Tempo de leitura: 3 minutos
A análise preditiva é uma ferramenta de gestão que vem trazendo resultados interessantes do ponto de vista corporativo. Seus fundamentos permitem prever os acontecimentos com base na inter-relação entre conteúdos e análises estatísticas dos fatos.
Realizar a análise preditiva, planejar atividades com base nesses princípios e criar um modelo de gestão personalizado são tendências que tornarão uma gestão mais eficiente também para as instituições de ensino. Por isso, se você ainda não conhece essa estratégia, acompanhe nosso post de hoje e descubra as vantagens de sua implantação!
Em que consiste a análise preditiva?
A análise preditiva pode ser considerada como um dos pilares do Big Data. A partir de grandes volumes de dados de diversas fontes, será possível traçar um diagnóstico empresarial e prever o futuro da instituição de ensino.
Atualmente, com o advento da tecnologia e dos sistemas de informação disponíveis, é possível antever como os processos e comportamentos poderão influenciar positiva ou negativamente a instituição de ensino.
Um exemplo? Suponhamos que as novas técnicas de gestão passam por metodologias de apoio e incentivo aos colaboradores, mudanças na hierarquia empresarial e alterações nas responsabilidades trabalhistas.: os estudiosos que realizarem a análise preditiva farão uma avaliação estatística sobre os estudos que comprovem a eficácia ou não dessas novas mudanças. E partir desse contexto, poderão modificar os relacionamentos profissionais e missão da instituição.
Como implantar a análise preditiva nas instituições de ensino?
A analise preditiva observa os dados atuais e projeta atividades para o futuro. Ela pode ser composta por três etapas: relatórios e análises, monitoramento e projeção. A primeira etapa é feita por meio dos relatórios de produtividade corporativa e financeira de uma instituição.
Ela serve para identificar o momento presente e demonstrar em que situação a instituição se encontra. Em geral direciona para ações pontuais ou aperfeiçoa as já existentes. Todavia não fornece dados de como isso impactará no futuro em médio prazo.
Essa avaliação pode ser feita na segunda etapa, chamada de monitoramento, que mensura periodicamente as atividades da instituição. Os dados avaliados estão baseados no perfil interno da instituição com poucas extrapolações para o cenário externo.
A análise preditiva prevê um estudo panorâmico das atividades realizadas na instituição, avalia o seu desempenho perante o cenário externo atual e correlaciona com as principais pesquisas da área.
Quais são as vantagens da aplicação da análise preditiva?
Com a adição da estatística nas pesquisas de conteúdo é possível predizer quais resultados são significativos e quais serão somente modismos. A partir dessas informações, poderá planejar planos com base mais robusta e condizente com resultados mais reais.
A análise preditiva pode ser implantada em grupos educacionais para antecipar tendências ou modificar as ações dentro das pequenas instituições. Ela permite otimizar os recursos, reduzir as despesas ou endossar situações desafiadores.
A análise preditiva é uma inovação gerencial, considerada um pilar do Big Data, que utiliza informações de pesquisas, realiza apurações estatísticas e toma decisões para o futuro. Uma estratégia baseada na robustez e confiança das principais pesquisas do gênero que tende a ser uma proposta para evitar tomar decisões gerencias sem critérios específicos.
E você, já implantou a análise preditiva na gestão de sua empresa? Ou tem alguma experiência sobre a implantação? Conte pra gente!