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A parceria entre educação e tecnologia traz diversas oportunidades e benefícios para o convívio entre professor e aluno. A gestão administrativa da instituição deve ficar atenta a essas oportunidades, a fim de planejar a grade curricular da melhor forma e construir um processo acadêmico bem estruturado.
Uma das inovações que vêm surgindo com essa parceria é o ensino híbrido, que consiste em desvincular do professor o papel central dentro do processo de aprendizagem e dar uma autonomia maior ao estudante. Uma das variações existentes do ensino híbrido é a sala de aula invertida.
Você sabe do que ela se trata e quais são suas vantagens? É o que você vai descobrir no post de hoje:
O que é sala de aula invertida?
A ideia dessa metodologia é que os alunos estudem os conteúdos das aulas antecipadamente, por meio de um material digital fornecido pela instituição. Esse material pode ter uma diversidade de formatos, como vídeoaulas, textos, fóruns e outros recursos que trazem uma interatividade maior.
A sala de aula em si, então, seria mais um ambiente para tirar dúvidas do que para a exposição de conteúdos, e os professores teriam um tempo melhor para organizar atividades e projetos interdisciplinares, por exemplo.
Quais são os benefícios desse método?
A implantação desse tipo de ensino híbrido agrega bastante valor aos sistema de educação. Veja a seguir 4 benefícios que explicam isso:
1. Autonomia para os alunos
Como o foco são os estudantes, implantar esse modelo proporciona uma autonomia maior com relação aos temas que fossem abordados.
Os alunos podem fazer seu próprio cronograma de aulas e definir prioridades dentro daquilo que pretendem aprender. Além disso, têm um aprendizado mais ativo, uma vez que serão eles a fazerem seu próprio planejamento.
Nesse modelo, a função do professor é supervisionar o que os alunos estão pesquisando e orientá-los quanto aos caminhos que devem ser explorados.
2. Construção do conhecimento
Cabe à instituição proporcionar conteúdo e materiais que sirvam de base para as discussões em sala e o estudo individual do aluno. Porém, no modelo da sala de aula invertida, a tendência é que os alunos acumulem uma maior bagagem cultural e de aprendizado, além de questionarem mais sobre o conteúdo.
Isso é um reflexo da autonomia com que eles contam nesse formato. Afinal, uma vez que cabe a eles estudarem previamente o conteúdo e que eles têm diversas tecnologias à disposição, é normal que eles aprofundem suas pesquisas nos assuntos que mais o interessam. A construção desse conhecimento será primordial para realizar projetos e pesquisas acadêmicas.
3. Conexão entre os alunos
Outro ponto deste modelo é que as aulas tendem a ser mais participativas e menos expositivas. Além disso, as relações tanto entre alunos e professores quanto entre os próprios alunos acabam ficando mais próximas.
A ajuda entre os estudantes é algo mais comum na sala de aula invertida, e o compartilhamento de informações para solucionar uma possível questão ou projeto faz com que esse método dê tão certo.
Segundo uma pesquisa realizada na Universidade de British Columbia, com professores de Física que introduziram esse tipo de método, houve uma diminuição da evasão escolar e um aumento de 40% na participação dos alunos.
4. Melhor aproveitamento das aulas
Como o primeiro contato dos estudantes com o conteúdo acontece antes da aula, por meio dos recursos disponibilizados para o aprendizado, o tempo em sala é melhor aproveitado e otimizado.
Isso evita aquela sensação de sono e tédio que pode surgir em aulas expositivas longas demais, além de permitir ao professor explorar outras modalidades de aula. Promover fóruns e debates, por exemplo, é uma boa maneira de criar uma discussão acerca do assunto e um momento de interação entre todos.
Com maior participação dos alunos, torna-se possível identificar os maiores questionamentos e dificuldades que eles estão tendo, o que acaba fazendo a diferença nas provas finais.
É fundamental que os responsáveis pela administração escolar estejam inteirados sobre os métodos de educação mais recentes, a fim de identificar qual é mais vantajoso para os seus alunos. Por isso, agora que você já conhece melhor o ensino híbrido e o método da sala de aula invertida, assine nossa newsletter e conheça outros modelos!
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Caramba achei muito importante esse ensino híbrido, parece que é legal, será que é mesmo?
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Acreditamos e apostamos que seja uma tendência de melhorar o ensino: transcender as paredes de salas de aula e fazer do aprendizado uma construção coletiva e tecnológica.
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Parabéns pela excelente exposição da grande inovação metodológica com a Sala Invertida. O desenvolvimento de habilidades e competências e mais viável.
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Muito obrigado! Seu comentário nos ajuda a continuar produzindo um trabalho de excelência!
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Com certeza essa metodologia teria ganhos fantásticos para os alunos. Entretanto, é uma mudança cultural muito grande, tanto para os atuais estudantes brasileiros como para o MEC.
Acredito que deve ser trabalhada desde a infância e creio que ela tem (e já está tendo) espaço no ensino privado.