Tempo de leitura: 4 minutos
Assim como as empresas sofrem com a saída de clientes, as instituições de ensino também passam por uma situação similar com o cancelamento de matrícula escolar. Existem várias causas para a evasão, desde insatisfação com a metodologia pedagógica até a questão financeira.
Portanto, cabe as escolas conhecerem as causas, a fim de determinar um plano de ação que ajude a evitar cancelamento das matrículas. Neste artigo, apresentaremos algumas dicas que podem ajudá-lo no processo de ter uma taxa de retenção de estudantes mais elevada. Confira!
As principais causas da evasão escolar
Em tempos de crise econômica, muitos pais e responsáveis têm dificuldades em arcar com os custos de uma escola. Consequentemente, é nessa mesma época que o número de cancelamentos de matrícula também aumenta.
Tal problema é cada vez mais frequente e atinge grande parte das escolas. O principal afetado é o planejamento financeiro, ou seja, há uma maior dificuldade de investimentos, honrar pagamentos e manter um funcionamento de alta qualidade.
Dicas para evitar o cancelamento de matrícula escolar
Mas, afinal, como evitar que os cancelamentos continuem acontecendo? A seguir, você descobrirá como algumas estratégias podem impactar nesse índice, reduzindo-o.
Tenha opções de renegociação de dívidas
As dificuldades financeiras dos pais e responsáveis podem acarretar cancelamento de matrícula e ainda expõem a escola a outro problema: receber os valores devidos. Por isso, é muito importante é ter opções para a renegociação de dívidas.
Procure conhecer os motivos de inadimplência e encontre um meio de obter os pagamentos. Por exemplo, a pessoa pode solicitar um parcelamento do pagamento. Então, garanta que isso seja feito de forma justa, procure manter os juros mais baixos a fim de receber os valores, mas também ofereça diferentes meios de pagamento, como cartão de crédito. Caso contrário, a dívida ficará ativa por mais tempo, o que é um prejuízo, certo?
Ofereça um ambiente físico e/ou virtual para o desenvolvimento escolar
Nem sempre a causa do cancelamento de matrícula está atrelada ao aspecto financeiro; às vezes é fruto da insatisfação com o ensino. Como forma de combater isso, a escola deve por exemplo oferecer um ambiente, seja ele físico ou virtual, que permita o desenvolvimento do aluno da melhor forma. É um caminho para valorizar a IE e manter sua atratividade.
Se a instituição se preocupa com isso, as chances de o aluno ser retido são bem maiores. Pense na questão de quem paga pelo serviço: a pessoa deseja o melhor. Portanto, assim como em uma empresa, a escola precisa focar também na experiência do cliente, no caso, do aluno.
Realize pesquisas de satisfação
Outra dica para minimizar a evasão é realizar pesquisas de satisfação com frequência. Pergunte aos pais e responsáveis, mas também aos alunos, se as expectativas em relação à escola estão sendo atingidas. Além do mais, conheça os seus pontos fortes e fracos.
A partir disso, elabore um plano de ação que esteja alinhado às questões deficientes apontadas nas pesquisas. Esse deve ser o primeiro aspecto trabalhado e servirá para oferecer um serviço melhor aos alunos, refletindo assim na sua permanência na instituição.
Envolva a comunidade escolar e ofereça serviços adicionais
Uma das coisas mais importantes hoje é envolver os alunos e a comunidade acadêmica. Tanto os educadores quanto os educandos precisam ter uma boa relação, só assim o ensino poderá ser melhor aproveitado. Além disso, é preciso cada vez mais ir além do básico.
As escolas que se diferenciam no mercado são aquelas que oferecem serviços adicionais, como formação em línguas, esportes, incentivam o ingresso no mercado ou ensinam a empreender, entre outros. Quanto mais personalizadas as ações, melhor será o aprendizado. Assim, busque orientar os movimentos de acordo com as suas necessidades e dos alunos.
Desenvolva ações de incentivo e suporte aos alunos
Falando em ações adicionais crie programas de incentivo à educação e implementação de ações de suporte aos alunos, por exemplo, para que ajudá-los a ingressar no mercado de trabalho. Pense em uma atuação não só de treinamento técnico, mas também de parceria com empresas para ajudar nessa colocação.
Outro ponto a ser trabalhado é a orientação para apoio a alunos que têm dificuldades de aprendizado. Podem ser oferecidos reforço escolar, material extra para a consulta e monitoria com os próprios professores.
O cancelamento de matrícula escolar é algo que faz parte da realidade de várias instituições de ensino. Como mostramos, não é só a questão financeira que impacta a ação, mas também os serviços que a escola oferece e seu interesse em alinhar-se às expectativas de pais e alunos. Portanto, é imprescindível estar atento às necessidades do mercado para evitar a evasão.
E então, gostou do nosso artigo? Continue aprendendo sobre gestão escolar, assine a nossa newsletter e receba conteúdos como este no seu e-mail!