Tempo de leitura: 4 minutos
Salários dos professores e da administração, contas de serviços como eletricidade e água, compra de materiais, melhorias no prédio e para os alunos — a gestão de uma instituição de ensino envolve muitos gastos e, portanto, é necessário poder contar com o pagamento em dia por parte dos clientes.
Entretanto, quando há dinheiro envolvido, a situação pode muito facilmente se tornar complicada. Dessa maneira, é importante investir em medidas eficientes para cobrar os clientes e, assim, evitar que a inadimplência aconteça.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura, confira as melhores formas de evitar a inadimplência e mãos à obra!
1. Enviar informativos frequentes
Com a correria do dia a dia e tantas outras contas a serem pagas, muitas vezes, o cliente acaba atrasando a parcela por puro e simples esquecimento.
Para se livrar desses casos, portanto, a melhor medida é enviar informativos frequentes, preferencialmente por e-mail, de que a data de vencimento do pagamento se aproxima.
Caso haja descontos para pagamentos adiantados, por exemplo, é interessante destacar também essa informação, que é um grande incentivo para a quitação em dia.
2. Não enviar lembretes em excesso
Por outro lado, um excesso de lembretes se torna um incômodo, dando ao cliente a sensação de que você não confia nele e de que só se importa com ele por causa do dinheiro. A chave, portanto, é o equilíbrio.
Para tanto, mantenha os lembretes limitados à semana anterior ao dia de vencimento.
3. Usar a tecnologia a seu favor
Cada vez mais, a tecnologia é uma grande aliada da gestão de instituições de ensino. Além dos avanços trazidos para a própria educação, o controle de pagamentos e dívidas é uma demanda que pode ser muito facilitada com o uso de ferramentas específicas.
Autonomia
Para facilitar o processo e oferecer autonomia ao cliente, é interessante criar um ambiente virtual onde os alunos ou seus responsáveis financeiros possam reemitir boletos quando houver necessidade.
Quando necessário, o próprio sistema fará os devidos ajustes referentes a multas e juros.
Relatórios
Relatórios desenvolvidos por meio de softwares de gestão ou de planilhas são uma maneira rápida e inteligente de controlar datas de vencimento, recebimento de pagamentos e dívidas em aberto.
Ao programar as devidas informações, você poderá contar com a otimização e a velocidade da tecnologia para calcular e analisar dados. Dessa maneira, além de evitar a inadimplência, você também economiza tempo e dinheiro.
Previsão analítica
Outra vantagem apresentada pela tecnologia é a possibilidade de prever determinados comportamentos por parte do cliente.
Em relação à inadimplência, por exemplo, é possível identificar quais clientes têm tendência a atrasar pagamentos, verificar a causa e, então, tomar medidas mais especializadas e eficientes para evitar que isso continue acontecendo.
Ponto de equilíbrio
Conhecer o ponto de equilíbrio da instituição é outro fator importante no combate à inadimplência. O ponto de equilíbrio é o momento em que uma empresa tem lucro zero, ou seja, todas as suas despesas fixas foram quitadas, mas não sobrou nada além disso.
Para garantir que a instituição continue funcional e em dia com suas despesas mesmo diante da inadimplência, é fundamental saber qual é o ponto de equilíbrio e trabalhar para que você nunca fique abaixo dele.
4. Permitir o pagamento por meio de boleto bancário
O boleto bancário é um grande facilitador de pagamentos e, portanto, uma mão na roda para evitar a inadimplência. Para estimular o cliente a pagar sempre em dia, é importante oferecer a maior variedade possível de opções, e o boleto definitivamente não pode ficar de fora.
Afinal, ele pode ser pago a qualquer hora e em qualquer lugar. Além disso, o boleto bancário pode ser facilmente atualizado no caso de atrasos, permitindo que você solucione rapidamente uma situação de inadimplência.
Outra vantagem dessa forma de pagamento é a possibilidade de enviar o boleto com antecedência e mensalmente por e-mail para o cliente, algo que atua também como lembrete da aproximação da data de vencimento.
E então, pronto para evitar a ina`aPde uma vez por todas na sua instituição de ensino? Tem outras dúvidas ou sugestões sobre o assunto? Deixe seu comentário, entre para a conversa e divida suas experiências e desafios com a gente!
Link permanente
Amei o site, parabens!!!
Link permanente
Parabéns pela iniciativa, esse artigo ajudará muitas pessoas.
Link permanente
Obrigado por compartilhar! este é um grande recurso.
Link permanente
Como reemitir pelo sistema o boleto reajustado com juros e multa? Pois conseguimos gerar somente com a data de vencimento…
Link permanente
Olá Amanda, como vai?
Você já consultou a Gwiki?
Caso não tenha conseguido a sua resposta, sugiro que faça a abertura do chamado com as suas dúvidas pelo Gsag: as respostas às suas dúvidas serão devidamente resolvidas por lá. 😉
Espero ter ajudado.