Tempo de leitura: 3 minutos
Promover atividades interativas para alunos de diferentes idades é, talvez, um dos desafios mais significativos da educação hoje. Essa nova geração de estudantes tem crescido em meio à era digital e, por isso, vem absorvendo cada vez mais cedo todos os recursos tecnológicos dos dispositivos aos quais tem acesso – e interatividade é a palavra chave aqui. Por isso mesmo ela é fundamental para que os conteúdos das aulas sejam transmitidos de maneira efetiva e também para aproximar os estudantes da instituição.
Nas aulas, é importante promover atividades que se encaixem no contexto do mundo atual e que sejam atrativas para os estudantes. Nesse cenário, esse recurso se torna interessante para ambas as partes. Enquanto os alunos recebem uma educação enriquecida com games, vídeos e tutoria online, os professores podem preparar melhor as suas aulas, conhecer novas formas de atuação ou até mesmo promover exercícios online por meio de uma plataforma interativa.
Pensando nisso, preparamos este texto para ajudá-lo com algumas sugestões que podem ajudar a gerar essa interatividade para alunos. Ainda, você vai conhecer como um aplicativo de ensino pode auxiliar dentro da sua sala de aula. Confira!
Explore a tecnologia e crie interatividade para alunos
A tecnologia pode ser de grande ajuda quando estamos falando em educação. Todos os recursos disponíveis devem ser usados para criar aulas mais interessantes e completas, auxiliar os alunos quando eles estão fora da escola ou para facilitar o trabalho do corpo docente. O projeto pedagógico de todas as escolas já deve incluí-la. Por isso, selecionamos as dicas a seguir.
Elabore apresentações atrativas
O uso de slides nas aulas já é comum. Contudo, muitos professores acabam se esquecendo de que a apresentação precisa ser dinâmica para conquistar o interesse dos alunos. Você pode elaborar slides com imagens de qualidade, gráficos, vídeos e, ainda, manter lacunas para que os alunos tenham que refletir sobre o assunto para preenchê-las.
Não se esqueça dos vídeos
Os vídeos estão gerando cada vez mais engajamento entre crianças e adolescentes — é só observarmos o quanto eles gostam de navegar pelo YouTube, por exemplo. Sendo assim, usar vídeos e animações durante as aulas é uma forma de tornar qualquer conteúdo mais interessante. Mas, lembre-se, a transmissão deve estar sempre relacionada ao assunto da aula, de maneira que o aprendizado dos alunos continue sendo o mais importante.
Estimule a interação sempre que possível
A interatividade para alunos também pode ser conseguida por meio de atividades práticas. Para exemplificar: você pode organizar dinâmicas ou debates sobre o assunto da aula, de forma que os alunos tenham espaço para expor as ideias e os pensamentos diferentes sejam respeitados. A tecnologia pode ou não fazer parte desse momento. Um exemplo? Promover uma roda de discussão a respeito de determinado filme assistido.
Conte com aplicativos móveis
Hoje já existem aplicativos para quase todas as atividades diárias — e a educação não fica fora disso! Já foram desenvolvidas ferramentas que auxiliam a gestão educacional e aprimoram as rotinas acadêmicas. Alguns exemplos:
- calendários de conteúdo
- grupos de discussão e troca de informações entre alunos e professores
- acesso a notas, médias e frequência
- avaliações e exercícios online, com a possibilidade de formatos mais atraentes como quizzes
- acompanhamento de progresso (inclusive com abordagem gamificada)
- indicadores de desempenho, seja da turma ou individual.
A interatividade para alunos, portanto, deve ser conquistada de diferentes formas, e algumas dessas dicas podem ser colocadas em prática com pouco tempo de trabalho. Já para as decisões que exigem pesquisa, como as ferramentas que vão auxiliar suas aulas, é importante que você tenha conhecimento sobre a especialização da empresa prestadora do serviço: as plataformas e os aplicativos que se relacionam com o ensino devem ser desenvolvidos com estudo e tecnologia de ponta.
Os serviços digitais também podem fazer parte de outros setores da sua escola, e não somente das aulas. Já pensou em usar a tecnologia no processo de matrículas, por exemplo? Baixe agora mesmo esse infográfico e saiba mais sobre a matrícula online.