Tempo de leitura: 3 minutos
Ter uma equipe de sucesso é o primeiro passo para o crescimento e consolidação da sua instituição de ensino. Isso porque bons times são mais motivados, produtivos e comprometidos com os resultados da instituição.
Mas para isso é necessário investir em uma série de atividades-chave, que vão desde a melhoria da comunicação interna até a definição de metas inteligentes e relevantes para o crescimento do negócio. Como fazer tudo isso na prática?
No post de hoje, vamos ensinar a criar uma equipe de sucesso em sua instituição. Continue lendo e fique por dentro do assunto!
Crie metas claras e atingíveis
As metas contribuem para direcionar todos os profissionais de acordo com os objetivos desejados pela instituição. Isso torna o crescimento da instituição mais acelerado, além de mitigar a perda de tempo e recursos financeiros.
O problema é que muitas vezes as metas são mal definidas, seja pela falta de clareza ou por serem inatingíveis pelos membros da equipe — o que gera desmotivação.
Uma meta bem-sucedida leva cinco principais características em consideração, que são: claras, atingíveis, mensuráveis, relevantes e com tempo bem definido. Quando todos esses pontos são alcançados, a meta se torna realmente eficiente.
Aposte na integração dos profissionais
Uma equipe de sucesso possui integrantes próximos uns dos outros — e essa talvez seja a maior diferença entre as equipes e os grupos de trabalho. Por isso, é importante integrar as pessoas, elevando assim a sinergia interna.
Existem muitas atitudes que podem ser tomadas para isso. Você pode, por exemplo, investir em dinâmicas de grupo, treinamentos, incentivar momentos descontraídos e apostar em uma gestão de talentos mais flexível e humanizada.
Aproveite as horas vagas para promover algumas conversas — nada muito formal. Isso contribuirá para que todos os profissionais se conheçam melhor, gerando empatia e comprometimento mutuamente.
Tenha um local para divulgação das informações
O diálogo é um dos elementos mais importantes para arquitetar um time de alto desempenho. Por isso, é importante criar mecanismos que facilitem a comunicação interna, seja por meio de um mural de recados ou de modernas tecnologias.
Uma dica simples e muito eficiente é ter um local para divulgação das informações, um mural de recados. É importante que esse mural fique em um local estratégico, com um grande fluxo de profissionais — na sala dos professores ou ponto eletrônico.
Também é possível investir em ferramentas mais tecnológicas, como modernos softwares de gestão educacional, intranet, e-mail corporativo ou outros sistemas especializados. Com isso, toda a equipe ficará mais alinhada.
Esteja disposto a dar e receber feedback
O feedback é um retorno de informação, com o objetivo de motivar novos comportamentos ou eliminar hábitos que são prejudiciais à instituição. Isso é essencial para a construção de uma equipe, mas é comumente deixado de lado.
Para oferecer um feedback de qualidade é importante falar sobre os pontos positivos e negativos de cada profissional, sobre como eles podem melhorar e otimizar seus resultados. Isso deve ser feito em particular, com local e hora marcada.
Mas também é importante saber ouvir, ser capaz de compreender seus próprios pontos fracos como líder e se comprometer com sua melhoria contínua.
Agora que você já sabe como ter uma equipe de sucesso em sua instituição, aproveite para multiplicar esse conhecimento com seus amigos. Não esqueça de compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais.