Tempo de leitura: 8 minutos
É certo que o mundo mudou. Hoje, não dá mais para pensar no mercado de trabalho sem computadores, internet e tecnologia. E é nesse contexto que a Política Nacional de Educação Digital se encaixa, sendo uma medida para promover o ensino das tecnologias digitais em escolas e faculdades.
Nesse artigo, vamos discorrer sobre os pontos dessa lei, e aplicar suas diretrizes à realidade do ensino privado brasileiro, tanto no superior quanto no infantil e médio.
O que é Educação Digital?
Educação Digital é um termo que se refere ao uso da tecnologia digital e da internet no processo de ensino e aprendizagem. A Educação Digital envolve tanto o uso quanto o ensino da utilização de recursos digitais, como computadores, dispositivos móveis, softwares, aplicativos e recursos da internet.
Aplicada em diversos níveis educacionais, o principal foco da educação digital é preparar os estudantes, com ferramentas e recursos tecnológicos, de modo que possam usar as ferramentas e recursos de forma estratégica.
Por isso, para se ter uma educação digital de verdade, é preciso que haja uma infraestrutura de apoio.
Como surgiu a Educação Digital?
A Educação Digital começou a ganhar espaço com a popularização da tecnologia.
No final do século XX, com os computadores pessoais e a internet, surgiram as primeiras iniciativas de ensinar o uso dessas tecnologias no campo da educação. Nos anos 2000, o avanço das tecnologias móveis, como smartphones e tablets, ampliou ainda mais a necessidade de uma Educação Digital.
Além disso, as redes sociais e as ferramentas de comunicação online passaram a desempenhar um papel significativo no dia a dia do aluno, sendo hoje um ponto importante de vendas para empresas e prestadores de serviço.
Hoje em dia, a Educação Digital se tornou uma necessidade, uma vez que as tecnologias evoluem cada vez mais depressa, e é impossível imaginar, hoje em dia, alguém que não esteja conectado à rede.
O que diz a muda com a Política Nacional de Educação Digital (PNED)?
A lei nº 14.533/23, sancionada em janeiro de 2023, institui a Política Nacional de Educação Digital (PNED). O objetivo dessa lei é potencializar os padrões e melhorar os resultados das políticas públicas, relacionadas ao acesso da população brasileira a recursos, ferramentas e práticas digitais, priorizando as populações mais vulneráveis.
A PNED é estruturada a partir da articulação entre programas, projetos e ações de diferentes entes federados, áreas e setores governamentais, e possui quatro eixos estruturantes e objetivos:
Inclusão Digital
- promover competências digitais e informacionais;
- sensibilizar a população sobre a importância dessas competências;
- oferecer treinamento em competências digitais, midiáticas e informacionais;
- facilitar o acesso a plataformas e recursos digitais;
- promover certificação em competências digitais, e
- melhorar a infraestrutura de conectividade para fins educacionais.
Educação Digital Escolar
- garantir a inserção da educação digital nos ambientes escolares em todos os níveis e modalidades, incluindo o estímulo ao letramento digital e informacional, a aprendizagem de computação, programação, robótica e outras competências digitais;
- desenvolvimento de competências dos alunos;
- promoção de projetos e práticas pedagógicas;
- formação de professores em competências digitais, e
- acessibilidade para estudantes com deficiência, entre outros.
Capacitação e Especialização Digital
- capacitar a população brasileira em idade ativa;
- fornecer oportunidades para o desenvolvimento de competências digitais necessárias para a plena inserção no mundo do trabalho;
- identificar as competências digitais demandadas pelo mercado;
- acesso a oportunidades de formação certificada;
- criação de redes de cursos e programas de atualização, e
- formação de professores em TICs, etc.
Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs)
- desenvolver e promover TICs acessíveis e inclusivas;
- incentivar a pesquisa científica e tecnológica;
- promover parcerias com centros internacionais de ciência e tecnologia;
- compartilhar conhecimento científico;
- criar estratégias de formação e requalificação de docentes em TICs, entre outros.
É importante entender, no entanto, que a PNED é uma instância de articulação, e não pode substituir outras políticas nacionais, estaduais, distritais ou municipais de educação escolar digital, capacitação profissional e ampliação de infraestrutura digital e conectividade.
Como a Educação Digital interfere no Mercado de Trabalho?
A Educação Digital tem impacto significativo no mercado de trabalho, tanto na forma de adquirir habilidades e conhecimentos, quanto nas demandas e oportunidades de emprego:
Aquisição de habilidades digitais
Cada vez mais empresas estão buscando profissionais com habilidades digitais, com conhecimento em informática, competência em tecnologias específicas, alfabetização digital e capacidade de lidar com ferramentas e recursos digitais.
Portanto, a Educação Digital proporciona aos trabalhadores a oportunidade de adquirir habilidades relevantes e atualizadas para o mercado de trabalho digital.
Flexibilidade no aprendizado e na atualização profissional
A Educação Digital facilita o autodesenvolvimento do trabalhador. Ao permitir que as pessoas aprendam no seu próprio ritmo, no momento e local de sua escolha, eliminando a necessidade de frequentar cursos presenciais em horários fixos, muitos profissionais conseguem evoluir na carreira de forma muito mais rápida.
Além disso, a Educação Digital oferece recursos de aprendizagem contínua, permitindo acompanhar mudanças tecnológicas e atualizar habilidades. Dessa forma, a Educação Digital possibilita que o profissional se mantenha relevante e competitivo no mercado de trabalho.
Novas oportunidades de emprego
À medida que as empresas adotam soluções digitais, surgem demandas por profissionais especializados em áreas como desenvolvimento de software, análise de dados, marketing digital, segurança cibernética, gerenciamento de projetos digitais e e-commerce.
Uma pessoa digitalmente educada amplia o leque de opções de carreira, com novas perspectivas de emprego e condições de trabalho.
Mudança no ambiente de trabalho
As empresas estão cada vez mais conectadas, e isso requer que os profissionais tenham habilidades para se adaptar e usar efetivamente essas ferramentas, promovendo uma cultura de aprendizado contínuo e colaboração online.
Além disso, a Revolução Digital está promovendo o surgimento de modelos de trabalho flexíveis, como o trabalho remoto e a jornada de trabalho flexível, permitindo uma maior conciliação entre vida profissional e pessoal.
Como é a Educação Digital no Brasil?
Ainda existem desafios a serem superados, no Brasil, para garantir acesso à tecnologia e à Educação Digital em todo o país. Aqui estão algumas características da Educação Digital no Brasil:
Acesso à internet
Embora o acesso à internet no Brasil tenha aumentado nos últimos anos, algumas regiões menos desenvolvidas têm acesso limitado à internet de qualidade. Além disso, o acesso à internet pode ser caro para muitas famílias de baixa renda, tornando difícil a participação plena na Educação Digital.
Infraestrutura tecnológica
Embora muitos estudantes tenham acesso a smartphones, nem todos têm acesso a computadores e boas conexões com a internet. Isso limita a capacidade de aprender a usar recursos digitais de forma eficaz.
Capacitação de professores
No Brasil, muitos professores ainda enfrentam desafios ao adotar tecnologias educacionais e integrá-las em suas práticas de ensino. Por isso, é necessário investir em programas de formação e desenvolvimento profissional, assim como preferir soluções simples e intuitivas, que facilitem a inclusão desses profissionais.
Apesar dos desafios, a Educação Digital no Brasil tem o potencial de ampliar o acesso à educação, e preparar os estudantes para o mercado de trabalho. Melhorias requerem esforço contínuo por parte de governos, instituições educacionais e da sociedade, para superar as barreiras e garantir que a Educação Digital seja acessível, inclusiva e de qualidade para todos os brasileiros.
Como promover a educação digital?
A sua IE já está preparada para o Programa Nacional de Educação Digital?
Hoje, vamos te propor uma reflexão.
Sua instituição precisa estar pronta para ensinar sobre tecnologia: mas você adota tecnologias no dia a dia da sua instituição?
Nós, da Gennera, sabemos que toda grande mudança requer tempo, dedicação e estratégia. Convidamos você a avaliar se o seu Sistema de Gestão Educacional de hoje atende, de verdade, os desafios atuais.
Feito o desafio, queremos te convidar a conhecer o Gennera Academic One.
Robusto e de fácil manuseio, nosso sistema vai facilitar a sua vida e a dos seus colaboradores nessa caminhada rumo ao digital.
Vem ser Gennera, e descubra como a tecnologia, aliada a processos bem definidos, pode transformar a sua instituição.