Tempo de leitura: 3 minutos
O mercado EAD (ensino a distância) tem se mostrado como um dos mais promissores nos últimos anos. Por isso, tende a ser uma excelente alternativa para aumentar a receita das instituições de ensino. De qualquer forma, para que isso aconteça, sua implementação e as estratégias de divulgação precisam ser bem pensadas pelos gestores e coordenadores.
Levando isso em conta, preparamos este post com o objetivo de fornecer informações relevantes para quem deseja se destacar nesse cenário. Se você tem interesse pelo tema, leia o post até o final!
Como está o mercado EAD atualmente?
De acordo com o e-book, desenvolvido pela Resultados Digitais e pela Edools, sobre as tendências do ensino a distância, o futuro pode ser considerado promissor. Aliás, pode-se dizer que esse panorama independe das recessões econômicas.
Isso se prova na quantidade de investimentos feitos no setor. Segundo os autores do material, que recorreram às informações obtidas pelo censo EAD de 2015, mais de 50% dos investimentos aumentaram em relação aos anos anteriores.
Em entrevista ao Senac, Betina von Staa, responsável por coordenar o censo, confirma essa ideia: “Percebemos que o EAD vive não apenas um momento de expansão, mas também de independência, no sentido de não se comparar tanto ao presencial. Inclusive, temos acompanhado diversas estratégias de EAD que começaram a ser implantadas em cursos presenciais (…)”.
Como se destacar no mercado EAD?
Investir em marketing digital
Não há dúvidas de que o ensino a distância faz parte da inovação na educação. Portanto, há uma certa contradição em tentar captar alunos e aumentar o número de matrículas fazendo uso das mesmas estratégias de sempre. Nesse sentido, o marketing digital é uma saída muito interessante.
Pensando na procura que é feita pelos alunos de ensino a distância, é de se esperar que eles busquem alternativas em meios digitais, como as mídias sociais e a internet como um todo. Desse modo, é fundamental criar relevância nesses espaços e investir em formas de conversão.
Usar recursos dinâmicos
Como visto no tópico anterior, os recursos do EAD estão sendo adotados até mesmo nos cursos presenciais, tamanho o potencial pedagógico que eles apresentam. Ou seja, as tecnologias educacionais podem e devem ser exploradas ao máximo, para que a instituição consiga apresentar diferenciais em relação aos concorrentes.
Disponibilizar aplicativos mobile
Há algum tempo, a maioria dos acessos à internet é feita por meio de smartphones. Por conta disso, a disponibilização de um aplicativo para celular é uma estratégia que merece ser considerada, já que as pessoas buscam cada vez mais por mobilidade e otimização do tempo. O app pode conter aulas e/ou oferecer serviços, como o autoatendimento para alunos, por exemplo.
Estimular a discussão em fóruns
A discussão e o debate saudável de ideias são essenciais para a formação acadêmica: os fóruns podem cumprir esse papel muito bem. Por meio deles, há como criar um ambiente no qual os estudantes podem compartilhar suas ideias, resolver as dúvidas e dividir opiniões.
O mercado EAD é repleto de possibilidades, justamente por abranger diferentes recursos. Não à toa, vem crescendo de maneira significativa, mostrando-se como uma excelente alternativa para instituições e estudantes.
Se achou este material útil, aproveite para assinar nossa newsletter gratuita e receber outros conteúdos em seu e-mail!