Tempo de leitura: 4 minutos
Hoje em dia, é difícil imaginar a vida sem tecnologia. O que seria de nós sem smartphones, televisores de última geração, cinema em telas 3D ou uma cafeteira que só falta falar? As distâncias foram encurtadas e a sociedade aprende a cada dia a lidar com essa evolução.
Na escola, isso não é diferente. Ler, escrever e o relacionamento entre aluno e professor já não é mais como era antigamente. E que bom! As atividades interativas, com base em recursos tecnológicos, engajamento e criatividade motivam os alunos e são o primeiro passo para ampliar os horizontes quanto a novas formas de aprendizado.
Mas você sabe realmente o que são atividades interativas? Abaixo, explicamos o conceito e listamos 4 motivos para a adoção dessa modalidade na sua escola. Veja e aplique!
Em que consiste uma atividade interativa?
Novas tecnologias e metodologias passam a integrar a sala de aula como ferramentas interativas. São elas os agentes de novas maneiras de ler, escrever e realizar as atividades. Se antes o conteúdo era absorvido passivamente pelos alunos, hoje, esse aluno é um agente, dotado de ação para interferir de forma ativa no processo de ensino-aprendizagem.
Por que implantar essa interação?
O conteúdo não é mais transmitido de forma monótona e rotineira, mas sim de forma mais próxima do estudante e seu cotidiano. As disciplinas passam a fazer parte de um conjunto maior de informações e os professores oferecem uma gama infinita de possibilidades aos seus alunos.
Isso se dá por meio do uso de plataformas digitais gratuitas, de novas configurações além do quadro negro e das carteiras enfileiradas, assim como tarefas motivacionais. Mas, afinal, por que adotar essas práticas? Quais são seus benefícios no processo educacional? Veja a seguir:
1. Manter alunos motivados e focados no aprendizado
Fazer com que os alunos estejam mais estimulados dentro da sala de aula contribui para que o conteúdo seja absorvido mais facilmente. Aluno atento é aluno responsivo e, consequentemente, é um estudante com uma qualidade superior de aprendizado e comprometimento.
É importante destacar que, ao perceberem seus alunos motivados, os professores também se sentem mais à vontade para ampliar o leque de atividades. Aluno satisfeito produz mais, se engaja melhor e atende às expectativas do professor, que, uma vez correspondido, busca por novas formas de ensinar como consequência.
2. Proporcionar maior compreensão da matéria estudada
Oferecer aulas dinâmicas aos estudantes, e que motivam a participação e a interação faz com que eles lidem melhor com as dificuldades e tomem gosto pelas disciplinas, mesmo tendo menos afinidade com alguns conteúdos.
Uma dica valiosa é sempre tentar unir teoria e prática. Fazer atividades em torno do que foi discutido em teoria é a melhor forma de incorporar novos conceitos, conteúdos mais complexos e que exigem do aluno um entendimento maior.
3. Ajudar no desenvolvimento de novas habilidades
Uma das maiores vantagens das atividades interativas é a amplitude que elas permitem no sentido de introduzir novas habilidades ao espectro pedagógico. Aulas que propiciam ambientes mais dinâmicos, com a realização de projetos, júris simulados, passeios, visitas, teatros, saídas a campo (pesquisa de campo), aulas experimentais, games, entre outros só têm a acrescentar na vida do aluno.
É nessas horas que ele apreende questões que vão além de uma explanação tradicional, conseguindo explorar sentidos — a partir de gravações de voz, vídeo, quizzes, fotos e animações — e propor novos formatos.
4. Estabelecer rotinas mais interessantes
Atividades mais interativas fazem com que os alunos fiquem curiosos sobre os próximos passos do professor. Um exemplo disso é a dinâmica da sala de aula invertida. Ao contrário do que geralmente é feito, o professor passa a matéria antes de expor o conteúdo em sala.
O resultado é quase sempre positivo. O aluno estuda o tema em casa e, quando chega o momento da explanação do professor, ele já está conectado ao assunto, pronto para esclarecer dúvidas e também expor o que aprendeu. Sendo assim, a rotina de estudos fica mais interessante.
Com esses exemplos, é possível perceber como atividades interativas podem se transformar em grandes contribuições para uma aula moderna, dinâmica e eficiente, proporcionando um nível elevado de ensino.
Gostou deste post? Siga aprendendo e entenda como a gamificação ajuda na atenção dos alunos!