Tempo de leitura: 3 minutos
Gerenciar uma instituição de ensino (IE) requer várias decisões cruciais para o bom andamento da organização. Há várias maneiras de aumentar – e se você acha que mudar é difícil e não confia ainda na tecnologia, este post pode mudar seus conceitos!
O planejamento é um fator fundamental, pois deve-se saber quais os objetivos que a instituição pretende alcançar. O sistema de gestão tem que ser bem elaborado, a fim de que as despesas sejam minimizadas.
Para que você entenda melhor, a seguir, acompanhe dicas de como aumentar a receita da IE. Confira!
1. Aumente a captação de alunos
Um dos principais segredos para uma escola ir bem é como ela faz para captar alunos. Existem estratégias para isso que se mostram eficazes. A primeira é conhecer o perfil de aluno que deseja. Realize pesquisas, identifique as principais redes sociais que eles utilizam, saiba como e para quem falar.
Invista em métodos interativos e que despertem o interesse dos alunos. Tenha um corpo docente que domina sua área, promova feiras acadêmicas, cursos para amplificar o cabedal de conhecimentos dos alunos e principalmente para deixar seu currículo qualificado.
Estabeleça um canal de comunicação com os alunos e que agregue conteúdo relevante.
2. Use estratégias de marketing
Com relação ao Marketing, a instituição deve enfatizar os diferenciais que possui, fortalecer a imagem e ficar a atenta aos 4 ps do composto de marketing. Informativos sobre cursos, palestras e eventos acadêmicos atraem pessoas para a IE.
Parcerias com empresas que disponibilizam estágios no mercado de trabalho também chamam a atenção dos alunos, pois facilitam o contato com essas agências e o encaminhamento para uma vaga.
A divulgação no portal da instituição sobre eventos para a comunidade, prêmios ganhos, palestras e conteúdos que despertem a atenção das pessoas para ingressar na IE também é uma estratégia eficaz.
3. Implemente um sistema de CRM para aumentar a receita
O CRM (Customer Relationship Management) vai muito além do que um simples software de gerenciamento. Ele é uma das principais ferramentas de gestão de relacionamento com os clientes, uma estratégia de negócios.
Existem quatro tipos que merecem ser considerados para um planejamento efetivo:
-
CRM Operacional: cuida da parte de criação e manutenção de canais de relacionamento com os clientes, no caso, os alunos;
-
CRM Analítico: relatórios, gráficos e cenários para avaliar o desempenho e as necessidades;
-
CRM Colaborativo: para observar o comportamento dos clientes, proporciona um feedback mais certeiro;
-
CRM Estratégico: visa analisar o mercado e constituir um planejamento para colocar em prática todas as ações.
Investir em um sistema de CRM pode trazer uma série de benefícios, como:
-
informações centralizadas em tempo real;
-
acesso a tudo o que precisa de seus alunos;
-
auxílio na fidelização dos clientes;
-
aumento da produtividade, pois não é necessário perder tempo organizando planilhas e consegue-se dedicar mais tempo aos matriculados.
4. Valorize a qualidade
A qualidade no atendimento é um fator essencial para o planejamento de gestão organizacional. Uma instituição de ensino que não prioriza a qualidade não conseguirá captar alunos, será ineficaz no marketing e perderá dinheiro investindo em CRM.
Um gestor de IE deve ter em mente que atender os alunos, pais e a comunidade como um todo de forma adequada e valorizando a pessoa são fatores preponderantes para o sucesso.
É preciso capacitar os profissionais, procurar otimizar o tempo médio de atendimento e integrar-se ao público. O cliente tem que ser notado como um parceiro. Sendo assim, a opinião dele vale e muito para o bom desenvolvimento do ensino e principalmente dos processos administrativos.
Outras questões que também devem ser mencionadas para aumentar a receita são políticas contra evasão escolar, processos seletivos qualificados, estratégias para diminuir a inadimplência e motivação dos profissionais que trabalham na escola.
Agora que está bem informado com essas dicas sobre como aumentar a receita de sua instituição de ensino, acompanhe nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Twitter, Google +, Youtube e LinkedIn.
Link permanente
Excelentes dicas. Isso é muito informativo!
Link permanente
Que bom que foi útil, Carlos. Obrigada pelo feed back!