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O Ensino Superior Privado tem muito a ganhar com o uso do Mobile Learning (ou M-learning). Essa metodologia de aprendizagem utiliza dispositivos móveis – como smartphones, tablets e laptops – para entregar ao estudante o conteúdo do curso.
Assim, os alunos não precisam estar fisicamente presentes em uma sala de aula ou laboratório, permitindo o estudo autônomo e o aprendizado sob demanda. E, embora nem todos os alunos possuam computadores, a maioria tem acesso a dispositivos móveis, especialmente celulares.
O M-learning funciona de forma síncrona ou assíncrona, e ambas precisam de conexão com a internet, seja para participar de fóruns, enviar mensagens, postar tarefas ou realizar provas.
Para essa metodologia, o maior ponto de atenção é a criação do conteúdo: vídeos, arquivos e exercícios devem garantir alta adesão, dinamicidade e versatilidade.
Um formato acessível por dispositivos móveis, considerando as limitações do tamanho da tela, também é imprescindível.
É importante também disponibilizar esse conteúdo em uma plataforma de Mobile Learning, integrada ou nativa do Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA. Acompanhar o desenvolvimento dos alunos é fundamental para prevenir a evasão do curso.
O Módulo Sala de Aula, da Gennera, é um exemplo dessa ferramenta. O AVA é nativo ao sistema, tendo integração direta com o Módulo Acadêmico, e acessível pelo celular ou tablet através de aplicativo.
Como já foi dito, a escolha do material é um ponto de atenção. A seguir, apresentamos alguns materiais que os professores podem disponibilizar, em plataformas de Mobile Learning, para seus alunos.
Os professores podem produzir pequenos vídeos, adaptados para dispositivos móveis, sobre o conteúdo da disciplina. A disponibilização de conteúdos curtos é chamada de Microlearning, que visa dividir em unidades menores, com início, meio e fim, os temas complexos, melhorando a absorção.
Dividir uma aula tradicional em pequenos vídeos, com interatividade, e incluir perguntas durante a execução, ajuda a manter a atenção dos alunos, mesmo usando um celular, que oferece distrações diversas.
As ferramentas de avaliação devem garantir que se façam provas e trabalhos, fornecendo feedback final para a análise de acertos e erros. Esse feedback é fundamental para construir o conhecimento dos alunos.
Nos fóruns, os alunos podem interagir e debater assuntos propostos pelo professor, compartilhando seus conhecimentos e enriquecendo a discussão. Também podem trazer assuntos externos, relativos à disciplina, para criar uma nova discussão aplicada.
Os professores podem disponibilizar arquivos em diversos formatos para os alunos, incluindo textos, imagens, gráficos e tabelas.
Os e-books são uma ótima opção para a metodologia de ensino Mobile Learning, sendo mais interativos do que os livros impressos: permitem links para outros conteúdos, áudios e vídeos incorporados, além de a leitura ser feita em qualquer lugar.
A gamificação permite um aprendizado mais prazeroso e lúdico. No Mobile Learning, existem diversos aplicativos adaptados para dispositivos móveis, como Kahoot, Socrative e Nearpod, que deixam as aulas mais interativas e divertidas.
Com a gamificação, os alunos podem se envolver mais com as aulas por meio de técnicas de jogos. Os professores, por exemplo, podem criar desafios para os alunos, rankings de pontuação e gerar uma competição saudável.
Os alunos podem acessar o conteúdo de aprendizado a qualquer hora do dia, graças às tecnologias móveis. Dispositivos móveis permitem que os alunos acessem o conteúdo durante feriados, enquanto estão no transporte ou em uma fila de banco.
Não é necessário investir em vários laboratórios ou salas de treinamento, já que geralmente os alunos acessarão aulas pelos seus smartphones. Além disso, o aprendizado é flexível e não exige presença física, permitindo economia em alimentação e transporte.
Os alunos podem definir onde e quando irão estudar, graças aos vários recursos disponibilizados pela plataforma, no modelo de conteúdo sob demanda. Além disso, podem avançar no conteúdo no seu próprio ritmo, podendo rever o conteúdo das aulas várias vezes.
A metodologia de Mobile Learning permite que os alunos realizem trabalhos e projetos, independentemente da localização, através dos recursos de comunicação disponibilizados pela plataforma de ensino.
Os alunos podem personalizar sua forma de aprendizado, escolhendo os recursos que melhor os ajudem na construção do seu conhecimento. Alguns preferem ler matérias, outros preferem assistir a vídeos, e assim por diante.
Com o Mobile Learning, é possível aplicar a metodologia da Sala de Aula Invertida não apenas em instituições de ensino, mas também em empresas, no treinamento de colaboradores. Com dispositivos móveis, os funcionários aprendem de forma mais flexível e eficiente, de acordo com suas disponibilidades e ritmos de aprendizado.
As empresas podem adotar essa metodologia para capacitar seus colaboradores de maneira mais flexível e eficiente, aproveitando cursos prontos em diversas áreas, como recursos humanos, finanças, contabilidade. Também é possível solicitar a construção de conteúdo por fornecedores especializados.
A utilização de dispositivos móveis é especialmente útil para empresas com equipes em diferentes locais, permitindo que todos tenham acesso ao conteúdo simultaneamente.
Os relatórios gerados pelas plataformas de Mobile Learning permitem que as empresas acompanhem o desempenho de seus funcionários, identifiquem pontos de melhoria e verifiquem se estão absorvendo o conteúdo transmitido.
O aplicativo móvel – que proporciona o acesso por celulares e tablets – deve estar ligado a uma plataforma AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem).
Um ambiente virtual nativamente integrado possui vantagens significativas em relação a um ambiente virtual com integração não-nativa. Entre elas, destacam-se a economia de tempo, a redução de erros e a maior segurança de dados.
O Gennera Academic One oferece uma solução completa para instituições de ensino que desejam aprimorar suas atividades acadêmicas. Com uma série de benefícios, nosso ambiente virtual nativo apresenta integração única, eliminando a necessidade de alternar entre diferentes sistemas e reduzindo o tempo dedicado a tarefas administrativas.
Com login único, totalmente online e na nuvem, o sistema aproveita a rapidez proporcionada pelos servidores elásticos. Para a disponibilização de recursos como materiais em PDF e vídeos, o Gennera Academic One oferece uma solução simples e eficaz que atende às necessidades do projeto proposto no PPC.
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