Tempo de leitura: 3 minutos
Sabemos que o nível de conhecimento dos alunos pode ser bastante variado, seja pela formação educacional anterior, seja pelas dificuldades de aprendizado de cada um deles. Não é difícil encontrar professores reclamando da defasagem de habilidades básicas em relação à leitura e à escrita de alguns estudantes. Por isso é tão importante realizar o nivelamento dos alunos.
No ensino superior, por exemplo, a dificuldade dos alunos nas primeiras disciplinas pode ser um problema tão grave que muitos chegam a abandonar o curso. Além disso, no final da graduação, o que todo aluno quer é garantir um bom nível de absorção do que foi estudado.
Felizmente, existem alguns recursos que nos ajudam a lidar com discrepâncias: as ferramentas de educação a distância que permitem o nivelamento de alunos. Sentiu curiosidade para saber como isso é possível? Continue a leitura e descubra!
Como as ferramentas de EAD ajudam no nivelamento dos alunos?
Empregar a tecnologia na educação é fundamental para construir uma visão clara do desnível em que os alunos se encontram e, dessa forma, poder estruturar meios de levá-los a um resultado positivo. Veja, a seguir, as vantagens de contar com as ferramentas EAD nesse processo.
Agilizar o diagnóstico
Por meio de recursos a distância e automatizados, realizar o diagnóstico dos alunos ingressantes a fim de detectar o nível de conhecimento sobre determinado conteúdo em que se encontram torna-se uma tarefa muito mais ágil. Com base nessas informações, rapidamente obtém-se uma noção clara da turma para gerir métodos individualizados.
Ampliar o relacionamento
Ao identificar de forma mais clara quais são as maiores dificuldades do aluno e formular métodos individualizados para ampliar o conhecimento, a relação professor e aluno pode se tornar mais próxima. Afinal, com a ajuda da automatização, você melhora a forma de se comunicar com o aluno e aumenta seu engajamento, acesso à informação e interação. Tudo isso minimiza o desnível do ensino!
Escolher o melhor processo
É possível viabilizar diferentes trilhas de conhecimento de acordo com as necessidades de cada aluno, o que favorece seu processo de nivelamento. Afinal, cada um é único e certas abordagens podem ser mais apropriadas do que outras. Estabelecer essas trilhas de conhecimento personalizadas é um caminho mais inteligente que a tecnologia permite.
A partir dos recursos didáticos como os mencionados e de outros, é possível realizar testes diagnósticos que avaliarão informações importantes sobre a evolução da turma, o desempenho e o ritmo de cada aluno de forma mais clara, com a ajuda da automatização. Esse diagnóstico automatizado é ainda mais benéfico por viabilizar diferentes trilhas de conhecimentos, como citado acima, de acordo com o aluno e suas demandas.
E ainda, a tecnologia é importante para que os professores consigam meios de chamar a atenção dos estudantes mais dispersos e motivar ainda mais aqueles que têm facilidade para aprender. Então, os recursos digitais ajudam a reduzir certas dificuldades. Sem ferramentas EAD como as mencionadas, os professores poderiam ter mais trabalho para diagnosticar determinados problemas.
Ainda, testes de nivelamento podem ser feitos onde e quando o aluno quiser, dependendo do prazo máximo de entrega. Isso permite que o curso seja feito de acordo com o próprio ritmo do aluno. Ou seja, ele pode passar mais tempo em áreas que considera mais difíceis sem que o cronograma de uma aula presencial fique atrasado, por exemplo.
Tecnologia e conexão a favor do conhecimento
Os recursos digitais, como as ferramentas típicas do EAD, reduzem as dificuldades dos professores em realizar o nivelamento de alunos, ao mesmo tempo em que também ajudam a deixar esses estudantes mais engajados com o conteúdo. Esses recursos complementam e apoiam a atuacão dos professores e aprimoram a performance de alunos e da escola, otimizando o tempo de todos os envolvidos na aquisição do conhecimento e melhorando a qualidade da turma.
Gostou do texto? Então, aproveite a visita ao nosso blog e leia também sobre os 6 fatores a considerar para definir a média de avaliação!