Tempo de leitura: 3 minutos
O ensino adaptativo vem ganhando cada vez mais popularidade entre as instituições de ensino. Com o advento das novas tecnologias educacionais, ele teve sua implementação simplificada e está conquistando seu espaço nas preferências de docentes, alunos e coordenadores.
Levando isso em consideração, preparamos este texto a fim de mostrar algumas vantagens da modalidade e explicar como ela pode ser aplicada nas escolas. Leia até o fim para saber mais a respeito desse assunto tão relevante e atual.
As vantagens do ensino adaptativo
1. Otimiza o tempo
A relação que se desenvolve entre professor e aluno é pautada pelo período que eles têm juntos em sala de aula. Muitas vezes, a grande quantidade de conteúdo a ser desenvolvido e explicado acaba atrapalhando uma aproximação entre as partes ou a execução de atividades complementares e afins.
A aprendizagem adaptativa tem como objetivo identificar as facilidades e dificuldades de cada estudante, analisando como, quando e em quais disciplinas elas se manifestam. Isso evita que uma dúvida se torne um gargalo em meio à exposição de um tema, por exemplo. Assim, ocorre uma otimização do tempo, que pode ser benéfica por vários motivos.
2. Torna a aprendizagem mais ativa
O desinteresse é uma das grandes causas de evasão escolar e ele acontece por uma razão bem simples — o discente não consegue entender o porquê de estar aprendendo determinada matéria ou não gosta do método utilizado pelos professores.
O ensino adaptativo cumpre o importante papel de fazer do aluno um protagonista de seus próprios processos de aprendizado. Por meio dos recursos tecnológicos, a abordagem do conteúdo se torna ainda mais ativa, convidando o estudante à interação e estimulando-o a aprender.
3. Fornece liberdade
Sem a necessidade de conduzir a classe como único expoente do conhecimento, o professor ganha mais liberdade para ser um verdadeiro guia dos alunos. Além disso, na modalidade adaptativa de ensino, espera-se que ele conheça mais a fundo as necessidades de cada estudante, o que permite planejar as aulas de modo personalizado.
Essa liberdade também se estende aos alunos, que seguirão um roteiro de aprendizagem pensado de acordo com suas especificidades na hora de assimilar os conceitos. Por conta disso, é provável que eles se desenvolvam mais rapidamente nos estudos.
A aplicação do ensino adaptativo
A implantação deve ser devidamente planejada e cautelosamente aplicada. Um bom começo é recorrer às tecnologias de gestão de dados a fim de organizar corretamente as informações de cada aluno. O ideal seria fazer com que esse processo fosse escalável, pois isso permitiria uma personalização mais precisa.
Feito isso, seria necessário coletar os dados referentes aos estudantes. Simulados, exercícios e pesquisas são excelentes formas de fazê-lo. A partir dessa coleta, surge a possibilidade de criar roteiros de aulas e atividades voltados às demandas encontradas.
Enfim, aplicar o ensino adaptativo não é algo tão fácil, mas é perfeitamente viável com a utilização dos recursos tecnológicos certos. As vantagens que ele oferece fazem com que todo o esforço realizado seja em prol da comunidade acadêmica e, principalmente, da instituição.
Agora que você já sabe desses benefícios, aproveite para assinar nossa newsletter e receber outras novidades em seu e-mail!