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Final do ano se aproximando e começa a temporada de captação de matrículas. Afinal, para se manter e crescer uma instituição precisa de novos alunos. Mas de que adianta conseguir alunos se eles não permanecerem na instituição de ensino? Há algo que o gestor possa fazer para atrair os estudantes com menor potencial de evasão?
Se essa também é sua dúvida, descubra agora como um bom processo seletivo pode ajudar sua instituição a atingir o alvo certo!
Por que elaborar um processo seletivo?
A maioria dos cursos exige que o aluno tenha alguns conhecimentos ou habilidades já adquiridas. No caso de crianças, a exigência normalmente é de que apresente o desenvolvimento necessário para acompanhar o ritmo de aprendizagem da turma sem sofrimento.
Esse conhecimento mínimo é o que permite que o estudante consiga assimilar os conteúdos que serão desenvolvidos. Sem esse pré-requisito, é provável que o novo aluno considere o curso muito difícil.
O resultado será uma provável evasão, acompanhada de uma terrível propaganda negativa a respeito da instituição. Por isso, não vale a pena arriscar.
Hora de investir no planejamento e organização
Tão importante quanto elaborar um processo seletivo consistente, é fazer isso de forma organizada e transparente. Lembre-se de que, para muitos dos possíveis futuros alunos, esse será o primeiro contato com a instituição. Portanto, é a hora de causar uma excelente primeira impressão!
Definição prévia e divulgação correta de datas, prazos, horários e conteúdos exigidos passam a ideia de bom planejamento e organização, bem como de que a instituição sabe exatamente aonde quer chegar. Todos os funcionários devem estar inteirados do processo para que saibam orientar corretamente os interessados.
Transparência
É muito importante deixar bem claro, desde o início, quais são os parâmetros para a aceitação dos estudantes. A informação sobre a definição da nota de corte (se houver), que peso será dado à redação ou perguntas dissertativas, bem como os critérios de correção.
Esses cuidados básicos fazem com que todos os envolvidos tenham a plena certeza de que o processo foi justo. Pode parecer pouco, mas é um dos fatores para a criação de um sentimento de confiança em relação à instituição. E a confiança é fundamental para a fidelização dos alunos e seu engajamento na boa e velha propaganda boca a boca.
Cumpra os prazos divulgados
Nunca é demais lembrar que o possível aluno está conhecendo a instituição e, por isso, ele está sendo conduzido em uma jornada — primeiro, ele percebeu sua organização, depois a sua confiabilidade. Agora é hora de solidificar essa imagem, disponibilizando o resultado exatamente no prazo divulgado.
Quer surpreender? Esteja com tudo pronto para a realização da matrícula. Isso pode exigir uma boa dose de organização, mas qualquer investimento nesse sentido é recompensador.
Use os dados para orientação
Não são só as faculdades que realizam processos seletivos; muitas escolas de ensino básico também utilizam esse método para o ingresso de alunos. Portanto, além de utilizar esses dados como uma peneira, é importante que sirvam para orientar os estudantes e suas famílias.
Durante a seleção, ficam evidentes os conteúdos ou as habilidades que aquele determinado aluno ainda não domina. Ele pode ser orientado (ou a sua família, no caso dos menores) a sanar essas lacunas não para conseguir uma vaga, mas sim para melhorar seu desempenho acadêmico e ampliar suas possibilidades.
Percebeu como o processo seletivo é importante para captar os alunos? Pois você pode obter muitas outras dicas sobre gestão educacional em nosso blog. Não perca nossas atualizações!
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Existe uma equipe envolvida na elaboração do artigo
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de qual estado esta sendo repassado
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Somos de Santa Catarina!
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Ótimas dicas! É cada vez mais necessário atentar-se à criação de um bom processo seletivo. Somente assim é possível conseguir atrair mais alunos e, com isso, aumentar o número de matrículas gerando excelentes resultados para o seu negócio. Saiba como fazer isso por meio de 10 Dicas Fundamentais para Processos Seletivos em: https://rubeus.com.br/blog/dicas-marketing-educacional/