
Publicado em 13 de fevereiro, 2025
Como a Gennera elevou o nível da Gestão do Colégio Maria Regueira
O Colégio Maria Regueira, com 43 anos de história, enfrentava desafios operacionais com seu antigo sistema de Gestão Escolar. Com…
Ver maisPublicado em 24 de abril, 2023
Startups, incubadoras, empreendedorismo e inovação: essa é a mistura perfeita para a sua IES se destacar. Startups são negócios recém-estabelecidos, geralmente envolvendo inovação, que correm riscos e têm um potencial de crescimento rápido, e fundadas para trazer um novo produto ou serviço para o mercado.
As startups estão se tornando cada vez mais comuns nas Instituições de Ensino em todo o mundo, e geralmente são fundadas por estudantes, egressos e professores. O crescimento das startups nas Instituições de Ensino é impulsionado, em grande parte, pelo aumento do acesso a recursos e tecnologias para empreendedores iniciantes.
Existem várias razões para as Instituições se tornarem um local de crescimento para as startups. São ambientes ricos em recursos, como laboratórios de pesquisa e professores experientes, possuem departamento de pesquisa, e maior chance de obter recursos financeiros, seja de editais do governo ou de empresas privadas.
Em uma via de mão dupla, startups geram empregos, que naturalmente são ocupados pelos estudantes dos vários cursos existentes na Instituição de Ensino.
Nesse artigo, vamos te mostrar como funciona a interface entre startups e incubadoras de empresas, e como essa relação pode ser vantajosa para as empresas e para as instituições de ensino.
A palavra edtech é usada para designar startups que criam soluções para o mercado, com o objetivo de ajudar alunos e professores no aprendizado. A palavra edtech surgiu da combinação dos termos “education” e “technology” (educação e tecnologia).
As edtechs trazem novas metodologias de ensino e aprendizado, plataformas online, recursos de inteligência artificial e outras tecnologias para aprimorar a experiência educacional. Além disso, são um importante apoio para a educação a distância. Abaixo temos alguns exemplos:
É muito importante aproximar as empresas das incubadoras, para que em conjunto criem produtos e serviços inovadores, incentivando a geração de emprego para os alunos da IES.
Além de um coworking e de uma estrutura física, muitas Instituições de Ensino começaram a oferecer cursos e programas de graduação em empreendedorismo e inovação, para incentivar os estudantes a criar produtos e serviços. Em alguns cursos de graduação, já foram criadas disciplinas de inovação, para incentivar os alunos durante o curso.
No entanto, existem muitos desafios no caminho. Para isso, as Instituições de Ensino oferecem programas de aceleração e incubação para startups.
A Station F, que é um campus de startups localizado em Paris, na França, é considerada a maior incubadora de startups do mundo, fornecendo uma plataforma para empreendedores, startups e investidores realizarem networking, colaborarem e desenvolverem suas ideias.
A Station F oferece recursos como espaço de escritório, oportunidades de financiamento, mentoria e eventos de networking. Além disso, possui vários programas voltados à diversidade e inclusão, com iniciativas dedicadas a apoiar startups lideradas por minorias étnicas.
Ter um programa sólido de incubação e aceleração na sua IES atrai as melhores startups e, por consequência, alunos que já estão interessados em entrar para o mercado de trabalho – sendo por consequência mais aplicados.
Abaixo, estão algumas das vantagens que um bom programa de incubadora e aceleradora pode trazer para atrair alunos;
Além de aumentar o número de alunos, há formas mais diretas de lucro, para a IES, com o desenvolvimento de incubadoras e aceleradoras:
Agora que você já sabe das vantagens, que tal falarmos sobre o que uma startup procura em uma incubadora e aceleradora?
As incubadoras têm o objetivo de incentivar a inovação e a transferência de tecnologia da Instituição para as empresas, ajudando a transformar ideias acadêmicas em produtos e serviços comerciais.
Ao oferecer suporte a empreendedores e empresas em estágio inicial, as incubadoras desempenham um papel importante no desenvolvimento econômico regional e nacional, além de gerar receita para as instituições:
Uma incubadora precisa oferecer espaços abertos ou fechados para os empreendedores. Na infraestrutura recursos como internet, sala de reuniões, eletricidade, entre outros.
Uma incubadora geralmente possui trilhas com mentores experientes para orientar a startup em questões de negócios, estratégia, marketing, finanças, entre outras áreas, que geralmente são professores da Instituição de Ensino para cada etapa do desenvolvimento da startup.
Uma incubadora pode ajudar a startup a conseguir recursos financeiros através da submissão de projetos a editais do governo, apresentando as startups para aceleradores e procurando investidores anjos.
A incubadora deve possuir uma rede de contatos que pode ajudar a startup a se conectar com outros empreendedores, investidores e parceiros comerciais, promovendo encontros dentro da incubadora através da realização de um evento ou encontros periódicos para troca de experiências.
Você, gestor: ficou com vontade de investir em um programa de incubadoras, mas sente que não tem tempo? O Gennera Academic One existe exatamente para viabilizar a inovação!
Cuidamos de toda a parte burocrática e administrativa, reduzindo tarefas manuais e facilitando a tomada de decisão estratégica.
Nosso Sistema de Gestão Educacional foi eleito o melhor do ano de 2022, pelo Prêmio Top Educação, e já estamos em mais de 500 IE em todo o Brasil.
Que tal conhecer um pouco mais? Basta clicar no botão abaixo, e nossos consultores vão agendar uma demonstração sucinta e gratuita! Esperamos por você!
Trabalhe Conosco?
Vagas abertas
Se você acredita na transformação da educação pela tecnologia, temos convite especial: que tal fazer parte de uma empresa que tem isso como missão?