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O final do ano está chegando e, além de diários, projetos e planilhas que precisam ser fechados antes do fim do ano letivo, há outra preocupação com que diretores e coordenadores de instituições de ensino precisam lidar: como incentivar a rematrícula na instituição?
Sem orçamento, sem tempo e sem os meios adequados, convencer pais e alunos a renovarem a matrícula pode demandar um esforço muito maior do que o necessário. Nessa hora, a criatividade e boas ferramentas de gestão são fundamentais.
Neste artigo vamos te dar dicas de como incentivar as matrículas e rematrículas, como utilizar a tecnologia a favor da instituição e como organizar melhor os setores administrativo, financeiro e pedagógico. Confira!
1. Use a tecnologia a favor da instituição
Se a instituição de ensino que você dirige já tem um site, ótimo. Se não, é preciso criar um imediatamente. Hoje, o mundo é informatizado e conectado e as escolas, faculdades e cursos são apresentados na internet de maneira muito mais atrativa e eficiente. Ter presença digital é fundamental para aumentar o número de matrículas e rematrículas.
Comece criando um site (ou repaginando o que já existe), crie perfis nas redes sociais, mostre na internet como sua escola ou faculdade é legal, quais as vantagens que ela oferece. Procure passar as informações da forma mais direta e clara possível.
Quem está à procura de uma escola, um curso ou em dúvidas se continua na mesma instituição, não quer ficar perdido em meio a informações irrelevantes para aquele momento, não quer ser saturado com propagandas, enfim, quer encontrar o que deseja de forma rápida e prática.
2. Vá atrás de novos e antigos alunos
Não fique achando que só porque o aluno teve uma experiência em sua instituição, isso significa que ele queira continuar. Vá atrás de novos alunos, bem como daqueles que já estudam na instituição, mas têm dúvidas em relação a continuar nela ou não.
Uma boa dica é criar um kit rematrícula direcionado aos alunos ou aos seus pais. Inclua todas as informações, formulários, boletos e documentos necessários para a rematrícula dos alunos. Com isso você estará demonstrando preocupação que ele continue estudando e também com a comodidade dos pais.
Outra alternativa é ligar para todos os alunos ou pais de alunos que já estudam na instituição e marcar uma reunião presencial, seja com outros pais e alunos ou individual, para apresentar as melhorias, os projetos e as vantagens de mantê-los estudando ali.
Crie uma comissão especial para avaliar as melhores estratégias de incentivar as matrículas e rematrículas. Reúna um ou mais profissionais de cada área, incluindo funcionários, pais e alunos e veja como cada setor pode ajudar nesse objetivo.
3. Incentive a rematrícula com descontos e bônus
Dar descontos no valor da rematrícula é uma estratégia que passa na cabeça de todo diretor de instituições de ensino. O problema é que, em tempos de crise, todos estão à procura de maneiras para incrementar as receitas e não de enxugá-las.
Sendo assim, nunca crie promoções, descontos ou bônus sem conhecer a realidade financeira da instituição. Para isso existem empresas especializadas em softwares de gestão educacional que podem ajudar muito sua escola na hora de criar um programa de incentivo à rematrícula. Faça uma pesquisa e encontre a que melhor atende às necessidades da sua instituição!
Gostou dessas informações? Aproveite e aprenda também nossas 5 dicas infalíveis para reduzir a taxa de inadimplência escolar!
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Achei pertinente as informações que vocês colocam aqui Meu problema maior e com relação as redes sociais Não sei lidar muito com as redes sociais e hoje é fundamental para o crescimento com relação a sua empresa No meu caso tenho una escola de educação infantil E hoje estou passando algumas dificuldades principalmente como conseguir trazer alunos novos pois no momento l número de crianças que frequentam e insuficiente para as nossas despesas O que fazer?
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Oi Rita, desculpe a demora. Sugerimos procurar suporte empresarial profissional, como o SEBRAE, para construir um planejamento estratégico para a escola. Além disso, a contratação de um sistema para gestão escolar pode ajudar a converter leads em alunos.