
Publicado em 13 de fevereiro, 2025
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Você já parou para pensar que quanto maior a proximidade entre professor e aluno melhor é o desempenho dos envolvidos e, consequentemente, melhor é a qualidade do ensino? Em um mundo cada vez mais conectado, a tecnologia invade a sala de aula a passos largos, tornando a vida de quem ensina mais desafiadora e a de quem aprende muito mais interessante.
Pode ser árdua a tarefa de alinhar duas gerações que viveram experiências educacionais diferentes, em épocas diferentes e com recursos diferentes (“gap geracional”), especialmente em tempos de crise. O quadro negro e o giz deram lugar à tela de computador e a um infindável número de possibilidades de gerar conhecimento.
Mas quais são as vantagens de se usar soluções em tecnologia para melhorar a relação professor e aluno sem comprometer o conteúdo? Abaixo listamos algumas delas!
Ao implantar a tecnologia na sala de aula, professores e alunos tornam-se parceiros, personagens de uma relação que minimiza o poder e equaliza o conhecimento. Os alunos se sentem mais motivados a propor ideias, projetos e novas formas de aprendizagem, enquanto que professores são estimulados constantemente a adquirir conhecimento e a “falar a mesma língua” dos discentes.
Pela própria faixa etária, os docentes muitas vezes não são nativos digitais, podendo ter menos familiaridade com os dispositivos tecnológicos que seus alunos. Investindo em treinamento, eles passam a pensar a sala de aula como um local de experimentação, de vivências teóricas e práticas e também a se “igualar” aos jovens como participantes de um jogo.
Uma instituição de ensino é como uma engrenagem – ao quebrar-se uma peça, a cadeia produtiva não se completa. Além disso, quem não se sente acolhido quando sua voz é ouvida? Quando sua sugestão é aceita? Quando sua crítica é bem-vinda? Ao melhorar o atendimento tanto a alunos e pais quanto a professores, todos ganham.
Com os aparatos tecnológicos e as redes sociais diminuem as barreiras entre professor e aluno. Os diários de classe, as matérias que exigem a elaboração de exercícios, a marcação de uma prova ou até mesmo os chats (bate-papo) estreitam a relação professor e aluno e esse fenômeno só tende a aumentar.
Mas como usar essa tecnologia dentro da sala de aula? Veja como abaixo:
Independentemente da disciplina, criar um grupo de discussão on-line que possa ser realimentado pelo professor e pelo aluno ajuda a aproximar a turma e é uma forma de contemplar cada um dos estudantes, tornando-os parte integrante do processo educacional.
Que tal se interessar pela produção dos alunos? Na internet é possível encontrar muito material desnecessário, mas ela também oferece muitos produtos de qualidade. Mostre interesse pela cultura juvenil, pelas músicas, textos, aplicativos e assuntos que os jovens gostam. A relação só tende a melhorar.
Combinar aulas expositivas e exercícios feitos via web pode ser uma boa opção para quebrar o ritmo da sala de aula. Além de estimular o aluno a lidar com diferentes formas de aprendizagem, o professor mergulha no universo dos jovens e começa a fazer parte dele.
E se o professor oferecer, por exemplo, um jogo de Matemática, questões de Português ou um karaokê com legendas em Inglês? Estes são alguns exemplos de como tornar o ensino mais prazeroso sem perder de vista o conhecimento.
Então, gostou desse artigo? Conheça também a ferramenta Sala de Aula Gennera, que auxilia os professores a melhorarem a qualidade do ensino por meio da tecnologia, revolucionando a comunicação em sala de aula e evoluindo a forma como realizam a gestão de suas turmas.
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