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A Inteligência Artificial (IA) é um ramo da Ciência da Computação que estuda sistemas capazes de executar tarefas complexas, associadas a seres inteligentes. O tema do ChatGPT, que parece um “atalho” para o conhecimento, veio à tona novamente e tem assustado profissionais da Educação e de outros setores.
Uma inteligência artificial é mais que um software comum, pois sua programação é feita para que ela “aprenda”, e tome decisões de forma autônoma, com base em padrões de enormes bancos de dados.
Nesse artigo, conheceremos os vários tipos de inteligência artificial, e a interface do chatGPT na Educação.
Tipos de Inteligência Artificial
Não necessariamente uma IA se comporta totalmente como seres inteligentes. Um corretor ortográfico ou um processador de textos podem usar inteligência artificial, apesar de a tecnologia permitir muito mais exploração.
Técnicas como o aprendizado de máquina (machine learning), o processamento de linguagem natural (natural language processing) e a visão computacional (computer vision) são utilizadas para permitir a realização de tarefas específicas de forma eficiente.
Aprendizado de máquina é uma técnica de IA que permite que os sistemas aprendam automaticamente a partir de dados. Por exemplo, um sistema aprender a reconhecer imagens de carros e motos através do fornecimento de um conjunto de imagens que contenham carros e motos, para que ele distingua os dois tipos de veículos.
O processamento de linguagem natural permite que os sistemas compreendam e processem a linguagem humana, interagindo com as pessoas de forma mais natural e inteligente. Por exemplo, um programador pode criar um assistente virtual que responde a perguntas em linguagem natural, como “Quantos dias faltam para o final do ano?”, e fornecer uma resposta adequada.
Os sistemas podem compreender e interpretar imagens e vídeos graças à visão computacional. Por exemplo, um sistema de Inteligência Artificial que identifique objetos em uma imagem de forma automática.
ChatBots: Inteligência Artificial no contato com o cliente
1) Robô ED: criado em 2004 pelo CONPET (Petrobras), este robô é capaz de conversar com as pessoas sobre diversos assuntos relacionados à energia, petróleo, meio ambiente e outros temas.
2) Setezoom: um modelo de chatbot virtual da empresa InBot para a Gessy Lever/Close UP e conversou com milhares de usuários, tornando-se muito conhecido como a modelo virtual brasileira mais famosa.
3) Mitsuku: A Pandorabots criou o chatbot Mitsuku, que venceu vários prêmios internacionais em competições de chatbot.
4) Replika: um aplicativo de conversação que utiliza aprendizado de máquina para se tornar cada vez mais personalizado para o usuário ao longo do tempo, permitindo que as pessoas conversem com uma “versão” digital de si mesmas.
5) Xiaoice: um chatbot da Microsoft que se tornou muito popular na China, com milhões de usuários.
6) Bard: chatbot inteligente, do Google, para competir com o ChatGPT. Trata-se de um serviço de bate-papo conversacional, que se destaca por sua habilidade em extrair informações da web. Além disso, o Bard possui um gerador de imagens semelhante ao Dall-E, e um gerador de música baseado em inteligência artificial. Essas ferramentas permitem que o Bard crie imagens e músicas de forma autônoma, tornando-o uma opção interessante para quem busca uma experiência mais completa de interação com um chatbot.
Além do chatGPT: outras inteligências artificiais
Infinity Copy: utiliza a Inteligência Artificial para produzir conteúdo de marketing de forma automática, gerando textos para posts em redes sociais, expansão de conteúdo e outras opções, como é possível ver abaixo. Essa plataforma inteligente de geração de conteúdo foi criada no Brasil e é capaz de gerar textos e imagens com o uso de Inteligência Artificial.
ChatSonic: criado pela empresa Writesonic, possui semelhanças com o ChatGPT, que veremos em seguida. Porém, um dos seus diferenciais mais importantes é que ele utiliza o Knowledge Graph do Google para atualizar constantemente seu conteúdo, tornando-se uma poderosa ferramenta para fazer pesquisas em tempo real.
Abaixo, podemos ver um exemplo onde o ChatSonic construísse um texto sobre a guerra na Ucrânia:
Algumas vantagens que destacam o ChatSonic são:
- Reconhece comandos de voz e responde a questionamentos, assim como a Siri ou o Google Assistant. Além disso, a IA também pode ler as respostas geradas.
- Permite lembrar conversas anteriores.
- Gera imagens de acordo com o que o usuário pedir, como no exemplo abaixo:
Ainda poderíamos criar também posts para redes sociais, entre outros recursos.
Canva: na plataforma, também utilizamos a Inteligência Artificial. O Canva possui um recurso que, além de permitir ao usuário utilizar as imagens que o Canva já tem, é capaz de gerar diversos tipos de imagens solicitadas pelo usuário. No exemplo abaixo, pedimos para o software gerar uma imagem de um leão andando de skate.
Invideo: é um editor de vídeo online que utiliza a inteligência artificial para converter textos em vídeos. Com ele, é possível transformar um blog ou um artigo em um vídeo, além de redimensioná-lo para postar em várias plataformas.
No exemplo abaixo, foram digitadas duas frases, e o sistema criou um vídeo com base no texto, utilizando inteligência artificial. Após a criação do vídeo, o usuário pode editá-lo, trocando textos, imagens e o tempo de cada parte do vídeo:
D-ID: é uma inteligência artificial que permite criar animações a partir de uma série de imagens ou fotos fornecidas ou importadas pelo usuário. A IA é capaz de fazer com que as imagens ou fotos pareçam estar falando. Além disso, a D-ID oferece uma variedade de vozes para o usuário testar ou o usuário pode importar uma voz de sua preferência.
ChatGPT: a Inteligência Artificial do momento
O ChatGPT é uma linguagem baseada em inteligência artificial, da OpenAI, uma organização de pesquisa em inteligência artificial fundada por Elon Musk, Sam Altman, Greg Brickman, entre outros.
Utilizando uma grande quantidade de dados textuais, a IA é capaz de compreender e produzir linguagem natural em vários idiomas. O nome “ChatGPT” vem do fato de ser um modelo de linguagem baseado no GPT (Generative Pre-trained Transformer), um tipo de modelo de rede neural que é pré-treinado, em uma grande quantidade de dados textuais, antes de executar tarefas específicas, como responder perguntas.
O ChatGPT se baseia na técnica de aprendizado de máquina chamada Transformadores (transformers), que permite compreender e produzir textos em vários idiomas. Ele analisa uma grande quantidade de dados textuais disponíveis na internet, como livros, artigos, sites e outras fontes confiáveis.
ChatGPT na Educação
Muitos questionamentos pairam sobre o real impacto dessa ferramenta na educação.
A maior preocupação dos educadores é com o uso do recurso em sala de aula e em casa, para a realização das tarefas, e o quanto impactará no aprendizado, seja positiva ou negativamente.
É possível, por exemplo, utilizar o ChatGPT para corrigir uma redação, e entender possíveis erros. No entanto, se o aluno utilizar o ChatGPT para fazer a redação inteira, ele não aprenderá nada.
Abaixo listamos, no nosso entender, as desvantagens do uso do ChatGPT na educação:
Informações não confiáveis ou tendenciosas;
A plataforma é atualizada apenas até o ano de 2021. Caso seja, por exemplo, perguntado o nome do atual presidente, ele fornecerá o nome do presidente em 2021.
Falta de fonte das informações, uma vez que os textos do ChatGPT não trazem nenhuma referência ou citação.
Possibilidade de impacto negativo na educação, como no caso de plágios.
Na imagem abaixo, por exemplo, o ChatGPT construiu uma redação sobre o Comunismo. O aluno poderia simplesmente copiar e entregar, sem construir seu próprio conhecimento.
Mas, se utilizado de maneira adequada por professores e alunos, o ChatGPT na educação pode trazer muitas vantagens, abaixo listadas:
- Em vez de pedir para o ChatGPT criar uma redação, o aluno pode pedir para que ele corrija a sua redação, com sugestões de alterações, se necessário;
- Podemos utilizar o ChatGPT na metodologia da sala de aula invertida, em que os alunos estudam em casa para tirar dúvidas em sala de aula. Por exemplo: podemos solicitar para que os alunos realizem uma pesquisa sobre Dom Pedro I, como tarefa fora da sala de aula, e o ChatGPT pode ajudar na construção deste conhecimento, para depois, em sala de aula, o aluno tirar suas dúvidas com o professor e seus colegas;
- É mais uma forma de pesquisa para o aluno, que pode buscar informações na literatura tradicional no Google e agora também no ChatGPT;
- Está disponível 24 horas por dia, ou seja, seus estudantes podem tirar dúvidas após o horário de aula;
- Pode gerar perguntas de revisão automatizadas para os alunos antes de testes;
- Resumos integrados de lições ou capítulos de livros podem ser gerados pelo ChatGPT;
- Pode gerar soluções para problemas matemáticos ou científicos;
- Os professores podem usar o ChatGPT para criar materiais educacionais, como planos de aula, atividades e projetos, além de obter respostas rápidas para suas próprias perguntas e dúvidas;
- É capaz de traduzir textos do português para o inglês ou qualquer outro idioma, ou responder a perguntas em português e fornecer respostas em inglês. Esse recurso certamente facilita aprendizagem de outros idiomas.
Podemos dizer que o ChatGPT tem o potencial de causar um impacto positivo na educação, fornecendo acesso rápido a informações e conhecimentos de diversas áreas tanto para alunos quanto para professores.
É importante ressaltar que o uso deve ser feito de forma consciente e responsável, a fim de maximizar seus benefícios e minimizar suas possíveis desvantagens.
O ChatGPT poderá gerar imagens para os alunos?
O ChatGPT é um modelo de linguagem de inteligência artificial treinado em grandes quantidades de dados de texto, e não é projetado para gerar imagens ou vídeos.
A empresa OpenAI trabalha em outras áreas de inteligência artificial, como visão computacional e geração de imagens, e desenvolveu modelos como o DALL.E, capazes de gerar imagens a partir de descrições de texto e classificar imagens de maneira semelhante a um ser humano.
A ferramenta tem esse nome por causa da junção dos nomes do artista Salvador Dalí e do personagem da Pixar WALL-E.
No exemplo abaixo foi digitada a descrição “elefante surfando”:
Impacto do ChatGPT no Ensino à Distância
O ChatGPT terá um impacto significativo no ensino a distância, tornando a educação mais acessível e personalizada para alunos que estudam em EAD. Poderá também ser usado para gerar conteúdo em plataformas remotas, fornecendo aos alunos mais uma fonte de pesquisa.
Além disso, o ChatGPT, na educação, fornecerá suporte para professores e tutores. Eles poderão usar a ferramenta para criar materiais educacionais, como planos de aula, atividades e projetos. Além disso, obterão respostas rápidas para suas próprias perguntas e dúvidas, o que pode ajudá-los a aprimorar sua prática de ensino, e oferecer uma melhor experiência educacional aos alunos.
O professor será prejudicado pela Inteligência Artificial?
Essa pergunta vem à cabeça de vários professores quando surge uma nova tecnologia, mas a resposta é não: o ChatGPT é apenas uma ferramenta complementar na educação, para ajudar professores e alunos a atingirem objetivos educacionais. O ensino e a orientação de um professor são fundamentais para a construção do conhecimento dos alunos.
O professor tem o papel de fornecer feedback aos alunos sobre os assuntos abordados, motivá-los, desenvolver habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas. O professor é capaz de personalizar o ensino e a aprendizagem de acordo com as necessidades e habilidades individuais de cada aluno. O professor leva em consideração suas diferenças de aprendizado e os desafios que enfrentam.
Embora a tecnologia possa ser uma ferramenta valiosa, ela não pode substituir a importância da interação humana na educação.
Adaptar-se às inteligências artificiais, assim como a todas as outras tecnologias, é fundamental aos professores. Isso não quer dizer que não precisaremos mais de professores, mas que essas tecnologias serão utilizadas em sala de aula, integradas aos métodos de ensino.
No entanto, os professores que não se adaptarem terão dificuldades com as novas gerações de alunos, que esperam que a tecnologia esteja presente em seu ambiente de aprendizagem.
Os alunos ficarão preguiçosos?
Se a tecnologia for utilizada de forma correta em sala de aula e em casa, ela não tornará os alunos preguiçosos. Pelo contrário: pode motivá-los a pesquisar e a se envolver mais na construção do conhecimento.
O ChatGPT trouxe, para a educação, a possibilidade de fazer pesquisas sobre diversos materiais em todo o mundo, como vídeos educacionais, jogos educativos e plataformas interativas de ensino, o que pode tornar a aprendizagem mais envolvente e interessante para os alunos. No entanto, é importante lembrar que a tecnologia não pode substituir completamente a experiência educacional tradicional, que inclui a interação com professores e colegas de classe.
Professores são fundamental na utilização equilibrada da tecnologia. Ele pode ajudar a orientar os alunos na busca por informações, ajudá-los a analisar e interpretar dados, além de estimular a discussão e o debate sobre os temas estudados. A interação humana é fundamental para o desenvolvimento social e emocional dos alunos, e o professor desempenha um papel fundamental nesse aspecto.
Nem só de Inteligência Artificial se faz a Tecnologia na Educação
As inteligências artificiais têm um enorme potencial para mudar a forma como aprendemos e interagimos com o mundo. No entanto, é normal ter medo das consequências dessa tecnologia. E é claro que as instituições de ensino precisam se preparar para a chegada dessa mudança e adotar as melhores práticas para aproveitar ao máximo o potencial da inteligência artificial.
A primeira coisa que as instituições de ensino precisam fazer é analisar suas dores atuais e corrigi-las, modernizando e melhorando ao máximo a experiência de ensino atual. Para isso, é importante ter uma boa gestão, com pessoas competentes e constantemente capacitadas, além de ferramentas confiáveis e simples de usar.
Nós, da Gennera, te aconselhamos a investir em processos melhores o quanto antes, para assim conseguir suplantar as mudanças tecnológicas, legais de perfil do aluno.
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