
Publicado em 13 de fevereiro, 2025
Como a Gennera elevou o nível da Gestão do Colégio Maria Regueira
O Colégio Maria Regueira, com 43 anos de história, enfrentava desafios operacionais com seu antigo sistema de Gestão Escolar. Com…
Ver maisPublicado em 14 de fevereiro, 2018
Toda escola necessita de um gerenciamento eficiente. Organizar um bom planejamento, que será executado durante o ano letivo, é o diferencial para que a escola apresente um bom desempenho ao longo dos semestres. É importante que esse planejamento seja documentado pelo Plano de Gestão Escolar.
Entenda, a seguir, o que é esse plano e confira algumas dicas de como melhor prepará-lo e mantê-lo atualizado. Boa leitura!
O Plano de Gestão Escolar é um documento em que se registram todas as informações e ações da escola durante o ano. Dentre elas, estão a ficha cadastral, o quadro de alunos, o calendário e o horário das aulas, o planejamento financeiro e o planejamento escolar, os eventos previstos, entre outros.
Esse documento é bastante flexível, no sentido de que são permitidas mudanças, inserções de atividades e correções. Essas alterações podem ser necessárias, por exemplo, quando os pais pedem alguma modificação nas atividades previstas.
É muito importante alinhar os objetivos e metas do Plano de Gestão, do Projeto Pedagógico e do Plano de Ensino da escola. Isso garante a qualidade do conteúdo e assegura que todos os alunos poderão aprender no seu próprio ritmo, sem a aceleração do ensino.
O documento é obrigatório para mudar o paradigma de gestão nas instituições e valorizar a participação da comunidade escolar, criando uma gestão democrática e transparente.
Confira, a seguir, algumas dicas de elaboração e atualização!
Os softwares de gestão escolar são imprescindíveis para uma boa elaboração do plano de gestão, pois prestam grande auxílio no momento de desenvolvê-lo e acompanhá-lo. Além disso, eles otimizam a operação, reduzindo erros.
Algumas outras vantagens que esses softwares apresentam são:
Não só os diretores devem fomentar o plano de gestão, como é importante que o documento também seja julgado e preparado pelos demais atuantes na comunidade escolar e esteja acessível a todos que tenham interesse em consultá-lo, por ser uma parte integrante da escola.
É desejável que haja um julgamento periódico para reavaliar suas metas e objetivos e assegurar que ele cumpra sua função de garantir um bom funcionamento tanto do Projeto Pedagógico quanto do Plano de Ensino que estejam atrelados a ele.
O projeto político-pedagógico é o conjunto das metas e aspirações que a escola deseja cumprir — a curto, médio ou longo prazo — e também dos meios para concretizá-las. Ele precisa ser completo e flexível o suficiente para não restarem dúvidas e ser adaptável às necessidades dos alunos.
Essa ferramenta de planejamento deve ser sempre consultada e, assim como o Plano de Gestão, se estiver desatualizada, é necessário que seja resgatada e reestruturada.
Agora que você entendeu a importância de gerenciar bem a escola e ter um Plano de Gestão Escolar, não deixe de procurar um software para auxiliá-lo a fazer o acompanhamento do projeto e colocá-lo em prática!
Gostou do nosso post? Quer ter acesso a outros conteúdos como este? Não deixe de conferir também o que é e como desenvolver a gestão escolar.
Trabalhe Conosco?
Vagas abertas
Se você acredita na transformação da educação pela tecnologia, temos convite especial: que tal fazer parte de uma empresa que tem isso como missão?