Tempo de leitura: 3 minutos
A tecnologia para o ensino a distância (EAD) já é uma realidade presente em diversas Instituições de Ensino ao redor do País. Isso porque as ferramentas oferecidas pelas plataformas de ensino a distância têm proporcionado diversas melhorias e possibilidades para gestores — que estão cada vez mais preocupados com a inovação no processo de aprendizado oferecido aos seus estudantes.
O EAD é valorizado por ampliar o acesso à educação, colaborando para a superação de diversas barreiras e, ainda, influenciando positivamente a experiência dos alunos. Você tem interesse pelo assunto? Então, continue a leitura e conheça as 5 principais aplicações de tecnologia para o EAD. Acompanhe!
Entenda a importância da tecnologia para o EAD
O ensino a distância está diretamente atrelado ao uso de tecnologias inovadoras, atingindo, com isso, a captação de um público cada vez mais diversificado. Os estudantes podem buscar informações por conta própria, o que influencia diretamente a criação de um senso de autonomia no processo de aprendizagem, combinado à troca de experiências entre toda a equipe da instituição, incluindo professores, tutores e gestores, que também é um aspecto importante que ocorre no EAD.
Os alunos ganham uma série de benefícios, como a comodidade de assistir às aulas de qualquer local e horário, realizar atividades de acordo com sua disponibilidade, esclarecer dúvidas e consultar materiais de apoio no momento em que precisarem etc. Basta apenas uma conexão com a internet e pronto! Você já tem acesso aos conteúdos de uma disciplina ou curso, e a diversos outros recursos característicos do EAD.
Conheça as principais tecnologias do ensino a distância
Para complementar ainda mais o seu conhecimento sobre tecnologia para o EAD, confira a seguir as 5 principais ferramentas atualmente disponíveis para professores nas plataformas de ensino a distância.
1. Videoaulas
Para apresentar os conteúdos na EAD, a gravação de aulas para transmissão online é um dos formatos preferidos. Ela possibilita ministrar uma aula e apresentar slides interativos, favorecendo a aprendizagem audiovisual, que é bastante similar à maneira presencial.
2. Palestras online
A disponibilização de palestras online e ao vivo propiciam às plataformas de EAD uma complementação interessante aos estudos. Elas podem tratar de diversos assuntos e contar com a participação de convidados com conhecimentos avançados dos temas, sendo um recurso que atrai a atenção e atinge, mais facilmente, um maior número de estudantes.
3. Microlearning
Esse método de ensino tem como objetivo dividir um conteúdo mais profundo em pequenas e concentradas partes, tendo diversos formatos de apresentação. Geralmente, os alunos aprendem em um curto espaço de tempo por meio de vídeos, animações, podcasts, infográficos, entre outros.
4. Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA)
Nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem, o público tem acesso às aulas e atividades referentes a cada assunto abordado no curso, sendo, portanto, a plataforma oficial de ensino. O AVA oferece uma variedade de formatos, como fóruns interativos, questionários, vídeos e áudios.
5. Biblioteca virtual
Como qualquer outra Instituição de Ensino, o EAD também possibilita o acesso a uma variedade de recursos bibliográficos, essenciais para a melhoria da experiência escolar. As bibliotecas virtuais, assim, servem como um acervo online de livros, revistas e artigos científicos que complementarão o conhecimento dos estudantes.
Os gestores educacionais devem estar atentos às novas tendências envolvendo a utilização da tecnologia para o EAD, a fim de oferecerem o que há de mais atual em questão de aprendizagem. Com isso, é possível propiciar um ensino a distância eficaz e dinâmico, contando com ferramentas interativas e que, certamente, trarão inúmeros benefícios para professores e alunos.
Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e conheça mais sobre o mercado EAD e por que está cada vez mais interessante investir na modalidade para a sua instituição. Até a próxima!
Link permanente
Muito bom artigo que direciona as pessoas interessadas de um modo claro e preciso! Não demorará muito tempo e haverá uma maravilhosa integração entre professores e alunos no que diz respeito ao ensino à distância , não só neste período de pandemia bem como em meses e anos futuros, sem ela entre nós!