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O segundo semestre é marcado pelo início do planejamento para as próximas campanhas de rematrículas. Essa ação tem um papel muito importante e é fundamental para que a escola continue atuando de forma eficiente no ano seguinte. Assim, é imprescindível que os gestores pensem em estratégias que possam trazer bons resultados.
Portanto, é preciso entender o que leva os pais a renovarem ou não as matrículas de seus filhos. Por isso, apresentaremos para você neste artigo algumas dicas que poderão ser colocadas em prática durante as campanhas de rematrículas em sua escola. Que tal começar esse projeto agora mesmo? Saiba como!
Campanhas de rematrículas eficientes
Chegou a hora de os pais renovarem o contrato com a instituição de ensino de seus filhos. Mas como eles podem ser motivados a completarem esse processo sem trocar as crianças de escola? É aí que entra a eficiência das campanhas de rematrículas. O planejamento desse momento é essencial para que a mensagem atinja os pais de seus alunos.
Estreite o contato com os pais ao longo do ano
Quando os pais mantêm uma boa relação com a escola onde seus filhos estudam, fica natural renovar a matrícula ao final do ano letivo. E, talvez, essa seja a campanha mais barata e sincera que você pode realizar ao longo do ano. Demonstre para os pais por que a sua instituição de ensino é a melhor opção para os filhos deles.
Apresente o planejamento pedagógico ao início do ano, explique como as avaliações serão realizadas, faça com que os pais participem do desenvolvimento das crianças. Além disso, realize eventos durante o ano para fortalecer as relações entre a escola, os pais e os alunos. Assim, quando o final do ano chegar, eles não terão dúvidas que sua escola é um ambiente acolhedor.
Ofereça descontos e bônus para casos específicos
Os pais confiam na qualidade de ensino da sua escola, mas acabam ficando em dúvida quanto à renovação da matrícula por conta da situação financeira. Caso isso aconteça, você pode estudar oferecer descontos e bônus, dependendo da situação. Isso pode ser bem aproveitado para as famílias que têm mais de um filho matriculado na escola, por exemplo.
As bolsas e os descontos também podem ser oferecidos para os alunos com as melhores notas — além de os pais ficarem contentes com o estímulo financeiro, o desafio ainda empolga os estudantes. Analise também a situação de quem já estuda há muitos anos na sua escola. Oferecer desconto para essas famílias é interessante, mostra que a escola não está preocupada somente com o retorno financeiro.
Invista em marketing educacional
Para o próximo ano letivo, você precisa, além da renovação dos atuais alunos, de novos estudantes. Sendo assim, não deixe de investir em uma boa ação de marketing durante suas campanhas de rematrículas. Tal publicidade pode ser realizada durante todo o ano, mas deve ser intensificada ao final de cada semestre. Não deixe de aproveitar nessa campanha a relação da escola com a comunidade.
Apresente novidades
Durante as campanhas de rematrículas, é interessante que a escola apresente as novidades para o próximo semestre ou próximo ano. Novos equipamentos, reforma nas estruturas, inclusão de diferentes disciplinas. Enfim, tudo o que for novo vale a pena ser citado. Assim, os pais podem compreender que a escola está em constante desenvolvimento, assim como o nível de aprendizado de seus filhos.
É sempre importante ter em mente que, se os pais e alunos forem conquistados ao longo do ano, suas campanhas de rematrículas serão ainda mais eficientes. E menos trabalhosas ou custosas. A taxa de renovação do contrato só tem a crescer quando a família tem certeza que aquela é a melhor opção para os filhos.
Agora que você já sabe como planejar suas próximas campanhas de rematrículas, que tal receber outras dicas como essas, diretamente na sua caixa de e-mail? Para isso, assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo que compartilhamos por aqui.
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