Tempo de leitura: 3 minutos
O mercado EAD não para de crescer em todo o mundo, e no Brasil o cenário não é diferente. Com a ajuda da tecnologia tem sido possível conquistar diversos alunos. Para isso, basta seguir as tendências do mercado e oferecer um serviço educacional de qualidade. Aproveitar as diversas oportunidades que estão surgindo a todo momento é uma ótima forma de fazer parte da modalidade que cresce cerca de 21% por ano.
Quer compreender as principais características do mercado EAD e descobrir suas principais vantagens? Continue a leitura deste artigo até o fim e saiba por que vale a pena investir no ensino à distância. Confira!
O mercado EAD por aqui
O ensino à distância é perfeito para quem está sem tempo e com poucos recursos para investir. Por aqui esse mercado cresce, em média, 21% ao ano, com a oferta de cursos nas mais variadas durações e temáticas. Esta é uma das principais características dos cursos à distância: eles podem ter vários formatos.
O conteúdo é transmitido online, seja ao vivo ou por meio de videoaula. Essa flexibilidade é cada vez mais aproveitada. Pode ser em cursos individuais ou em grupo, em treinamentos, cursos preparatórios, livres, técnicos, profissionalizantes e, até mesmo, superiores.
Por que investir no mercado EAD
A demanda cada vez maior por profissionais formados e especializados faz com que o mercado EAD não pare de crescer. Diversas pessoas veem no ensino à distância a única maneira de ter acesso à educação de qualidade. A flexibilidade — de horário e conteúdo dos cursos — aliada ao bom preço formam o sucesso da educação à distância.
Veja, a seguir, alguns motivos para apostar nesse mercado.
Boa relação custo-benefício
Os cursos à distância são claramente mais baratos que os presenciais. Isso se deve ao fato de que, para quem produz o curso, os gastos também são menores. Uma videoaula, por exemplo, pode ser gravada em um ambiente pequeno e com uma equipe enxuta e vendida para centenas de alunos. A economia está no aluguel, na manutenção de ambientes e na contratação de profissionais.
Baixo investimento e rápido retorno
Um projeto de educação à distância pode ser iniciado com um investimento relativamente baixo. Como dissemos no item anterior, o mercado EAD exige pouca infraestrutura. O fundamental é a qualidade do serviço oferecido. O que você vai economizar com equipe pode, por exemplo, ser investido na contratação de um professor renomado na área.
Com profissionais reconhecidos, será ainda mais fácil comercializar os cursos e as aulas. Alunos de todo o Brasil ficarão interessados e, por ser à distância, qualquer um poderá participar. A formação das turmas acontece de maneira mais rápida que na educação convencional. Assim, o dinheiro investido retorna também mais rapidamente.
Menos alunos desistem
Um dos maiores problemas da educação brasileira é a alta taxa de evasão. Porém, no mercado EAD isso não acontece. A flexibilidade do ensino à distância faz com que os alunos se sintam encorajados a terminar os estudos. Outra vantagem do ensino à distância: pelo seu custo reduzido, a inadimplência também é menor em relação a um curso presencial.
O mercado EAD oferece diversas oportunidades. Investir na educação à distância pode ser exatamente o que sua instituição necessita neste momento. Além da redução de gastos, oferecer cursos online pode fazer com que sua marca atinja outro patamar de reconhecimento. Monte uma equipe de qualidade, estruture os cursos com atenção e escolha uma boa tecnologia para produzir seu conteúdo.
Quer receber outros conteúdos como este em primeira mão? Não deixe de assinar nossa newsletter. Você vai fazer parte de uma comunidade atualizada e que move a educação no nosso país.