Tempo de leitura: 3 minutos
Você já parou para pensar que quanto maior a proximidade entre professor e aluno melhor é o desempenho dos envolvidos e, consequentemente, melhor é a qualidade do ensino? Em um mundo cada vez mais conectado, a tecnologia invade a sala de aula a passos largos, tornando a vida de quem ensina mais desafiadora e a de quem aprende muito mais interessante.
Pode ser árdua a tarefa de alinhar duas gerações que viveram experiências educacionais diferentes, em épocas diferentes e com recursos diferentes (“gap geracional”), especialmente em tempos de crise. O quadro negro e o giz deram lugar à tela de computador e a um infindável número de possibilidades de gerar conhecimento.
Mas quais são as vantagens de se usar soluções em tecnologia para melhorar a relação professor e aluno sem comprometer o conteúdo? Abaixo listamos algumas delas!
Cresce o potencial de comunicação dos alunos
Ao implantar a tecnologia na sala de aula, professores e alunos tornam-se parceiros, personagens de uma relação que minimiza o poder e equaliza o conhecimento. Os alunos se sentem mais motivados a propor ideias, projetos e novas formas de aprendizagem, enquanto que professores são estimulados constantemente a adquirir conhecimento e a “falar a mesma língua” dos discentes.
Professores tornam-se mais capacitados
Pela própria faixa etária, os docentes muitas vezes não são nativos digitais, podendo ter menos familiaridade com os dispositivos tecnológicos que seus alunos. Investindo em treinamento, eles passam a pensar a sala de aula como um local de experimentação, de vivências teóricas e práticas e também a se “igualar” aos jovens como participantes de um jogo.
Melhora o atendimento à comunidade educacional
Uma instituição de ensino é como uma engrenagem – ao quebrar-se uma peça, a cadeia produtiva não se completa. Além disso, quem não se sente acolhido quando sua voz é ouvida? Quando sua sugestão é aceita? Quando sua crítica é bem-vinda? Ao melhorar o atendimento tanto a alunos e pais quanto a professores, todos ganham.
Canais de comunicação são ampliados
Com os aparatos tecnológicos e as redes sociais diminuem as barreiras entre professor e aluno. Os diários de classe, as matérias que exigem a elaboração de exercícios, a marcação de uma prova ou até mesmo os chats (bate-papo) estreitam a relação professor e aluno e esse fenômeno só tende a aumentar.
Mas como usar essa tecnologia dentro da sala de aula? Veja como abaixo:
Estimule a discussão em grupos de forma compartilhada, interativa e colaborativa
Independentemente da disciplina, criar um grupo de discussão on-line que possa ser realimentado pelo professor e pelo aluno ajuda a aproximar a turma e é uma forma de contemplar cada um dos estudantes, tornando-os parte integrante do processo educacional.
Ligue-se no que está no cotidiano dos alunos na rede
Que tal se interessar pela produção dos alunos? Na internet é possível encontrar muito material desnecessário, mas ela também oferece muitos produtos de qualidade. Mostre interesse pela cultura juvenil, pelas músicas, textos, aplicativos e assuntos que os jovens gostam. A relação só tende a melhorar.
Disponibilize material didático via internet
Combinar aulas expositivas e exercícios feitos via web pode ser uma boa opção para quebrar o ritmo da sala de aula. Além de estimular o aluno a lidar com diferentes formas de aprendizagem, o professor mergulha no universo dos jovens e começa a fazer parte dele.
Indique aplicativos interessantes relativos à disciplina lecionada
E se o professor oferecer, por exemplo, um jogo de Matemática, questões de Português ou um karaokê com legendas em Inglês? Estes são alguns exemplos de como tornar o ensino mais prazeroso sem perder de vista o conhecimento.
Então, gostou desse artigo? Conheça também a ferramenta Sala de Aula Gennera, que auxilia os professores a melhorarem a qualidade do ensino por meio da tecnologia, revolucionando a comunicação em sala de aula e evoluindo a forma como realizam a gestão de suas turmas.
Link permanente
muito bom o seu artigo
Link permanente
Bacana.
Link permanente
As dicas foram bem voltadas para os professores. Além disso, também precisamos estimular as famílias a perceberem se e quando há algum problema e como podemos auxiliar o estudante a estabelecer uma relação saudável (e respeitosa).
http://nandamendonca.com.br/blog/melhorando-o-relacionamento-professor-aluno
Fernanda Mendonça