Tempo de leitura: 3 minutos
Quando chegamos ao encerramento do ano letivo, é hora de fazer um balanço sobre as experiências vividas, os resultados alcançados e o conhecimento adquirido ao longo dessa jornada. Conciliar todas essas tarefas àquelas que já realizam cotidianamente pode deixar os profissionais de educação bastante desgastados. Afinal, nessa altura do ano, muito trabalho já foi feito.
Organizar essas tarefas ao mesmo tempo, entretanto, pode ser complicado e demanda muita organização por parte de professores, secretários e diretores. Neste artigo, listamos algumas dicas para auxiliar no processo de organização dessas tarefas.
1. O que os diretores devem fazer no encerramento do ano letivo?
No final de um ano letivo, cada profissional tem sua própria carga de responsabilidade, seja ele parte da diretoria, secretaria ou corpo docente. Entre as principais tarefas da diretoria estão:
-
Realizar reuniões administrativas e pedagógicas;
-
Programar reposição de aulas;
-
Atualizar arquivos e diários de classe;
-
Planejar as aulas de recuperação;
-
Organizar festas de confraternização;
-
Organizar reuniões de pais e professores;
-
Buscar ferramentas que possam auxiliar no processo de gestão escolar.
Para facilitar o trabalho burocrático e não correr o risco de extraviar os dados ou de perdê-los definitivamente, é possível recorrer a alguns softwares de gestão escolar. Tais ferramentas são capazes de reduzir em muitas horas o trabalho de estruturar um balanço pedagógico.
2. Como os professores podem se organizar?
Os professores, sem dúvida alguma, são os mais sobrecarregados no encerramento do ano letivo, de modo que a diretoria deve fazer o que for possível para amenizar essa carga de trabalho. Algumas tarefas, entretanto, não podem ser delegadas a outros profissionais, pois dizem respeito ao seu trabalho individual ao longo do ano. Alguns exemplos:
-
Organizar materiais de trabalho;
-
Desfazer-se dos papéis que já não servem;
-
Atualizar registros de atividades realizadas em sala de aula;
-
Analisar os conteúdos trabalhados;
-
Realizar anotações sobre o conteúdo a serem analisados no próximo ano letivo;
-
Fazer análise pessoal das experiências vividas.
O fim do ano letivo é o momento em que os educadores devem realizar um balanço pedagógico a partir de uma análise do trabalho realizado ao longo de todo o período, do registro dos índices de desempenho dos estudantes, da avaliação dos métodos e ferramentas de ensino utilizadas, entre outras responsabilidades.
3. Como fazer o balanço pedagógico?
O balanço pedagógico é de fundamental importância para a avaliação do trabalho realizado, assim como a preparação para o próximo ano letivo. Entre as principais tarefas que o compõem estão:
-
Analisar a produção dos estudantes;
-
Fazer balanço do conselho de classe;
-
Organizar índices de alfabetização;
-
Analisar o rendimento das turmas e dos alunos por disciplinas;
-
Identificar os conteúdos trabalhados;
-
Apresentar os dados para os diretores;
-
Identificar os alunos;
-
Planejar as reuniões com pais.
Há, portanto, muito trabalho a ser feito no encerramento do ano letivo por toda a equipe de educadores, mas com planejamento e organização é possível tornar essas tarefas menos árduas, tirar delas informações valiosas que facilitarão o trabalho no próximo ano e poder curtir suas merecidas férias com a cabeça tranquila e a sensação de dever cumprido.
Gostou deste post? Assine nossa newsletter e fique por dentro de outras publicações sobre o tema de gestão escolar.
Link permanente
Parabens Pelo seu Artigo muito bom Gostei
Link permanente
Eu ja estava procurando a muito tempo por informações como essa. Parabens pelo site e por seu conteúdo que achei muito relevante. Obrigado