
Publicado em 13 de fevereiro, 2025
Como a Gennera elevou o nível da Gestão do Colégio Maria Regueira
O Colégio Maria Regueira, com 43 anos de história, enfrentava desafios operacionais com seu antigo sistema de Gestão Escolar. Com…
Ver maisPublicado em 23 de junho, 2022
Aliar liderança forte com paciência e gosto por ordem com inovação, tecnologia e pessoas… Essa é a vida do gestor escolar.
Uma carreira cheia de desafios, que para ser exercida em sua plenitude, precisa ser vivida por alguém que realmente ama a educação e suas nuances. – Por alguém que gosta de desafios.
O conhecimento em Pedagogia é importante, mas não suficiente.
E isso vale para educação infantil, fundamental, ensino médio ou universidade.
O trabalho do gestor escolar não é apenas se assentar em uma cadeira confortável, atrás de uma mesa repleta de papéis: mais do que definir regras, é preciso conhecer o porquê das regras, fazê-las serem cumpridas e claro: ouvir para flexibilizar, substituir ou aumentar a cobrança em cada ponto.
E além de lidar diretamente com os funcionários, o gestor escolar ainda tem uma interface próxima e inerentemente ligada aos alunos, pais e responsáveis, sobre quem também deve exercer gestão.
Com tanta dinamicidade, separamos os cinco maiores desafios do gestor escolar, e vamos dar dicas de como contornar as dificuldades e, de forma leve, alavancar os resultados da sua IE.
Gerir pessoas com graus de hierarquia e maturidade muito diferentes
A Gestão de Pessoas já é um desafio por si só, mas no caso do gestor escolar, isso ainda se torna mais desafiador.
Engana-se quem pensa que esse profissional precisa apenas direcionar a junta de professores: todos os colaboradores, desde o professor até o “rapaz da informática” e a “tia da cantina” estão sob liderança, direta ou indireta, do gestor escolar.
E como se os funcionários não bastassem, cabe a esse líder também gerir pais, responsáveis e alunos, sendo sempre acionado quando uma situação foge do controle, e precisando se manifestar para que não fujam com frequência.
Com tanta diversidade de liderados, o gestor escolar precisa ter jogo de cintura, mas não apenas isso: é imprescindível que esse profissional domine estratégias de comunicação e comportamento humano, para que suas ações sejam cirúrgicas e eficientes.
Manter a saúde financeira
A maior fonte de renda da maioria das instituições de ensino é o pagamento das mensalidades. – E essas mensalidades podem atrasar, ou mesmo não existir, quando existe evasão.
A gestão financeira de uma IE é complexa, uma vez que não se trata apenas de direcionar recursos: é preciso estar sempre pensando em ações que garantam a previsibilidade de caixa.
Além disso, as contas devem ser feitas já colocando a inadimplência na ponta do lápis: é por isso que a taxa de inadimplência deve ser conhecida, seja para ser administrada ou reduzida com ações diversas.
Para ajudar com essas questões, é ideal ter um parceiro que garanta previsibilidade, e claro: funções no ERP educacional que auxiliem com a minimização da inadimplência, ajudando alunos e responsáveis a ficar em dia com as mensalidades.
Atender às determinações legais e às suas mudanças
O Brasil possui um ministério dedicado apenas à Educação, o MEC. Há vários pontos positivos nisso, mas essa dedicação pode ser uma dor de cabeça para o gestor, visto o número de leis, portarias e recomendações.
Sem contar a enorme quantidade já existente, anualmente novos documentos com valor legal são emitidos, mudando às vezes toda a estrutura e organização da IE, obrigando a mudanças grandes e onerosas.
É importante que, assim que lançada uma nova obrigatoriedade, que a IE comece a se planejar para a adequação: feito de última hora, sempre será mais caro e mais traumático.
Duas das últimas mudanças foram a permissão do ensino híbrido e a criação do Novo Ensino Médio.
É importante também que o fornecedor do ERP educacional se comprometa a atualizações que envolvem requisitos legais, evitando surpresas quando a determinação se tornar obrigatória.
Planejar bem as atividades de diferentes setores
Os diferentes setores da instituição estão interligados e, consequentemente, ligados ao gestor escolar.
A melhor forma de conscientizar cada funcionário da importância das suas atribuições é mostrando a ele, de forma clara e através de indicadores, como sua atuação impacta no todo.
A forma mais simples e prática de extrair esses dados é através do sistema educacional que, quando possui um banco de dados 100% integrado, consegue gerar relatórios do cruzamento de dados entre setores diferentes e atividades diferentes, como por exemplo a frequência no segundo horário após a troca do fornecedor do restaurante.
Implantar novas tecnologias e garantir o uso
A implantação de tecnologias, especialmente em um conjunto de funcionários mais afins das ciências humanas, costuma sempre ser um desafio.
Seja porque não tiveram aulas suficientes do assunto durante a formação, por falta de prática ou desinteresse em aprender: sempre há resistência quando a atividade envolve computadores e tecnologia.
O segredo é que, quando uma solução é de fato boa, e resolve problemas reais e latentes, a resistência ao uso dura pouco tempo.
Nesse caso, o sucesso está principalmente em escolher bem.
A primeira dica é escolher um sistema simples e intuitivo, que tenha a clareza como premissa. Depois, é importante que o fornecedor ofereça treinamento, e que tenha um suporte que funciona. Também é interessante que o upload e download de arquivos seja rápido, a fim de melhorar a experiência.
Gerir uma instituição de ensino ultrapassa as competências profissionais: é preciso realmente amar o ofício.
O Gennera Academic One foi desenvolvido pensando no gestor, entendendo suas principais dificuldades e oferecendo solução.
Todas as dicas dadas acima, apesar de não termos citado diretamente, são possíveis com o Gennera Academic One. Algumas, como a geração de relatórios integrados, são diferenciais do mercado: somos os únicos a contar com backoffice SAP B1 nativo, o que garante integração completa, confiabilidade e rastreabilidade.
Somos também o único sistema do mercado com AVA nativo: tranquilidade, segurança e facilidade para o seu EAD ou para o ensino híbrido.
Somos, por fim, feitos para realizar o sonho de qualquer gestor escolar/acadêmico.
Converse com um dos nossos consultores e entenda as outras várias formas com as quais vamos encantar você.
Trabalhe Conosco?
Vagas abertas
Se você acredita na transformação da educação pela tecnologia, temos convite especial: que tal fazer parte de uma empresa que tem isso como missão?