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Quem pensa na gestão do ensino superior também precisa refletir a respeito da captação de alunos. Afinal, fazê-la com excelência requer um planejamento adequado e uma estratégia que possa evidenciar os diferenciais competitivos da instituição, mostrando-a como uma boa alternativa.
No entanto, como proceder nesse sentido? Quais práticas ajudam a evidenciar tais aspectos? Pensando nisso, preparamos este post com o intuito de auxiliá-lo. Continue a leitura até o fim para saber mais a respeito.
Monitorar o desempenho dos alunos
Implementar um monitoramento efetivo da aprendizagem dos discentes vai muito além de fazer uma boa gestão de dados, elaborar gráficos comparativos de notas e práticas afins. É preciso voltar toda a estrutura educacional do ensino superior para o desempenho dos estudantes, de modo que eles sejam o centro dos métodos aplicados.
Por isso, é fundamental explorar o potencial das tecnologias educacionais, corretamente, para que elas criem uma experiência e estimulem o aprendizado. Manter os professores motivados também é de grande importância, tendo em vista que eles também são responsáveis por garantir que as jornadas dentro da sala de aula sejam proveitosas ao extremo.
Ter uma proposta de formação clara
Quem almeja captar alunos deve deixar clara sua proposta de formação. Seus cursos são marcados por qual tipo de vivência? Qual é o perfil do corpo docente? Qual é a relação com as áreas de pesquisa e extensão? Como os egressos estão no mercado trabalho?
Responder a essas perguntas ajuda a modelar como a sua instituição se posiciona no sentido de pensar, estruturalmente, a formação que ela dará a cada aluno. Assim, fica mais fácil atingir o estudante que deseja se formar a partir desses diferenciais, porque o vê como importante em sua trajetória acadêmica e profissional. Isso não envolve só os princípios pedagógicos, mas também de infraestrutura, administração escolar e assim por diante.
Valorizar desafios profissionais práticos
Informações ricas e conteúdos completos são premissas básicas na estruturação de um bom curso superior. No entanto, sem estímulos para resolver desafios práticos relacionados à carreira, o estudante pode se sentir perdendo tempo ou distante de instruções que utilizaria na vida profissional.
Portanto, ainda pensando na captação de alunos, é mais do que interessante oferecer esse tipo de experiência, já que ela qualifica para o mercado de trabalho e dá uma perspectiva realista sobre variadas atividades profissionais. Palestras e workshops organizados com esse propósito são extremamente bem-vindos.
Estimular o aprendizado colaborativo
Um discente melhor preparado para agir colaborativamente tem maiores chances de obter melhores posições em sua profissão. Mais que isso, há um espaço para que ele evolua como cidadão, aprendendo a lidar com diferenças sociais e ideológicas a fim de ajudar seus pares na missão coletiva de aprender, ensinar e se qualificar.
Por isso, aposte em atividades que superem aulas expositivas, focadas na relação entre professor e aluno, e dê os meios para que os estudantes se vejam como parte de um todo, no qual há uma colaboração mútua.
Uma gestão da educação que segue essas dicas está apta a evidenciar seus diferenciais e, com isso, fazer uma captação eficiente. Por isso, automatize processos e viabilize recursos que tornem essas ideias passíveis de realização.
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