Tempo de leitura: 3 minutos
Para exercer uma boa gestão administrativa na instituição de ensino é preciso ter planejamento e organização das tarefas acadêmicas, transparência no trato com pais e responsáveis, lidar com questões contábeis, dentre vários outros fatores.
Com relação ao planejamento é importante citar que o diário de classe é um documento que mostra a trajetória de atividades efetuadas pelos professores e servirá para prestar contas sobre o que ocorreu em sala.
Sendo assim, por que não realizar esse processo digitalmente? Já pensou considerar a ideia de preencher o diário de classe de forma online? Então, confira a seguir um pouco mais sobre o assunto!
Por que é importante uma boa gestão do diário?
Por se tratar de um instrumento legal de registro das atividades pedagógicas, o preenchimento do diário de classe deve ser efetuado com muita clareza. Isso porque muitas vezes esses dados são solicitados pela Secretaria de Ensino para averiguar se a escola está seguindo o cronograma estipulado pela grade curricular.
É algo que tem de ser anotado bimestralmente pela equipe de gestão escolar, pois será primordial para finalizar as notas e, posteriormente, o boletim dos alunos. Deixar essa parte bem estruturada facilita os processos, além de otimizar o tempo das aulas ao seguir corretamente os objetivos definidos no início do ano letivo.
Quais os benefícios de fazer essa gestão online?
A tecnologia é uma aliada para os vários processos que uma escola precisa gerir. Portanto, ter um software que possa auxiliar no preenchimento das informações da sala de aula certamente facilitará muito. Veja algumas das vantagens desse formato digital de diário de classe:
Cadastro de conteúdo
É uma forma bem mais prática de organizar o plano de aulas que será estipulado e proporcionar aos estudantes as informações necessárias acerca da matéria e das competências que o corpo docente espera que os estudantes tenham.
É possível incluir mídias como vídeos, textos e imagens para elucidar aquilo que os professores pretendem colocar em pauta em sala dentro dos objetivos pertinentes à disciplina lecionada. Com essa ferramenta é possível criar projetos acadêmicos que auxiliarão no aprendizado dos alunos.
Registro de frequências
Os professores conseguirão acompanhar uma lista com os nomes de todos os alunos matriculados e as datas das aulas que serão ministradas. Além disso, o problema com rasuras acabará, pois é possível, com alguns cliques, modificar os registros de presenças e faltas.
Ter esse controle é fundamental para a escola, pois viabiliza um plano de ação quanto a evasão escolar, gerenciamento de bolsas de estudo e demais situações que a instituição achar relevante.
Grupos de discussão
Criar fóruns para estimular a participação dos estudantes também no meio digital é algo interessante e que agrega valor aos assuntos comentados em sala de aula. Também é importante para tirar dúvidas, além de ser um espaço para que professor e aluno possam interagir fora do ambiente escolar.
Promover debates com relação ao conteúdo será de extrema valia para engajá-los quanto aos conhecimentos e habilidades que são precisas para compreender a matéria. Além disso, é um espaço para os professores agendarem as provas que vão constituir as notas finais.
Lançamento de Notas
Essa parte também se torna muito mais fácil com um software de gestão. Isso porque no momento que são cadastradas todas as notas de atividades e trabalhos, automaticamente o cálculo das médias é apresentado. Isso é imprescindível para elaborar o boletim escolar de forma mais prática e sem a burocracia de fazer extensas anotações, como no passado.
Para as escolas e os gestores educacionais, usar um diário de classe de forma online será importante para gerar relatórios precisos e ter um melhor controle daquilo que foi planejado.
Se você gostou do post, entre em contato conosco para conhecer nossas soluções para gestão escolar!
Link permanente
Bom dia pessoal,
Sou professor e estamos pensando em implementar um sistema de Diário de Classe nossa escola, mas temos dúvidas com relação a legislação (se permite), e se mesmo tendo o sistema on LINE, teremos que continuar preenchendo manualmente.
Lauro Cristiano
Link permanente
OLá
É possível usar diários eletrônicos e estes substituírem desde de que sejam entregues as obrigatoriedades conforme as diretrizes da instituição especialmente se elas forem públicas, que possuem regras de trabalhos específicas.