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Não é segredo que a captação de alunos se configura como um dos maiores objetivos das instituições de ensino. Nesse sentido, é preciso também refletir sobre estratégias e análises voltadas à retenção de alunos, para que eles deem continuidade aos estudos na mesma instituição.
Sendo assim, elaboramos este texto com o intuito de explorar o tema e apresentar 3 práticas úteis. Continue a leitura até o fim para saber mais sobre o assunto.
1. Observe o comportamento dos alunos
Falar sobre “comportamento” pode parecer algo genérico à primeira vista. Afinal, do que se trata, precisamente, esse fator? Com o objetivo de melhorar a retenção, algumas questões como frequência e desempenho devem ser consideradas. Também é interessante prestar atenção na relação que existe entre professor e aluno.
Um aluno que falta muito, tem dificuldades de socialização ou já teve problemas com mais de um docente pode estar próximo da evasão. Dessa forma, é válido contar com um software de gestão educacional, por exemplo, para levantar dados concretos e propor um diálogo com o estudante e seus responsáveis a fim de identificar o problema.
Também é necessário saber como lidar com o bullying, tendo em vista que ele pode ser a causa de várias complicações, tanto em relação à aprendizagem quanto na satisfação com a própria escola.
2. Ofereça soluções para pendências financeiras
A inadimplência é um componente bastante associado à evasão, porque pode denotar um eventual desinteresse dos alunos que se encontram nessa situação. Além disso, os pais do aluno em questão também podem passar por problemas financeiros e encontrar dificuldades para quitar as mensalidades em dia.
Por isso, tenha em mãos o histórico de pagamentos e do desempenho acadêmico para propor soluções que facilitem a permanência na instituição. Negociar dívidas é uma prática muito eficiente para reter alunos e permite que o estudante interessado dê continuidade aos seus projetos.
Não se esqueça, ainda, de sempre revisar as quantias cobradas. Estabelecer uma boa política de preço para escola é uma atitude fundamental e, acima de tudo, preventiva.
3. Invista em comunicação
A comunicação escolar é a chave para o sucesso em diversos setores da instituição. Essa regra vale igualmente para a retenção de alunos. Ou seja, é importante oferecer variados canais de atendimento para resolver dúvidas e disponibilizar soluções de fácil acesso, que mostrem funcionalidades como:
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boletim;
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horário das aulas;
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material de aula;
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provas;
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boleto;
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caixa postal;
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rematrícula;
-
entre outras.
Mais do que facilitar a vida dos responsáveis, também é relevante manter a motivação dos alunos em alta. Isso pode ser feito por meio de pesquisas ou formulários capazes de mensurar a satisfação com o conteúdo de uma disciplina, com a infraestrutura da instituição, a didática utilizada pelos professores e assim por diante. Assim, há como providenciar as melhorias necessárias.
Essas práticas são essenciais para obter melhores resultados com a retenção de alunos, fazendo com que permaneçam na instituição. Adotá-las beneficia todos os lados da relação.
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