Tempo de leitura: 3 minutos
Foi-se o tempo em que as boas e velhas planilhas resolviam tudo — gerir uma organização de ensino atualmente é um processo bastante complexo. Afinal, são vários pontos a serem considerados e documentados: números, dados e prazos. Contudo, existe uma maneira mais eficiente e estratégica de lidar com a gestão escolar.
Contar com um software permite otimizar o tempo de muitas atividades e ainda desenvolver um controle financeiro detalhado, com índices demonstrativos e processos automatizados. Aos poucos, a instituição passa a sofrer bem menos com determinados problemas e se torna mais ciente de como deve se portar a médio e longo prazo.
Listamos, logo abaixo, alguns tópicos para explicar melhor este assunto. Continue lendo o post para saber mais!
Reduz a taxa de inadimplência
A partir do uso de uma ferramenta tecnológica adequada às necessidades da IE, a tendência é que a inadimplência seja consideravelmente reduzida com o tempo.
Ao controlar os contratos dos alunos de forma mais automatizada, fica muito mais fácil saber sobre os prazos previamente determinados, bem como elaborar notificações e traçar planos para realizar as cobranças da maneira ideal.
Também será possível estabelecer descontos perante os adiantamentos ou multas, se necessário, de acordo com os atrasos. Ainda mais importante do que isso é a oportunidade de registrá-los e manter tudo devidamente documentado e denominado. Isso evita o surgimento de alguma confusão com relação a outras taxas relacionadas às mensalidades.
Possibilita a criação de um plano anual de controle financeiro
Um planejamento anual vem a calhar porque confere ao gestor uma visão macroscópica sobre tudo aquilo que gira em torno das finanças da escola.
Com um software de gestão escolar é viável controlar quais ações têm funcionado e detectar aquelas que não trazem um retorno minimamente satisfatório. Ademais, também é perfeitamente possível mapear tudo de acordo com filtros estratégicos, visualizando as situações de cada turma, turno ou curso.
Este tipo de ação é extremamente útil na prevenção das inadimplências e também de outros custos desnecessários. Aos poucos, o trato com a mensalidade fica melhor estruturado.
A obtenção de uma perspectiva que mapeie todo um ano se mostra eficiente também no que tange à sazonalidade, permitindo uma análise mais detalhada referente às épocas e meses, bem como aos acontecimentos recorrentes que podem ser notados em cada um deles.
Facilita a geração de acordos
Por meio de relatórios financeiros e contábeis ricos em informações e otimizados pela tecnologia, a renegociação e a geração de acordos também pode ser programada e controlada pelo sistema.
Ou seja, além de facilitar o cumprimento das obrigatoriedades, o software de gestão escolar ainda traz muitos ganhos na capacidade de adequação e adaptação conforme as necessidades especiais de cada aluno. Assim, até as exceções são exercidas com toda segurança e planejamento.
Por fim, é praticamente impossível pensar em um controle financeiro feito com excelência e precisão sem o apoio irrestrito de uma boa ferramenta de sistematização e otimização.
Quer entender melhor sobre como adotar estas medidas em sua instituição de ensino? Nós podemos ajudá-lo: entre em contato conosco.