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O foco da instituição de ensino é proporcionar um aprendizado de qualidade para seus alunos, focando no desenvolvimento de novas habilidades e competências. Um dos mecanismos para tal é o sistema de avaliação, que permite o acompanhamento do desempenho do aluno, determinando sua aprovação ou reprovação, e do professor.
Para que seja uma ferramenta eficiente e traga benefícios para a instituição, ele precisa ser processual e acompanhar o cotidiano do aluno para reconhecer suas facilidades e dificuldades em cada disciplina, além de possibilitar uma ampliação do trabalho do corpo docente, adequando-se às necessidades da turma.
É sobre isso que falaremos neste post, trazendo os principais fatores que você precisa considerar para definir um processo avaliativo de qualidade, que mantenha os alunos e professores motivados. Confira!
1. Participação dos alunos na sala de aula
Uma das primeiras dicas é observar a comunicação dos alunos em sala. Uma turma que não é muito participativa não se adequará muito bem a um sistema avaliativo que preconiza ações em grupos ou exposição em sala, e isso pode dificultar seu processo de aprendizagem.
Por outro lado, essa turma pode ter bons resultados em um processo avaliativo individual. Ainda, não é necessário focar somente nos testes e nas provas, existem outras ferramentas criativas que estimulam o conhecimento do aluno e evidenciam a qualidade do método de ensino do professor, como portfólios, questionários e atividades ampliadas.
2. Processo de aprendizagem do estudante
Outro ponto fundamental é considerar o processo de aprendizagem singular dos alunos. Ao reconhecer quais são os mecanismos que fortalecem a capacidade de aplicar o conhecimento em aula no dia a dia dos alunos, os professores conseguem orientar suas práticas e montar uma avaliação que corresponda à realidade da turma.
Com isso, os alunos percebem a importância da avaliação como um processo de síntese do conhecimento, além de serem estimulados a darem continuidade aos estudos. Também, os professores ampliam suas práticas, sentindo-se confiantes e apresentando melhores resultados para a instituição.
Além disso, os professores precisam estar atentos à quantidade de atividades propostas, já que a alta demanda pode ocasionar o atraso na liberação das notas e na aprendizagem do estudante e, por consequência, certa dificuldade para os pais ou responsáveis tomarem medidas corretivas caso o aluno estiver com baixo desempenho.
3. Habilidades dos alunos
Além da diferenciação da aprendizagem, cada aluno tem habilidades diferenciadas, e isso é algo que precisa ser levado em conta durante a definição do sistema de avaliação escolar.
O gestor precisa assumir uma figura questionadora, colocando em xeque quais são os conhecimentos adquiridos pelos alunos, em quais pontos eles têm mais dificuldade e o que a instituição pode desenvolver para garantir que as estratégias de ensino sejam eficientes.
Ao propor essas reflexões para o corpo docente, você oferece diferentes elementos que os professores podem usar em suas aulas, auxiliando no reconhecimento e na identificação das habilidades de cada aluno e, consequentemente, em diferentes métodos avaliativos.
Além disso, é possível estabelecer direcionamentos quanto às médias ideais para avaliar os alunos, a média e o percentual mínimo necessário para a aprovação e, também, as médias gerais ponderadas de cada disciplina.
4. Participação dos estudantes em atividades extracurriculares
Um dos objetivos das instituições de ensino é proporcionar a capacidade dos alunos de estabelecerem conexões da teoria com a prática, fazendo pontes entre o que é aprendido em sala de aula e o que acontece no dia a dia.
Pensando nisso, explorar as atividades extracurriculares feitas pelos alunos — como esportes, viagens e trabalhos voluntários — para a formulação de avaliações, motiva-os a fazerem conexões com mais facilidade, além de fortalecer o vínculo entre a escola e a família, reduzindo a evasão.
5. Metodologia de ensino e sistema inteligente de software
O sistema de avaliação de uma escola precisa apresentar uma metodologia clara de ensino alinhada a um sistema inteligente de software. Isso porque é por meio desse sistema que a instituição poderá calcular as médias automaticamente de acordo com o que foi definido em cada plano de aula, otimizando o tempo ao obter resultados concretos e seguros.
Ainda, é possível estabelecer conceitos atribuídos a valores numéricos, como a nota dez igual a excelente. Esse processo favorece o sistema de avaliação descritivo, que não utiliza a média aritmética durante as avaliações finais.
6. Escutar a opinião dos alunos
Uma avaliação de qualidade é capaz de identificar qual é o processo de aprendizagem de cada aluno e a funcionalidade do sistema didático da instituição. Nesse sentido, é preciso criar espaços para que os alunos possam opinar quanto ao sistema de ensino e o desempenho do professor. Isso não só aproxima a escola do estudante, como também fornece informações importantes para adequar o ensino à real necessidade dos alunos, potencializando as aprendizagens e evitando o fracasso escolar.
Lembre-se de manter um diálogo aberto e convidativo entre os professores e estudantes para ampliar as discussões sobre o sistema de avaliação. Com isso, você possibilita a aplicação de um método que beneficie toda a comunidade escolar.
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