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O aumento de matrículas é um dos mais importantes objetivos da instituição de ensino. No entanto, uma dúvida frequente é: como fazer isso de maneira eficaz e acertada? Por meio de um processo seletivo que seja bem executado e que consiga não só atrair mais candidatos, mas também encaminhá-los para que efetuem as matrículas.
Para isso, é necessária a organização do processo. Neste artigo, mostraremos como organizar a seleção tem impacto no número de alunos matriculados, a importância dela, além de trazer algumas dicas para potencializar essa tarefa. Confira!
A importância da captação de alunos e o papel dos processos seletivos nesse contexto
Assim como uma empresa precisa de clientes para comprar seus produtos, uma instituição de ensino necessita de alunos. Consequentemente, isso faz com que o processo de captação de alunos seja imprescindível, afinal, são eles que manterão a demanda das atividades educacionais.
Na captação é necessário que a instituição foque em elementos atrativos que criem no indivíduo a necessidade de ação. É então que entram os processos seletivos. Eles precisam ser o menos traumáticos e mais acessíveis possível para os candidatos, o que faz com que a instituição tenha que oferecer alternativas, como o vestibular agendado, tradicional, ENEM e outros.
A ideia é que o candidato tenha facilidade para escolher a alternativa que melhor se encaixa nas suas necessidades, optando pela sua instituição e não por outra. Ou seja, tenha opções que o deixem confortável com a sua escolha!
Dicas para elaborar o processo seletivo em instituição de ensino
Agora que você tem uma ideia da importância do processo seletivo, destacaremos algumas dicas que o ajudarão a elaborar uma seleção de qualidade, beneficiando tanto a instituição de ensino quanto os potenciais alunos.
Estude o seu público-alvo
O primeiro passo para um processo seletivo de qualidade é conhecer o público-alvo. Isso inclui saber a faixa etária dele, local em que mora, seus interesses, classe social etc. Essas informações serão fundamentais na hora de direcionar os seus esforços de marketing, escolher os canais mais eficazes para abordá-lo, a linguagem a ser utilizada e também os atrativos a serem oferecidos para captá-lo.
Uma forma de realizar a tarefa é pesquisando junto aos alunos da instituição as características que apontamos no início do tópico. Eles o ajudarão a entender o público que escolhe a instituição.
Invista em ações de marketing digital
O marketing digital tem um alcance muito maior do que as alternativas tradicionais. Por isso, aposte em ações nas redes sociais, mas invista também em marketing de conteúdo, anúncios patrocinados e outros. Tudo isso ajudará a fortalecer a marca da instituição e aumentar o alcance, impactando diretamente no número de inscritos no processo seletivo.
Atenda de forma personalizada
Manter mensagens automáticas ou demorar a responder solicitações podem dificultar a captação de alunos. Por isso, busque atender os candidatos de maneira personalizada, preparando a sua equipe para isso. Esteja munido de informações que possam interessar ao candidato e busque sempre responder às solicitações. Isso mostrará ao potencial estudante a preocupação em relação às suas necessidades.
Trabalhe um processo dinâmico
Ofereça no site da sua instituição testes vocacionais, simulados e a possibilidade de admissão online. Isso facilita a dinâmica de inscrições e deixa o processo mais fluido tanto para a instituição quanto para o candidato.
Tenha uma ferramenta de captação
Reunir dados de maneira manual é contraprodutivo, logo, conte com uma ferramenta de captação online que permita automatizar as inscrições e também os disparos de e-mail marketing, por exemplo. Registre desde dados de contato até informações sobre o processo seletivo do candidato. Lembre-se de que isso colaborará com a obtenção de insights para ações futuras.
Utilizar canais eficientes de comunicação, ter uma proposta educacional de qualidade e inovadora, envolver a comunidade escolar, trabalhar a divulgação são caminhos consistentes para realizar o processo seletivo em instituição de ensino. A participação e promoção de eventos escolares e campanhas em redes sociais ajudarão nessa captação.
E então, gostou do nosso artigo sobre processo seletivo em instituição de ensino? Quer saber mais sobre a captação de alunos? Baixe o nosso e-book “Processos Seletivos: Como organizar para aumentar as matrículas” e impulsione o crescimento da sua instituição de ensino!
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Ótimas dicas! É cada vez mais importante buscar meios de otimizar o processo de captação de alunos. Somente assim é possível conseguir atrair mais alunos e, com isso, aumentar o número de matrículas gerando excelentes resultados para o seu negócio. Saiba como fazer isso por meio do Marketing Educacional em: https://rubeus.com.br/blog/dicas-marketing-educacional/