Tempo de leitura: 3 minutos
Infelizmente, os erros na gestão escolar podem causar a falência em uma instituição de ensino. Afinal, uma queda progressiva nas matrículas e o aumento na taxa de evasão, por exemplo, podem se tornar problemas administrativos sérios e incontornáveis.
Por isso, é fundamental tomar algumas medidas preventivas a fim de evitar que isso aconteça. Levando isso em consideração, preparamos este artigo para mostrar como esses equívocos podem ser prejudiciais. Leia o texto até o fim para saber mais a respeito do tema.
Qual é a importância de uma gestão escolar bem organizada para evitar erros?
Há muitas décadas, as escolas funcionavam de acordo com regras rígidas, estabelecidas geralmente por algumas pessoas e sem nenhuma participação da comunidade. Atualmente, esse panorama mudou e isso é um ótimo sinal. Porém, o que isso significa em termos de gestão?
Otimizar processos, definir uma organização sistêmica e conciliar os diferentes setores (administrativo, pedagógico, financeiro etc.) de uma instituição são demandas que refletem a participação de um maior número de pessoas nas tomadas de decisão.
Isto é: uma gestão bem organizada parte desse princípio, pois consegue fazer com que todas essas necessidades sejam supridas de maneira harmônica, sem prejudicar o andamento das atividades letivas e, ao mesmo tempo, solucionando eventuais complicações relativas ao cotidiano escolar. Assim, é possível contornar problemas acadêmicos e estruturais ligados às finanças e afins.
Quais são os principais erros na gestão escolar?
Não ter um planejamento bem definido
Esse erro se aplica ao planejamento financeiro e a outras formas de organização institucional. Um cronograma bem definido de práticas e ações ajuda a evitar que a instituição atrase algum pagamento ou não fique em dia com determinada obrigação. Esse tipo de equívoco pode ser facilmente evitado com um calendário devidamente planejado.
Não valorizar os colaboradores
Ter professores motivados é de suma importância para manter a qualidade do ensino e, com isso, aumentar a taxa de retenção de alunos. A valorização também vale para os outros colaboradores, já que eles também são importantes no desenvolvimento de um ambiente agradável, que seja convidativo ao aprendizado e estimule a busca pelo conhecimento. Caso não se sintam à vontade, dificilmente renderão o esperado, prejudicando o cotidiano da escola.
Não dar atenção a pais e alunos
A insatisfação desses dois importantes atores da comunidade escolar são determinantes nos índices de evasão escolar e inadimplência. Sendo assim, é fundamental atendê-los com o máximo de atenção e mostrar total disponibilidade para ajudá-los.
Não investir em tecnologia
Se a tecnologia, dentro da sala de aula, vem ganhando cada vez mais relevância, por que não a utilizar administrativamente? Gerir uma instituição é uma tarefa consideravelmente complexa e os softwares de gestão escolar são excelentes ferramentas para:
- estabelecer o controle financeiro;
- organizar os processos;
- acompanhar diversos indicadores de desempenho;
- otimizar uma série de atividades inerentes à gestão.
Enfim, os erros na gestão escolar podem ser comprometedores e implicar a falência. No entanto, podem ser facilmente evitados com um bom planejamento e ações preventivas. Basta tomar algumas medidas com antecedência e se preparar adequadamente.
Se este conteúdo foi útil para você, aproveite para seguir nossos perfis nas redes sociais: Facebook, LinkedIn, Twitter e YouTube.