Tempo de leitura: 3 minutos
As tecnologias educacionais podem realmente melhorar o serviço das instituições de ensino. De um lado oferecem agilidade para os educadores e diminuição da ansiedade dos alunos e do outro mostram celeridade nas atividades escolares propiciando eficiência na gestão acadêmica.
Sua implantação geralmente é fluida, visto que a grande maioria docente e discente já está acostumada com recursos tecnológicos desse nível. Além disso, os usuários podem contribuir com sugestões e dicas para aperfeiçoarem as tarefas.
Por isso, se o seu desejo é implantar as tecnologias educacionais na instituição, mas ainda tem receio de seus resultados, acompanhe nosso post de hoje e vejas os principais serviços que elas podem oferecer.
Lançamento de trabalhos e notas
Normalmente os softwares educacionais trabalham com normalizações para distribuição de pontos ao longo do período letivo conforme recomendações do Ministério da Educação. Por isso, é obrigatório alimentar o sistema com informações sobre notas e provas.
Após o cadastramento inicial, os professores poderão inserir os resultados de avaliações e trabalhos interdisciplinares em qualquer momento do dia e assim diminuir a ansiedade dos alunos.
Acesso a informações dos alunos
Por meio dos softwares escolares é possível ter acesso às informações sobre os alunos tais como disciplinas pendentes, ocorrências acadêmicas, avaliação discente e outras que podem ser inseridas conforme a necessidade da instituição de ensino.
Além disso, é possível emitir relatórios e declarações tais como matrícula regularizada, nada consta, histórico escolar, disciplinas a cursar e tantas outros que não precisam de autenticação da escola.
Elaboração de mapa de horário
Um dos maiores desafios dos gestores escolares é organizar o horário de aula dos professores contratados. As tecnologias educacionais poderão facilitar muito esse trabalho no sentido de verificar e distribuir as disponibilidades de horário dos docentes.
Os professores deverão alimentar o sistema com a disponibilidade de horários e ao findar esse prazo, os gestores terão um mapa de horário mais completo. Será mais fácil visualizar os pontos de grande concentração de horários assim com os horários mais ociosos e negociar com os docentes essa situação.
Envio de mensagens diretas
A relação entre professor e aluno é considerada uma linha tênue que precisa ser trabalhada de forma objetiva e didática, porém sem sentimentalismos e com efetividade. Com tecnologia, os gestores e professores têm em mãos estratégias para facilitar o envio de mensagens para a turma inteira.
Adicionalmente, é possível inserir planos de aula, exercícios, textos complementares, esquemas de aula e outros documentos compatíveis com o sistema. Assim, o processo ensino-aprendizagem terá um componente tecnológico eficiente e inovador.
As tecnologias educacionais podem ser conceituadas como recursos que facilitam as atividades e comunicação entre professores e alunos. Os benefícios passam pela organização dos dados cadastrais dos alunos, lançamento de notas, emissão de documentos educacionais, dentre muitos outros, envolvendo ainda aspectos operacionais da gestão. Todas essas ferramentas tem como propósito otimizar o tempo, ampliar as metodologias de ensino e organizar a vida acadêmica e gerencial da IE.
E você, já implantou as tecnologias educacionais em sua instituição de ensino? Já compreendeu perfeitamente os recursos tecnológicos disponíveis? Quais foram são suas principais dúvidas e o que mais lhe agradou? Conte sua experiência e ajude a fomentar nossa discussão.
Link permanente