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Gestor, a informação que precisa ser passada na sua instituição está chegando a todos, com clareza e sem ruídos? A interação entre os colaboradores é um dos fatores que contribui para a qualidade da educação ofertada nas instituições de ensino. No entanto, gerir todos os processos envolvidos na comunicação interna nas escolas é um desafio.
Com tantos setores, os gestores precisam sempre estar atentos e preparados para investir em novas estratégias.
A comunicação interna nas IE é um dos recursos mais cruciais para o sucesso contínuo de um ambiente colegial, ela é uma ferramenta que ajuda a desenvolver relacionamento entre os membros da comunidade escolar.
Sem a comunicação interna, as escolas são incapazes de alcançar os seus objetivos comuns, contribuir para o desenvolvimento dos alunos, possibilitar a colaboração entre os professores e levar as escolas a novas alturas. Ela é essencial para ajudar a melhorar as atividades, envolver os alunos e promover participação e senso de comunidade.
Neste artigo, vamos explorar o uso de uma boa comunicação interna para melhorar os ambientes escolares.
Melhoria contínua e Comunicação Interna na Escola
Independente de serem oficiais ou não, as informações circulam entre os membros da comunidade escolar, e a partir disso a comunicação interna assume o papel de manter um ambiente integrado e com informações sendo passadas de forma adequada.
Em empreendimentos de diversos segmentos, investir na comunicação corporativa é o que mantém os membros motivados e prontos para atender às demandas do público.
E nas instituições de ensino não é diferente.
Dentro das escolas, a comunicação desempenha um papel crucial para garantir o bom funcionamento da instituição, a participação ativa dos alunos, pais, professores e funcionários, bem como a criação de uma comunidade educacional conectada.
A troca de informações é a principal característica da comunicação interna de uma instituição de ensino, afinal, essa é a maneira como todos os setores da IE interagem entre si para alinhar processos, reduzir burocracias e agilizar atividades.
Opiniões e experiências são importante ferramenta capaz de criar o senso de pertencimento e familiaridade entre os membros da IE, o que é essencial para a produtividade do dia a dia.
Quando há harmonia entre diferentes setores, e os colaboradores entendem qual é a sua contribuição para o crescimento e solidificação da IE, se tornam mais colaborativos e participativos, contribuindo para a melhoria contínua.
Benefícios diretos para a comunidade acadêmica
A importância da comunicação interna nas escolas vai muito além de construir um ambiente escolar saudável, que gere conexão entre seus membros e seja bem-sucedida.
Além disso, uma comunicação interna eficaz contribui para o crescimento acadêmico e pessoal dos alunos, bem como para o desenvolvimento contínuo dos professores e colaboradores:
- facilita a colaboração;
- fortalece o envolvimento dos pais;
- promove a segurança dos alunos e
- fortalece a cultura escolar
No momento que a comunicação interna é priorizada, todos os membros da comunidade educacional colhem os benefícios de uma escola mais forte e harmoniosa.
Objetivos da Comunicação Interna na IE
É essencial que as informações estejam disponíveis de forma clara, evitando qualquer tipo de gargalo ou retrabalho. Por isso, o principal objetivo da comunicação interna nas escolas é alinhar as informações entre os colaboradores e a instituição.
Uma comunicação eficaz fornece além informações e orientações oficiais, como troca de horários entre professores ou cancelamento de uma aula.
É importante que todos tenham acesso igualitário a essas informações. Quando a comunicação está bem estabelecida, beneficia todos os membros da comunidade escolar e fortalece a identidade da instituição, criando um ambiente saudável, onde existe clareza e simplicidade.
Estratégias para melhorar a comunicação nas escolas
Nesse sentido existem algumas estratégias que podem ser implementadas para melhorar a comunicação interna na escola.
É possível adotar uma série de medidas para aperfeiçoar as estratégias de comunicação nas instituições de ensino. No entanto, o primeiro aspecto a ser considerado é a divisão da comunicação em dois aspectos:
- Comunicação vertical, que envolve os funcionários de diferentes níveis hierárquicos, e a
- Comunicação horizontal, que se refere ao diálogo entre colaboradores que ocupam a mesma posição hierárquica.
A partir destas duas perspectivas fica mais fácil ver como as melhores estratégias podem ser aplicadas. Isso é possível através da implementação de 05 ações:
1) Use ferramentas de comunicação
Através de canais de comunicação, como calendários acadêmicos, regras e regulamentos, políticas internas e procedimentos operacionais, os gestores facilitam a transmissão de informações. Isso permite uma comunicação ágil, evita problemas de comunicação, ruídos e mal-entendidos.
E-mail, mensagens de texto, grupos no whatsapp ou telegram, podem ser usados, e são ótimas ferramentas para manter todos os membros da escola informados, à medida que as informações são compartilhadas rapidamente.
Todavia, pulverizar demais os canais de comunicação, no entanto, pode ser um problema: para ter mais resultados em seus processos é preciso definir quais serão os meios oficiais.
2) Torne a comunicação transparente
Isso envolve transmitir claramente os objetivos, metas e decisões da escola para todos os membros da equipe. Ao cultivar uma cultura de comunicação transparente, os gestores demonstram seu compromisso em informar e envolver os colaboradores, criando confiança e fomentando a cooperação, abrindo assim espaço para decisões conjuntas.
3) Crie um cronograma
A regularidade na produção de informações é fundamental para manter os membros da escola alinhados e engajados.
Criar um cronograma de comunicação ajuda a estabelecer um ritmo consistente de divulgação de informações relevantes, garantindo que todos estejam cientes dos prazos, compromissos e eventos importantes, e mantendo o foco nos resultados desejados.
4) Desenvolva uma cultura de diálogo
Os gestores devem estar abertos ao diálogo, ser receptivos às opiniões dos outros e encorajar o debate de ideias e soluções.
O diálogo deve fluir em todas as direções: de colega para colega, de gestor para colaborador e de colaborador para gestor, essa abertura ao diálogo permite verificar se as mensagens da comunicação interna estão sendo recebidas e compreendidas por todos.
5) Use a tecnologia a favor da comunicação
A tecnologia é uma poderosa aliada para melhorar a comunicação interna nas escolas. Por isso, investir em um sistema de gestão educacional facilita a troca de informações entre os setores e otimiza tarefas burocráticas.
No Gennera Academic One, por exemplo, os professores têm acesso ao AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) nativo do sistema. Por lá, é possível organizar o dia a dia, como inserir a frequência dos alunos, notas, o desempenho na sala de aula e programar conteúdos.
Dessa forma, o docente tem acesso fácil aos dados dos alunos para fornecer feedbacks para os gestores, alunos, pais e responsáveis.
Além do Módulo Sala de Aula – nosso AVA nativo – o Gennera Academic One é capaz de gerar relatórios completos e fáceis de interpretar, de todos os módulos e de todos os setores.
Todas as informações estão em um só lugar: acessíveis e atualizadas automaticamente, em tempo real!
Se você, gestor, entende a importância da comunicação interna na sua escola, te convidamos para conversar com os nossos consultores, para juntos chegarmos às melhores soluções para a sua instituição.
Garanta que todos os membros da escola estejam cientes dos objetivos e trabalhem juntos para alcançá-los. Entre em contato com nossos consultores, e descubra de quantas formas diferentes podemos ajudar você.