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Conquistar novos alunos é o grande desafio das instituições de ensino. Os custos de operação são altos, a concorrência é acirrada e os índices de evasão escolar crescem a cada dia. Nesse cenário, fica difícil traçar estratégias eficazes para a captação de alunos. Nem sempre é possível ajustar o orçamento às grandes campanhas de publicidade, não é mesmo? Nesse sentido, investir nos próprios diferenciais, fazer uso das novas tecnologias e desenvolver uma gestão educacional eficiente é fundamental. Mas você sabe como tornar isso possível?
Pensando nisso, listamos abaixo 5 dicas para você melhorar a captação de alunos na sua escola e dar adeus às salas vazias. Vamos conferir?
1. Esteja atento às novas tecnologias
O mundo mudou, e com a educação não foi diferente. Espera-se das instituições de ensino que elas sejam eficientes, inovadoras e que formem alunos com excelência.
Nesse sentido, é preciso estar atento ao uso das novas tecnologias educacionais. Há no mercado, por exemplo, softwares que auxiliam na integração e análise de dados. Um software de gestão acadêmica pode simplificar o acesso aos dados da instituição e torná-la mais competitiva.
2. Faça uma boa gestão de dados
Um dos pilares da boa gestão educacional é o gerenciamento de dados. Coletar e analisar dados, obter e integrar informações confiáveis em tempo real são cada vez mais essenciais na educação.
Além disso, a análise estatística permite conhecer melhor o perfil dos alunos. Com isso, é possível otimizar os serviços de ensino e aprendizagem, mas também traçar estratégias de fidelização dos estudantes.
3. Preze pelo bom atendimento
Pode parecer simples, mas o atendimento ainda é um grande gargalo das instituições de ensino na hora da captação de alunos. Informações desencontradas e um sistema pouco eficiente, por exemplo, podem fazer da hora da matrícula um grande tormento.
Nesse sentido, é preciso buscar padronização e eficiência na hora de atender os clientes. E ter indicadores do atendimento é fundamental para a análise e os ajustes da performance. De posse desses dados, é mais fácil identificar os pontos a serem melhorados.
4. Use as redes sociais
As redes sociais são um meio prático e de baixo custo para conhecer e atrair novos alunos. Além do mais, o uso das mídias sociais coloca a marca da instituição em evidência.
Mas é preciso ter uma estratégia adequada para o uso dessas mídias. É importante, por exemplo, que a comunicação seja ágil, aproximativa e que dialogue com os interessados.
5. Dê visibilidade aos resultados
Todo o mundo sabe que a propaganda é importante para os negócios, não é mesmo? Na hora de atrair novos alunos para a sua escola não será diferente. Mostrar resultados é uma forma de conquistar a confiança de pais e alunos.
Nesse sentido, procure divulgar, por exemplo, os índices de aprovação dos estudantes em vestibulares e concursos. Além disso, dê visibilidade a todos os processos realizados pela instituição. Facilite o acesso a todas as informações possíveis!
Vimos como há grandes desafios para manter as salas de aula cheias. Porém, é possível adotar práticas eficazes e melhorar significativamente a captação de alunos para a sua escola. Ao identificar os problemas enfrentados pela instituição de ensino, as soluções a serem implantadas podem ser melhor definidas. Isso gera um maior índice de satisfação e fidelização entre os alunos.
E então, gostou das nossas dicas? Ficou alguma dúvida? Acesse e saiba mais agora sobre como reduzir a evasão escolar!