Tempo de leitura: 3 minutos
Os desafios em dirigir uma instituição de ensino são diários. A falta de orçamento, a alta rotatividade dos funcionários e os custos altos são só alguns exemplos dos problemas enfrentados por quem dirige uma instituição de ensino.
Porém, sem dúvidas, o maior deles é a gestão de dados. O número de informações que a administração de uma instituição de ensino tem que lidar diariamente é enorme. Sejam dados de matrícula, notas de alunos ou avaliações de professores é preciso manter tudo atualizado e acessível para garantir que a rotina da gestão educacional corra sem problemas.
E a tendência é que, com a popularização do uso da tecnologia na sala de aula, esse número de informações aumente. Por isso, é preciso ficar atento aos principais desafios da gestão de dados e saber como superá-los! Confira:
Qual a importância da gestão de dados na educação?
Gerenciar tecnologia e dados em uma instituição de ensino demanda um grande esforço. É preciso saber como armazenar, processar e fornecer acesso às informações — não só notas dos alunos, como todo o histórico de atividades durante sua permanência na instituição.
Geralmente, esses dados são registrados manualmente ou em diferentes plataformas, o que gera um desencontro de informações. Isso faz com que elas percam a efetividade que poderiam ter em melhorar o desempenho dos alunos e da própria gestão educacional.
Com uma gestão manual dos dados da instituição e dos alunos e em plataformas diversas, o risco de perder informações estratégicas para os negócios é alto, além de aumentar consideravelmente o tempo de execução de certos processos vitais à instituição, como matrículas e procedimentos de gestão financeira.
E como solucionar os problemas?
Quando essas informações e dados são unificados em uma mesma plataforma, com uma coleta via Big Data por meio do uso de um software, os benefícios são inúmeros. Por exemplo, é possível aplicar a aprendizagem personalizada na sua instituição, o que permite melhorar os níveis de satisfação dos estudantes e atrair novos alunos.
Um gerenciamento efetivo dos dados ajudará sua instituição a enxergar, por exemplo, quando um certo professor é particularmente bom com certos estudantes e organizar as aulas de forma que ele lecione para esses alunos.
Além disso, os dados mostrarão em quais matérias certo estudante tem mais facilidade e em quais ele ou ela precisa de ajuda, quais os índices de satisfação e engajamento dele(a) com a instituição e quando o aluno está dando sinais de que ficará em recuperação para que esse quadro seja revertido de imediato.
Além das melhoras na gestão da instituição de ensino como um todo, reunir em um mesmo lugar processos importantes — como inscrições em eventos, folha de pagamento, diplomação, contas a pagar, boletos, entre outros — gera redução de custos e aumento da efetividade.
Sem dúvidas, os desafios da gestão de dados em uma instituição de ensino são muitos, mas com o auxílio da tecnologia é possível contar com soluções que melhorarão a sua rotina e a dos seus estudantes.
E você, curtiu nosso post? Quais desafios enfrenta diariamente na gestão da sua instituição de ensino? Comente abaixo e compartilhe conosco!