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Publicado em 4 de fevereiro, 2022
O avanço da tecnologia tornou tudo mais acessível, mas aumentou a complexidade dos negócios. Hoje, é impensável gerir mesmo uma pequena empresa sem compreender seus dados, e usar informações confiáveis e quantificáveis para tomar decisões.
E se a gestão de pequenas empresas depende da análise de dados, certamente as instituições de ensino superior (IES) precisam se preocupar com a Gestão Estratégica.
Mas o que quantificar, e por quê?
Nesse artigo, separamos 10 indicadores cujo acompanhamento é imprescindível – e citamos ações que podem ser tomadas a partir do conhecimento dos dados.
Alunos Ativos
O número de alunos ativos é calculado medindo-se o montante de alunos em toda a instituição. Variações deste indicador podem ser: alunos ativos por período; alunos ativos versus número de alunos matriculados (em “x” tempo); alunos ativos por curso etc.
A queda de alunos ativos pode ser evitada ou amenizada com as seguintes medidas:
Número de Matrículas
As Instituições possuem várias formas de ingresso. Saber o número de alunos que entraram nos processos seletivos é muito importante, pois isso é influenciado por vários fatores, onde podemos citar:
Aplicação CPA
As instituições possuem dois tipos de avaliação: a avaliação interna e a externa. A avaliação interna é feita pela CPA – Comissão Própria de Avaliação, que através de pesquisas de satisfação realizadas com alunos, professores e colaboradores da Instituição traz informações sobre desempenho dos professores e tutores, Infraestrutura entre outros assuntos.
Todos os problemas encontrados no curso devem ser levados para a reunião de colegiado e núcleo estruturante de cada curso, para que as melhorias sejam providenciadas. O Módulo Educacional do ERP de gestão deve ser capaz de montar os formulários, disponibilizando para os alunos e gerando os relatórios necessários.
Incentivos devem ser criados para que os alunos participem da avaliação. Além disso, todas as melhorias que foram feitas a partir dessa avaliação devem ser divulgadas.
Rematrícula
O primeiro processo quando se entra em uma Instituição de Ensino Superior é fazer a matrícula, e a cada semestre ou ano finalizado, se rematricular. A maior parte do faturamento está vinculado às mensalidades dos alunos, por isso a taxa de rematrículas é tão importante.
Tão logo detectado que o número de rematrículas caiu, a instituição precisa criar campanhas de recuperação dos alunos que não se rematricularam.
Evasão
As instituições de ensino superior têm como uma das suas principais metas a permanência dos alunos.
Durante a pandemia da Covid-19, as instituições presenciais privadas tiveram muitos alunos que abandonaram os cursos. E a evasão gera muitos problemas para as Instituições, principalmente na questão financeira, afetando o planejamento referente às mensalidades.
Existem vários motivos que levam os alunos a evadirem das instituições de ensino superior, mas parecem ser os mais comuns:
Reprovação
Alguns cursos possuem altos índices de reprovação em disciplinas como Matemática, Cálculo e Física, o que leva o aluno a desistir do curso, pois fica desestimulado a continuar e gastar com mais uma disciplina. É muito importante que os coordenadores de curso acompanhem os motivos que estão levando à reprovação, pois este indicador mede a construção do conhecimento dos alunos:
Não podemos vincular a reprovação a avaliações muito difíceis. – Até porque as instituições de ensino devem manter um padrão de qualidade para se prepararem para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE. O que se deve fazer é monitorar os alunos e verificar se realmente estão conseguindo construir o conhecimento necessário sobre cada disciplina da grade curricular.
Valor recebido
É o valor recebido em determinado período, como por exemplo as mensalidades que são pagas em um determinado mês. – Mas o valor recebido pode ser maior ou menor do que o valor faturado.
Muitas Instituições hoje em dia dependem apenas das mensalidades dos alunos que cursam a Graduação, isso acaba fazendo com que a IES tenha uma única fonte de renda. Existem, no entanto, outras formas de faturar:
Valor Faturado
Ter notas emitidas de serviço em um determinado período não garante que será recebido tudo o que foi emitido.
As instituições devem tomar muito cuidado em relação ao valor faturado, sempre levando em consideração a questão da inadimplência, então não é recomendado fazer grandes projeções com o valor faturado.
Projeção
As instituições de Ensino superior possuem diversos gastos, sendo muito importante ter um planejamento financeiro. Por isso, é muito importante ter uma projeção de gastos e receitas dos períodos seguintes.
Como já citado, o faturamento pode ser influenciado por diversos fatores e o mercado do ensino superior está cada vez mais competitivo, com muitas instituições competindo no mercado.
Durante a pandemia, muitas faculdades tiveram grandes dificuldades com a inadimplência e evasão dos alunos, então também é importante manter uma reserva financeira.
Inadimplência
De acordo com o site da Abrafi, a Inadimplência no ensino superior cresceu 30% durante a pandemia no ano de 2020.
Quando a inadimplência sai fora do controle, acaba virando um grande problema para as instituições, porque uma Instituição de ensino superior tem várias despesas, sendo geralmente a maior delas a folha de pagamento de todos os seus funcionários, sem falar do investimento em tecnologia, inovação, formação de seus professores e assim por diante.
Por isso, é importante acompanhar todos os indicadores e relacioná-los à inadimplência.
Dados: em quem confiar?
A maioria dos dados usados nos indicadores devem ser extraídos do sistema educacional. É dentro do sistema que são guardadas as informações de toda a jornada do aluno, das disciplinas e dos professores. – É de se esperar, portanto, que esse ERP devolva, de modo organizado, sistematizado e confiável, dados sobre a instituição.
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