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Aprovada em 2017 com a Lei 13.415, a Reforma do Ensino Médio altera a carga horária mínima, inserindo itinerários formativos específicos, onde o aluno poderá escolher uma formação técnica e/ou profissionalizante, concomitante às atividades já desenvolvidas na escola.
Já discutido há vários anos, o Novo Ensino Médio é um modelo de aprendizagem por áreas de conhecimento, e para os primeiros anos do ensino médio entra em vigor a partir do ano que vem.
Em 2018, a BNCC homologou, com base na reforma, uma norma definindo o conjunto de aprendizagens essenciais a serem desenvolvidas com base em conhecimentos, competências e habilidades necessárias ao aluno do ensino médio.
Assim como a BNCC do Ensino Fundamental, a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio está organizada por Áreas do Conhecimento. A proposta do Novo Ensino Médio insere ainda o itinerário formativo da formação técnica e profissional, e portanto devem ser oferecidos aos alunos:
1) Linguagens e suas Tecnologias;
2) Matemática e suas Tecnologias;
3) Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e
4) Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
5) Formação Técnica e Profissional.
De acordo com a BNCC, esses itinerários “deverão ser organizados por meio da oferta de diferentes arranjos curriculares, conforme a relevância para o contexto local e a possibilidade dos sistemas de ensino”.
Isso significa que os currículos e as propostas pedagógicas devem garantir as aprendizagens essenciais definidas pela BNCC, mas sem deixar de lado a finalidade do ensino médio, tal como as particularidades de cada região, com suas demandas tanto profissionais quanto sociais.
As instituições de ensino devem implementar as diretrizes da Reforma e da BNCC de forma que as mudanças comecem a acontecer até o início do ano letivo de 2022. Isso gera uma série de pontos de alteração nos processos e nos projetos das escolas, que precisam se preparar com um planejamento eficaz e uma execução eficiente.
O final do ano de 2021 é um momento decisivo para o sucesso na transição de modelo e, de acordo com o Ministério da Educação, aprovação e homologação dos referenciais curriculares.
As mudanças do Novo Ensino Médio não impactam somente os currículos, mas também a organização das escolas. Para que a transição seja tranquila e segura, nós da Gennera apresentaremos algumas soluções e pontos de atenção.
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Conhecer em detalhes as mudanças e diretrizes é essencial para passar um processo tranquilo de adaptação. Estudar a BNCC, a Lei nº 13.415 e a experiência de instituições que já conseguiram passar pelo processo ajuda muito! Abaixo estão alguns documentos e algumas perguntas que podem ajudar na leitura crítica:
Perguntas a responder na Lei nº 13.415:
- Quais as principais alterações?
- O que já está sendo feito pelo Estado?
- O que a escola já fez?
- Quais são os prazos para fazer o que falta?
Perguntas para as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio:
- O que a base orienta na organização curricular?
- Quais orientações se aplicam à realidade da escola?
- Que orientações podem ser posteriormente consideradas para melhorar o processo?
Perguntas para a BNCC do Ensino Médio:
- Quais conteúdos são novidades para o Ensino Médio?
- Quais os melhores modelos de atividades e práticas para desenvolver as habilidades propostas?
- Quais habilidades de diferentes áreas de conhecimento podem ser unidas em uma atividade?
Perguntas para o Guia de implementação do Novo Ensino Médio:
- Dentro do cronograma de mudança proposto, o que a escola já fez?
- O que ainda está pendente, e o que é preciso fazer na escola para cumprir?
Perguntas para o currículo do seu estado:
- Quais as complementações feitas pelo estado em relação à lei e à BNCC?
- O que falta para atender as recomendações do estado?
Estruture e estratifique seu planejamento!
Já leu e estudou os documentos com a sua equipe, e respondeu às perguntas que sugerimos? É hora de colocar no papel todas as pendências, organizar por prioridade, complexidade de execução e tipo!
Prioridade: anote tudo que deve ser feito primeiro e coloque em uma matriz como prioridade “alta”. Aquelas pendências que têm um pouco mais de prazo podem ser tarjadas como “média”, e as que são facultativas ou possuem maior prazo de implantação, prioridade “baixa”.
Complexidade: o quão difícil é implementar aquela mudança? Depende de recursos humanos ou financeiros dos quais a instituição não dispõe? Depende apenas de melhoria de processos? É possível implementar em tempo hábil? – Responda a essas perguntas, e classifique a complexidade como alta, média ou baixa.
Tipo: aqui você vai ter clareza principalmente para delegar funções. Dependendo da instituição e do número de setores, você pode adicionar ou retirar grupos à sua lista, mas sugerimos que você separe as pendências por:
- Ligadas à estrutura física: carteiras, salas, áreas, cantinas;
- Ligadas aos recursos: softwares, ambiente virtual, internet, computadores;
- Relacionadas ao corpo docente: expertises, volume, treinamento;
- Ligadas à gestão: sistemas de gestão, documentação, relações;
- Pendências administrativas: gestão de fornecedores, pagamentos, matrícula.
Após definir e estratificar, é importante atribuir responsabilidades por cada tarefa necessária ao sucesso das mudanças. Um plano de ação é indispensável, e todas as atividades devem estar descritas em um cronograma. A operação precisa contar com reuniões periódicas, a fim de fortalecer a comunicação e trocar experiências.
A Gennera pode simplificar sua vida!
Grande parte das possíveis mudanças passam por pendências que são, com facilidade e simplicidade, resolvidas pelo Gennera Academic One. Os nossos módulos são integrados, e abrangem todas as necessidades gerenciais da sua instituição de ensino: você não vai precisar de outro controle ou sistema!
Os módulos Arquivos, Formulários e Relatórios vão facilitar a geração de nova documentação para os alunos, tanto para cadastro nas disciplinas eletivas quanto para o acompanhamento dos resultados. Essa funcionalidade do Gennera Academic One é importante principalmente porque, com as mudanças, o aluno vai poder optar por cursar disciplinas eletivas em outras instituições, exigindo que o cadastro possa ser feito por disciplina.
No Módulo Acadêmico, temos tudo que você precisa para o cadastro de alunos e professores e estruturação de cursos, além de recursos para rotinas educacionais e muito mais. Nosso módulo Financeiro garante eficiência nos recebimentos, cobranças e processos, e ainda possui integração com gateways de pagamento.
No módulo Sala de Aula, que é nosso AVA nativo, é possível oferecer atividades via web para os alunos, integradas com os demais processos, e com toda a segurança de um ambiente virtual que é próprio do sistema educacional.
A integração com o SAP Business One permite o controle administrativo completo do negócio, organizando as compras, os fornecedores, as entradas e saídas de materiais e demais demandas que possam se tornar preocupação em um momento de mudanças e transições.
Além disso, o módulo Matrícula facilita tanto a captação de novos alunos quanto o trâmite de documentos, garantindo agilidade e uma visão completa de onde está o aluno, e em quais disciplinas ele se matriculou. A integração com o Módulo Acadêmico ainda garante o acompanhamento desse aluno, sem desencontro de dados ou problemas de interface.
Ainda, com o módulo Biblioteca, a gestão do acervo dos materiais usados para as novas disciplinas será mais simples e melhor: integrado às demais funções do sistema!
Seja para a transição de modelo educacional, para melhorias internas, ampliações ou incorporações, é sempre mais simples e prático se for com a Gennera!
Temos todas as soluções em um só lugar, e estamos prontos para atender sua instituição de ensino. Entre em contato com um de nossos consultores!