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Publicado em 2 de outubro, 2024

Use ferramentas de gestão e ganhe tempo para o que importa: ensinar

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Se você é professor, já deve ter passado pela sensação de que as tarefas administrativas estão tomando tempo demais. No meio de tantas aulas, correções e reuniões, a organização acaba ficando em segundo plano.

Mas, com algumas ferramentas e dicas simples, é possível otimizar seu dia a dia, reduzir o tempo com burocracias e focar no que mais importa: ensinar. Veja como cinco pequenas mudanças podem fazer toda a diferença.

 

1. Centralize as Informações dos Alunos

  • Por que faz diferença?: Buscar informações em diferentes sistemas consome tempo e gera retrabalho. Quando tudo está centralizado, você encontra os dados que precisa rapidamente, de forma organizada.
  • Dica prática: Use o sistema da sua instituição (como o Gennera Academic One) para centralizar as notas, frequência e feedbacks. Tudo isso economiza tempo e ainda facilita o acesso a relatórios completos.

 

2. Automatize a Correção de Provas

  • Por que faz diferença?: Corrigir atividades manualmente leva horas que poderiam ser dedicadas ao planejamento de aulas. As plataformas de correção automática são uma mão na roda para quizzes e avaliações objetivas.
  • Dica prática: Ferramentas como Google Forms corrigem automaticamente e geram relatórios. Integre isso ao sistema da escola para ter tudo em um só lugar.

 

3. Organize o Calendário de Atividades

  • Por que faz diferença?: Ficar de olho nas datas de entrega e eventos pode ser estressante. Um calendário digital com lembretes evita esquecimentos e faz você ganhar tempo ao planejar.
  • Dica prática: Use o Google Calendar ou Trello para organizar suas reuniões, entregas de notas e até suas aulas. Tudo sincronizado com seu celular ou computador.

 

4. Delegue Tarefas

  • Por que faz diferença?: Nem tudo precisa ser feito por você. Delegar tarefas operacionais para a equipe administrativa economiza tempo e ainda garante que as coisas sejam feitas sem sobrecarregar você.
  • Dica prática: Ferramentas como Asana ou Teams permitem que você atribua tarefas à equipe, acompanhe o progresso e garanta que tudo seja feito sem precisar ficar lembrando todo mundo.

 

5. Use Relatórios Prontos para Tomar Decisões

  • Por que faz diferença?: Reunir dados manualmente para tomar decisões leva tempo. Com relatórios automáticos, você tem os números na mão e pode focar em ajustes estratégicos, sem perder horas com planilhas.
  • Dica prática: O Gennera Academic One gera relatórios completos sobre o desempenho dos alunos, cruzando informações financeiras, frequência, e muito mais. Você ganha tempo e ainda toma decisões com base em dados precisos.

 

Conclusão

Seguindo essas dicas, você não só ganha tempo, mas melhora a qualidade das suas aulas. Ferramentas de gestão educacional estão aí para ajudar a organizar, automatizar e permitir que o professor faça o que faz de melhor: ensinar.

Converse com nossos consultores e descubra como a Gennera pode transformar o dia a dia na sua instituição de ensino.

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