Tempo de leitura: 3 minutos
Montar o quadro de horários da escola é uma tarefa relativamente simples, porém, exige atenção a alguns detalhes para ser eficiente. O planejamento deve ser feito visando atender às demandas da comunidade escolar e a otimização de suas atividades.
Antecipar essa montagem traz muitas vantagens, o processo torna-se mais simples, econômico e organizado, trazendo segurança ao professor e contribuindo para um aproveitamento mais efetivo não só do tempo, como também dos recursos e do uso do espaço da escola.
Confira 4 dicas para tornar esse processo mais fácil e eficiente!
1. Verifique a disponibilidade dos professores
Esse é um problema que ocorre muito quando o quadro de horários não é montado com uma boa antecedência. Muitos professores trabalham em mais de uma escola e podem ter dificuldade para organizar suas disponibilidades caso o quadro seja feito em cima da hora.
Antecipar a montagem do quadro aos compromissos e outras atividades do professor resulta na redução da rotatividade dos docentes da escola. Outra vantagem é a liberdade para estruturar a grade de forma que os educadores tenham tempo de planejar e organizar as aulas e reuniões.
2. Distribua as matérias de forma eficiente
Os conteúdos precisam ser distribuídos de forma a obter um melhor aproveitamento do tempo que o estudante passa na escola. É interessante organizar as matérias intercalando disciplinas da área das ciências exatas com disciplinas de humanas, sem esquecer das matérias práticas e criativas.
Porém, fragmentar demais o conteúdo pode não ser uma boa estratégia, pois pode prejudicar o aprofundamento das disciplinas e a qualidade do ensino. O ideal é distribuí-lo de forma equilibrada durante a semana para um melhor aproveitamento por parte dos estudantes.
3. Faça uma análise dos outros espaços
Em geral, algumas aulas dependem da disponibilidade de ambientes externos à sala de aula. Por isso, é preciso analisar quantas turmas utilizarão os laboratórios de informática e de ciências, por exemplo, para montar cronogramas que atendam à demanda de uso desses espaços.
A infraestrutura da escola também precisa ser considerada na hora de montar a grade. Se a quadra for descoberta, é interessante dar preferência aos horários do início da manhã ou do final da tarde para as atividades físicas. Horários próximos ao meio-dia podem ser muito desgastantes para os alunos, podendo atrapalhar seus desempenhos.
4. Conte com a ajuda de sistemas para montar o quadro de horários
A tecnologia pode ser grande aliada na montagem antecipada do quadro de horários, pois facilita e otimiza o processo, além de reduzir erros.
Os softwares de gestão escolar podem auxiliar na organização de grades complexas, com horários de disciplinas geminadas ou quadros de horários parciais. Eles também colaboram para a redução das janelas de espera dos professores, de forma que eles não fiquem ociosos e aproveitem melhor o tempo.
Portanto, esse é o recurso que garante mais economia de tempo e dinheiro para as instituições e permite que elas ofereçam um ensino de qualidade. Por isso, é fundamental contar com uma solução tecnológica que traga benefícios e aprimore a escola.
Ao longo do ano letivo podem surgir alguns imprevistos, como mudanças na equipe ou manutenções nos espaços e esquipamentos da escola. Por isso, é importante considerar que o quadro de horários pode necessitar de pequenos ajustes após o início das aulas.
Ficou com alguma dúvida ou quer compartilhar conosco suas experiências na organização do quadro de horários escolar? Deixe seu comentário aqui no post!