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Não podemos desconsiderar as mudanças tecnológicas e comportamentais que ocorreram em todos os espaços da sociedade. Por isso, as posturas do professor e do aluno precisaram ser repensadas. Diante dessas transformações, surgiu o Ensino Híbrido, também conhecido como blended learning.
Neste post, você conhecerá mais sobre essa tendência da educação, sua importância e algumas formas de aplicá-la em sua instituição de ensino.
O que é o Ensino Híbrido?
Esse modelo de ensino, considerado pelos estudiosos como o único jeito de transformar a educação, é uma forte tendência da educação atual. Ele mescla os principais elementos do ambiente de aprendizagem online com os do presencial, aproveitando o que cada um desses espaços tem de melhor.
De uma forma geral, esse modelo de ensino permite que em alguns momentos o aluno realize atividades presenciais na escola com os seus colegas e professores e, em outros, estude de forma individual, até mesmo em casa, utilizando uma plataforma especialmente desenvolvida para promover a aprendizagem efetiva. O Diarion é um exemplo de plataforma voltada para essa demanda educacional.
Quais são os modelos existentes de Ensino Híbrido?
O Ensino Híbrido propõe alguns modelos que podem ser aplicados pelos professores visando a melhora do desempenho dos alunos. Esses modelos são divididos em dois grupos: os sustentados e os disruptivos.
Os modelos “Rotação por Estações”, “Laboratório Rotacional”, “Sala de Aula Invertida” e “Rotação Individual” são considerados sustentados. Eles são os mais utilizados pelas instituições, porque agrupam as principais características da sala de aula presencial com as do ensino online.
Outra vantagem desses modelos é que sua implementação pode ser realizada pelo próprio professor, desde que ele inclua em seu planejamento a utilização de alguma plataforma de aprendizagem.
Já os modelos “Flex”, “A La Carte” e “Virtual Enriquecido” são considerados disruptivos por romperem muito com o sistema de ensino tradicional, não sendo tão simples aplicá-los à realidade brasileira.
É importante que o professor conheça as diversas possibilidades de utilizar o Ensino Híbrido, para que seja assertivo na escolha do modelo mais adequado para a atividade que deseja propor. Veja como aplicar o modelo Sala de Aula Invertida, um dos mais utilizado pelas instituições de ensino.
Como aplicar a Sala de Aula Invertida em sua instituição?
A Sala de Aula Invertida é o modelo em que os alunos estudam em casa o conteúdo indicado pelo professor e, em sala de aula, aprofundam o que foi estudado com a realização de atividades diversas. Veja como aplicá-la, em 3 passos:
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Capacite a equipe de sua instituição para lidar com tecnologias e construir conhecimento cooperativamente com os alunos. Se a equipe não entende a importância de inovar em educação e não percebe que isso é possível sem prejuízo da qualidade, qualquer projeto inovador pode não dar certo.
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O professor deve selecionar fontes virtuais (ou levantá-las em conjunto com os alunos) sobre o tema selecionado, para estudo fora do ambiente de sala de aula. O material será estudado pelo aluno de forma autônoma. O professor de Literatura pode, por exemplo, pedir aos alunos para acessarem em casa PDFs e vídeos sobre Gêneros Textuais disponibilizados na plataforma. Ele pode ainda criar uma discussão sobre o assunto no ambiente virtual
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O espaço da sala de aula se torna o ambiente de síntese, discussão e esclarecimento das dúvidas. Nesse passo, o professor terá mais tempo para desenvolver em sala outras atividades, sem precisar expor todo o conteúdo. Atuará de forma pontual, esclarecendo as dúvidas, apresentando informações extras e propondo atividades práticas.
Quais as vantagens da utilização do Ensino Híbrido?
Todos os modelos de Ensino Híbrido buscam desenvolver a autonomia do alunos que passam a ter mais liberdade para pesquisar os conteúdos e compartilhá-los com colegas e professores. Eles passam a ser agentes ativos na construção colaborativa do conhecimento.
Além disso, a personalização do ensino está muito presente nessa proposta. Durante a realização das tarefas, o professor consegue obter informações individualizadas sobre o desempenho dos alunos e propor atividades adequadas às suas necessidades.
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Gostei muito desta informação e, também como estamos para implementar este tipo de ensino na instituição onde trabalho gostaria de receber mais subsídios relativamente a esta nova perspectiva educacional.
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Muito bom!
Á Metodologia Ativa chegou para despertar no aprendiz o interesse pelo conhecimento. Finalmente está se propondo um aprendizagem centrada no indivíduo ecpara que isso aconteça, é preciso mudanças no projeto político pedagógico , na postura do facilitador da aprendizagem na utilização de um laboratório de informática como uma das principais ferramentas de aprendizagem e até mesmo no espaço físico da sala de aula , por isso, o conhecimento construído, onde o aluno é o principal protagonista de sua aprendizagem funcionará diante de um novo olhar .