Tempo de leitura: 6 minutos
Quando uma instituição de ensino oferece determinado número de vagas para os alunos, foi analisado quanto a instituição estaria disposta a investir em cada um e na estrutura da instituição. Caso haja alguma vaga ociosa — ou seja, uma cadeira que poderia ser ocupada por um aluno mas que fica vazia — parte do potencial da instituição de ensino é desperdiçada.
Por isso, é muito importante que a instituição educacional saiba como garantir que o seu potencial de ocupação — o quanto uma IE pode investir por aluno — seja plenamente utilizado para que não haja nenhum tipo de desperdício causado por vagas ociosas.
Para isso, é preciso investir no planejamento educacional para captação de alunos e assim garantir resultados positivos.
Sentiu curiosidade em saber de quais formas a sua instituição de ensino pode fugir das vagas ociosas? Continue a leitura e descubra!
Invista em diferenciais competitivos
Conforme mencionamos, se uma instituição não opera de acordo com a sua capacidade de ensino total, ela perde uma receita considerável. Por isso, é necessário investir em diferenciais competitivos para que não haja mais vagas ociosas e o seu negócio não se prejudique por isso.
Cada instituição opera da maneira que achar melhor e que esteja alinhada aos seus valores e missões. Dessa forma, ao longo do tempo e do caminho construído, ela pode alcançar alguns diferenciais que podem ser explorados pela instituição para atrair mais estudantes.
Com isso, quem se identificar com a proposta vai ter uma aproximação maior da instituição e querer conhecê-la melhor, por exemplo:
- O que a sua instituição tem de especial?
- Ela ficou bem posicionada no ranking de avaliações importantes como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)?
- Tem professores de excelência com currículos brilhantes?
- Os alunos foram aprovados em ótimas instituições e em cursos concorridos?
- A instituição tem um cuidado especial com a formação humana?
- A infraestrutura que a instituição oferece é de grande porte, garante a inclusão e o melhor aprendizado dos alunos?
É preciso investir nesses diferenciais que vão gerar interesse do público.
Divulgação
Como não adianta a sua instituição de ensino ter ótimos diferenciais se isso não for bastante propagado, a divulgação é a chave para o seu negócio, e é preciso saber como comunicar. Para ajudar você nisso existe o marketing educacional, que consiste em um conjunto de planejamento, pesquisas e monitoramento de marketing para conquistar e reter alunos.
Além disso, há também uma análise de qual momento é o ideal para iniciar as campanhas de matrículas, o que não pode deixar de ser incluído nelas e também o que não fazer, além de utilizar a técnica do funil de marketing.
De modo geral, existem algumas formas de divulgar sua instituição, como os meios de comunicação tradicional — TVs, rádios e jornais impressos —, além das redes sociais, que criam uma forma de compartilhar a identidade da instituição.
Matemarketing
No mercado da educação, o matemarketing vai precisar se basear em alguns cálculos e fórmulas para chegar ao valor monetário do estudante. Com esses dados, a IE calcula como trazer alunos matriculados por um valor abaixo do que o lucro permite.
Na prática, isso funciona após uma série de perguntas, como:
- a taxa de ocupação atual;
- meta de taxa de ocupação;
- ticket médio do aluno na instituição;
- seu tempo médio na instituição.
Treine colaboradores e tenha uma gestão capacitada
Quando a instituição tem uma boa gestão, os seus resultados são refletidos no aprendizado do aluno e na alta qualidade de ensino da IE. Por isso, oferecer uma educação com excelência deve ser o pontapé inicial, porém, ao longo do caminho, existem obstáculos que exigem uma boa gestão para não atrapalhar esse objetivo.
Professores
O princípio básico da instituição do ensino é a educação, e o professor é o principal responsável por isso — tanto é que as instituições mais bem avaliadas no Brasil têm a formação dos professores como um bom diferencial. Mas além de contribuir para boas notas e resultados acadêmicos, os professores contribuem para uma transformação social e geram impacto na vida do aluno.
Por isso, nada mais justo que investir no professor, afinal, o estudo para melhorar a formação não termina quando ele começa a dar aulas — esse é um processo contínuo para aperfeiçoamento das habilidades.
Então, primeiro é preciso uma remuneração justa, depois, investir em cursos e eventos para que os professores se atualizem sobre as novidades no mercado da educação. Claro que diante da sua importância, o profissional também precisa se sentir respeitado e valorizado dentro da IE.
Gestores
O gestor educacional não deve adotar a ideia de multitarefa com o objetivo de trazer mais qualidade e produtividade para a IE, pois isso sobrecarrega o ambiente de trabalho e não traz resultados positivos.
É preciso ter equilíbrio na rotina de trabalho, e algo que ajuda muito nisso é um processo interno de profissionalização para garantir resultados mais positivos ao longo do tempo.
De modo geral, uma gestão educacional eficiente precisa ter processos bem definidos para obter sucesso — que também precisa estar alinhado dentro da instituição, afinal, o sucesso é algo relativo.
Para ajudar você nessa definição, existem alguns indicados válidos, como:
- tempo dedicado pela equipe para realizar cada atividade diária — avalie se ele pode ser otimizado e como isso seria feito;
- faça uma comparação com anos anteriores;
- taxa de matrícula — aqui entra a questão das vagas ociosas e rematrículas.
Insira ferramentas tecnológicas
Você já deve ter percebido que uma gestão acadêmica, financeira e administrativa eficiente traz muitos benefícios para a IE, então é preciso que você invista nas ferramentas necessárias para desenvolver melhor esse aspecto.
A tecnologia deve fazer parte da vida educacional para otimizar a gestão e também o aprendizado dentro e fora da sala de aula. Isso vai desde aplicativos para tablets e smartphones, até softwares — que oferecem diversas ferramentas pedagógicas e para otimização de processos, por exemplo.
Quando a IE investe na tecnologia para melhorar a educação, ela sai de concepções de ensino e gerenciamento antiquadas e se alinha às mudanças provocadas pela evolução.
Isso se torna um diferencial da instituição e pode impactar inclusive na captação de mais alunos, afinal, os estudantes que hoje ocupam as cadeiras das salas de aula foram criados pela influência dos meios digitais, o que torna suas necessidades e expectativas diferentes daquelas dos alunos do século passado.
Portanto, as vagas ociosas podem custar caro para uma IE com alto potencial de ocupação, mas que por falhas no planejamento e na gestão educacional, não foram plenamente preenchidas. Use nossas informações de modo inteligente e não desperdice seus esforços!
Se você gostou deste texto, assine a nossa newsletter para receber as nossas atualizações em sua caixa de entrada!