médio, oferecendo programas de estágio para os alunos e despertando o interesse deles em fazer uma graduação. Ademais, os próprios estudantes do ensino superior podem estagiar nessas empresas.
- Hackathons: as startups podem organizar hackathons na incubadora da instituição, envolvendo desafios de programação e prototipagem relacionados à inovação. Isso atrai holofotes e marketing gratuito para a IES, exatamente com o público-alvo.
- Palestras e eventos: as startups sempre realizam palestras e eventos nas instituições de ensino médio e fundamental, para apresentar a incubadora e desenvolver eventos com alunos para a criação de ideias de negócios. Isso desperta o interesse deles pela inovação, e claro: pela instituição de ensino.
- Redes sociais: as startups podem utilizar as redes sociais e outras ferramentas de marketing digital para atrair alunos interessados em tecnologia, inovação e empreendedorismo.
Fonte de renda para a Instituição de Ensino
Além de aumentar o número de alunos, há formas mais diretas de lucro, para a IES, com o desenvolvimento de incubadoras e aceleradoras:
- Licenciamento de tecnologia: as Instituições de Ensino podem colaborar com as startups, através do departamento de pesquisa, para licenciar tecnologias, patentes e inovações, gerando royalties para as instituições de Ensino.
- Investimentos e participações: as instituições de Ensino podem investir nas startups, adquirindo uma parte em troca de recursos financeiros.
- Criação de fundos de investimento: as instituições de Ensino, junto com empresários da região, podem criar fundos de investimento para ajudar no desenvolvimento das startups.
- Programas de aceleração: instituições de Ensino podem criar programas de aceleração, oferecendo recursos e mentoria para ajudar as empresas a crescerem e se desenvolverem. Em troca, as IES recebem uma parte do lucro gerado pelas startups.
Como a incubadora pode ajudar uma startup?
Agora que você já sabe das vantagens, que tal falarmos sobre o que uma startup procura em uma incubadora e aceleradora?
As incubadoras têm o objetivo de incentivar a inovação e a transferência de tecnologia da Instituição para as empresas, ajudando a transformar ideias acadêmicas em produtos e serviços comerciais.
Ao oferecer suporte a empreendedores e empresas em estágio inicial, as incubadoras desempenham um papel importante no desenvolvimento econômico regional e nacional, além de gerar receita para as instituições:
Espaço e infraestrutura
Uma incubadora precisa oferecer espaços abertos ou fechados para os empreendedores. Na infraestrutura recursos como internet, sala de reuniões, eletricidade, entre outros.
Mentorias
Uma incubadora geralmente possui trilhas com mentores experientes para orientar a startup em questões de negócios, estratégia, marketing, finanças, entre outras áreas, que geralmente são professores da Instituição de Ensino para cada etapa do desenvolvimento da startup.
Recursos financeiros
Uma incubadora pode ajudar a startup a conseguir recursos financeiros através da submissão de projetos a editais do governo, apresentando as startups para aceleradores e procurando investidores anjos.
Networking
A incubadora deve possuir uma rede de contatos que pode ajudar a startup a se conectar com outros empreendedores, investidores e parceiros comerciais, promovendo encontros dentro da incubadora através da realização de um evento ou encontros periódicos para troca de experiências.
Gennera: liberdade para inovar
Você, gestor: ficou com vontade de investir em um programa de incubadoras, mas sente que não tem tempo? O Gennera Academic One existe exatamente para viabilizar a inovação!
Cuidamos de toda a parte burocrática e administrativa, reduzindo tarefas manuais e facilitando a tomada de decisão estratégica.
Nosso Sistema de Gestão Educacional foi eleito o melhor do ano de 2022, pelo Prêmio Top Educação, e já estamos em mais de 500 IE em todo o Brasil.
Que tal conhecer um pouco mais? Basta clicar no botão abaixo, e nossos consultores vão agendar uma demonstração sucinta e gratuita! Esperamos por você!