
Publicado em 13 de fevereiro, 2025
Como a Gennera elevou o nível da Gestão do Colégio Maria Regueira
O Colégio Maria Regueira, com 43 anos de história, enfrentava desafios operacionais com seu antigo sistema de Gestão Escolar. Com…
Ver maisPublicado em 15 de maio, 2019
Quando uma instituição de ensino oferece determinado número de vagas para os alunos, foi analisado quanto a instituição estaria disposta a investir em cada um e na estrutura da instituição. Caso haja alguma vaga ociosa — ou seja, uma cadeira que poderia ser ocupada por um aluno mas que fica vazia — parte do potencial da instituição de ensino é desperdiçada.
Por isso, é muito importante que a instituição educacional saiba como garantir que o seu potencial de ocupação — o quanto uma IE pode investir por aluno — seja plenamente utilizado para que não haja nenhum tipo de desperdício causado por vagas ociosas.
Para isso, é preciso investir no planejamento educacional para captação de alunos e assim garantir resultados positivos.
Sentiu curiosidade em saber de quais formas a sua instituição de ensino pode fugir das vagas ociosas? Continue a leitura e descubra!
Conforme mencionamos, se uma instituição não opera de acordo com a sua capacidade de ensino total, ela perde uma receita considerável. Por isso, é necessário investir em diferenciais competitivos para que não haja mais vagas ociosas e o seu negócio não se prejudique por isso.
Cada instituição opera da maneira que achar melhor e que esteja alinhada aos seus valores e missões. Dessa forma, ao longo do tempo e do caminho construído, ela pode alcançar alguns diferenciais que podem ser explorados pela instituição para atrair mais estudantes.
Com isso, quem se identificar com a proposta vai ter uma aproximação maior da instituição e querer conhecê-la melhor, por exemplo:
É preciso investir nesses diferenciais que vão gerar interesse do público.
Como não adianta a sua instituição de ensino ter ótimos diferenciais se isso não for bastante propagado, a divulgação é a chave para o seu negócio, e é preciso saber como comunicar. Para ajudar você nisso existe o marketing educacional, que consiste em um conjunto de planejamento, pesquisas e monitoramento de marketing para conquistar e reter alunos.
Além disso, há também uma análise de qual momento é o ideal para iniciar as campanhas de matrículas, o que não pode deixar de ser incluído nelas e também o que não fazer, além de utilizar a técnica do funil de marketing.
De modo geral, existem algumas formas de divulgar sua instituição, como os meios de comunicação tradicional — TVs, rádios e jornais impressos —, além das redes sociais, que criam uma forma de compartilhar a identidade da instituição.
No mercado da educação, o matemarketing vai precisar se basear em alguns cálculos e fórmulas para chegar ao valor monetário do estudante. Com esses dados, a IE calcula como trazer alunos matriculados por um valor abaixo do que o lucro permite.
Na prática, isso funciona após uma série de perguntas, como:
Quando a instituição tem uma boa gestão, os seus resultados são refletidos no aprendizado do aluno e na alta qualidade de ensino da IE. Por isso, oferecer uma educação com excelência deve ser o pontapé inicial, porém, ao longo do caminho, existem obstáculos que exigem uma boa gestão para não atrapalhar esse objetivo.
O princípio básico da instituição do ensino é a educação, e o professor é o principal responsável por isso — tanto é que as instituições mais bem avaliadas no Brasil têm a formação dos professores como um bom diferencial. Mas além de contribuir para boas notas e resultados acadêmicos, os professores contribuem para uma transformação social e geram impacto na vida do aluno.
Por isso, nada mais justo que investir no professor, afinal, o estudo para melhorar a formação não termina quando ele começa a dar aulas — esse é um processo contínuo para aperfeiçoamento das habilidades.
Então, primeiro é preciso uma remuneração justa, depois, investir em cursos e eventos para que os professores se atualizem sobre as novidades no mercado da educação. Claro que diante da sua importância, o profissional também precisa se sentir respeitado e valorizado dentro da IE.
O gestor educacional não deve adotar a ideia de multitarefa com o objetivo de trazer mais qualidade e produtividade para a IE, pois isso sobrecarrega o ambiente de trabalho e não traz resultados positivos.
É preciso ter equilíbrio na rotina de trabalho, e algo que ajuda muito nisso é um processo interno de profissionalização para garantir resultados mais positivos ao longo do tempo.
De modo geral, uma gestão educacional eficiente precisa ter processos bem definidos para obter sucesso — que também precisa estar alinhado dentro da instituição, afinal, o sucesso é algo relativo.
Para ajudar você nessa definição, existem alguns indicados válidos, como:
Você já deve ter percebido que uma gestão acadêmica, financeira e administrativa eficiente traz muitos benefícios para a IE, então é preciso que você invista nas ferramentas necessárias para desenvolver melhor esse aspecto.
A tecnologia deve fazer parte da vida educacional para otimizar a gestão e também o aprendizado dentro e fora da sala de aula. Isso vai desde aplicativos para tablets e smartphones, até softwares — que oferecem diversas ferramentas pedagógicas e para otimização de processos, por exemplo.
Quando a IE investe na tecnologia para melhorar a educação, ela sai de concepções de ensino e gerenciamento antiquadas e se alinha às mudanças provocadas pela evolução.
Isso se torna um diferencial da instituição e pode impactar inclusive na captação de mais alunos, afinal, os estudantes que hoje ocupam as cadeiras das salas de aula foram criados pela influência dos meios digitais, o que torna suas necessidades e expectativas diferentes daquelas dos alunos do século passado.
Portanto, as vagas ociosas podem custar caro para uma IE com alto potencial de ocupação, mas que por falhas no planejamento e na gestão educacional, não foram plenamente preenchidas. Use nossas informações de modo inteligente e não desperdice seus esforços!
Se você gostou deste texto, assine a nossa newsletter para receber as nossas atualizações em sua caixa de entrada!
Trabalhe Conosco?
Vagas abertas
Se você acredita na transformação da educação pela tecnologia, temos convite especial: que tal fazer parte de uma empresa que tem isso como missão?