Tempo de leitura: 3 minutos
O pagamento recorrente vem sendo muito usado pelas escolas, pois oferece uma série de benefícios. O método facilita a administração das cobranças e favorece a redução da inadimplência por parte dos responsáveis — um problema que tanto prejudica as instituições de ensino.
A praticidade e segurança permitem que as parcelas sejam pagas pelo cartão de crédito sem ocupar todo o limite. Por isso, até quem não tem um limite alto pode optar por essa forma de pagamento. Além disso, a renovação da cobrança de mensalidades pode ser feita automaticamente, otimizando a gestão escolar.
Pensando nisso, preparamos este artigo para você entender o que é e quais são os benefícios do pagamento recorrente para uma escola. Confira!
O que é pagamento recorrente?
Esse tipo de pagamento é feito no caso de um serviço contínuo, em que existe a cobrança de mensalidades. Isso significa que o contratante deve continuar pagando enquanto o serviço estiver sendo prestado.
Todos os detalhes acordados, como quanto tempo a relação vai durar, devem ser registrados no contrato. As matrículas e renovações também podem ser cobradas por esse método.
Como funciona?
O pagamento recorrente acontece em períodos predeterminados, sempre durante o uso de um serviço. A reincidência, no caso das escolas, é definida por períodos que podem ser mensais, trimestrais ou anuais, por exemplo. Os valores podem ser pagos automaticamente no boleto bancário ou no cartão de crédito.
Quais são os benefícios?
Existem muitas vantagens para quem adota esse tipo de pagamento. Veja a seguir 5 benefícios:
Menor risco de inadimplência
Como as faturas chegam sempre em dia, as chances de os pais pagarem sempre no prazo aumentam. Algumas plataformas de cobrança também fornecem avisos periódicos para alertar até os mais esquecidos. O pagamento por cartão de crédito, inclusive, é feito automaticamente.
Previsibilidade financeira
Esse processo garante que a escola saiba quanto vai receber em determinado período. Dessa forma, é fácil criar um planejamento financeiro e desenvolver estratégias para otimizar os recursos recebidos, além de poder investir em melhorias para a educação.
Automação
Como tudo é feito de forma automática, os esforços da equipe financeira são minimizados, permitindo que o setor possa se concentrar em outras incumbências. Além disso, esse processo reduz a possibilidade de erros durante as cobranças.
Agilidade e economia de tempo
A cobrança recorrente não só facilita a rotina do time financeiro, como também ajuda na economia de tempo, exatamente porque automatiza grande parte das tarefas. Com essa vantagem, a escola pode dedicar mais tempo a outras tarefas.
Redução de custos com terceirização
Uma das formas de evitar a inadimplência escolar é contratar uma equipe terceirizada para fazer as cobranças. Entretanto, como o pagamento recorrente tende a diminuir as dívidas, o investimento em terceirização vai se tornando menos necessário.
A diferença entre o pagamento recorrente e o parcelado é que o primeiro funciona como se fosse uma assinatura. Já o segundo funciona como o pagamento de uma taxa única, dividida em um certo número de parcelas. A grande desvantagem dessa última prática é que ela bloqueia o limite do cartão de crédito, tornando-se assim mais limitada e menos atraente.
Gostou do modelo de pagamento recorrente? Então, complemente a leitura e analise qual destas é a melhor forma de cobrança das mensalidades: cartão ou boleto.