Tempo de leitura: 3 minutos
A era da informação se faz cada vez mais presente nos relacionamentos humanos. Com o acesso rápido a uma quantidade gigantesca de dados, podemos conseguir a informação desejada com apenas um clique.
A gestão escolar como um todo foi bastante impactada pela implementação de tecnologias educacionais. Ainda neste âmbito, as soluções oferecidas pelo autoatendimento surgem como uma inteligente saída administrativa, já que otimiza os processos e também poupa recursos.
Por isso, nós preparamos uma lista contendo 4 soluções que o método pode oferecer aos pais e alunos. Confira logo abaixo!
1. Soluciona as principais as dúvidas
Em entrevista concedida ao portal “E-Commerce Brasil”, o especialista em atendimento ao cliente, Albert Deweik, ressalta a capacidade interpretativa de um bom sistema automático.
Um portal de autoatendimento facilita o acesso dos alunos e seus responsáveis a um conjunto de dados e operações relevantes, como:
- extrato de notas;
- frequência às aulas;
- consulta de faltas, calendário de provas e atividades;
- participação em pesquisas de opinião;
- atualização dos dados cadastrais,
- pesquisa, reserva e renovação na biblioteca escolar;
- acesso aos materiais didáticos disponibilizados online;
- caixa postal privada para se comunicar com os professores, outros alunos, diretores e secretaria;
- impressão de boletos e extrato financeiro;
- entre outros.
Dessa forma, é possível oferecer diversos serviços úteis sem que o aluno ou seus pais precisem se locomover até a secretaria.
2. Amplia e agiliza o atendimento
Conforme novas perguntas surgem, é viável incrementar as possibilidades de resposta. Ou seja, a gestão escolar acaba entrando em contato com dúvidas comuns das quais ainda não havia se dado conta. Com os insights, o serviço fica cada vez mais completo e personalizado.
A ampliação também supera a capacidade humana dos meios de contato mais tradicionais, como atendimento presencial, formulário, telefone e e-mail. Uma vez no ar, a lista de perguntas e respostas pode ser acessada pelos interessados a qualquer momento, de quaisquer dispositivos.
Por fim, é como disponibilizar uma solução permanente para as dúvidas dos pais e alunos, que é capaz de se renovar constantemente. Além, é claro, de ser uma saída condizente com as formas de comunicação contemporâneas.
3. Reduz os custos
Todo gestor já se deparou com um planejamento financeiro complexo, que demanda algumas adaptações por parte da instituição.
Nesse sentido, o autoatendimento também se traduz em vantagens, já que traz uma significativa redução de custos. Afinal, os outros canais possíveis são mais caros e geralmente causam acúmulo de funções para os funcionários.
Otimizando o processo e diminuindo uma carga desnecessária, a equipe escolar fica apta a resolver questões mais complicadas, que de fato demandam a atenção humana. Com mais tempo e a chance de focar no trabalho, os resultados tendem a apresentar um considerável ganho.
4. Gera maior satisfação
Segundo alguns dados apresentados por Deweik, constata-se que a procura pelo atendimento por meio do telefone está relacionada justamente ao fato da resposta não ter sido encontrada na web.
Com isso, pode-se concluir que a comunidade em torno da instituição ficará mais satisfeita caso encontre maior agilidade na prestação desse tipo de serviço. As dúvidas não só serão sanadas automaticamente, como também não haverá o desgaste de ter que procurar por uma outra via além daquela que já se tentou.
Uma administração escolar consciente deve se preocupar com a implementação do autoatendimento. Dessa forma, ela mantém todos a sua volta realizados e satisfeitos com a instituição de ensino.
Você gostou do texto e acha que ele pode ser útil para outras pessoas? Então compartilhe-o nas redes sociais!